Shadows of parents holding child
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Sombras dos pais segurando a mão da criançaMuitos podem supor que a transmissão intergeracional de trauma de pai para filho ocorre através de abuso ou negligência, mas esse nem sempre é o caso.

O trauma também pode ser transmitido através de alterações na expressão gênica. Isso é conhecido como transmissão epigenética do trauma. Epigenética é entendida como alterações na função do gene que são herdáveis ​​e não estão associadas a alterações na sequência de DNA de uma pessoa (Dupont, Armant & Brenner, 2009). Pensa-se que alterações epigenéticas possam ocorrer como resultado de estresse extremo, como no caso de pais com histórico de trauma.

Herdabilidade do Trauma

Pesquisas com filhos de sobreviventes do Holocausto indicaram que as crianças podem herdar as memórias traumáticas de seus pais. A evidência é tão convincente que alguns argumentam que os filhos podem herdar a mente inconsciente de seus pais. Sabe-se que alguns filhos de sobreviventes do Holocausto têm pesadelos com o genocídio. Embora se possa argumentar que as crianças recebem imagens do Holocausto por meio de histórias e narrativas compartilhadas, isso não explica sua crescente vulnerabilidade a diagnósticos relacionados ao estresse, como trauma complexo (TEPT) e estresse pós-traumático (TEPT).

Embora possa ser mais difícil provar a herança de memórias traumáticas, sabemos que o estresse psicológico pode afetar os padrões de expressão gênica através do sistema nervoso.

Embora possa ser mais difícil provar a herança de memórias traumáticas, sabemos que o estresse psicológico pode afetar os padrões de expressão gênica através do sistema nervoso. Pode ser que a disposição para desenvolver TEPT e TEPT C seja transmitida através de uma rota epigenética (Kellermann, 2013).

READ  MELHORAR O AMOR NO SEU RELACIONAMENTO (PT2 DE 3) - TherapyTribe

Quando os sintomas ocorrem sem histórico de trauma

É importante entender que o trauma pode ser herdado independentemente das circunstâncias familiares difíceis. Uma criança pode desenvolver ansiedade, depressão ou outros problemas relacionados ao estresse, como o TEPT, como resultado de uma vulnerabilidade herdada, em vez de um trauma direto.

Pesquisas mostraram que o apego seguro mãe-filho é essencial para o desenvolvimento infantil (Meins, Bureau, & Fernyhough, 2018). Um estudo recente mostra que a parentalidade “suficientemente boa” é adequada para uma criança desenvolver um apego seguro à mãe. O que isto significa é que não é necessária uma parentalidade perfeita para que a criança cresça firmemente apegada, um estado que está associado aos melhores resultados para a saúde mental (Lehigh University, 2019).

A pesquisa tem dois lados. Por um lado, a pesquisa mostra que não precisamos de uma parentalidade perfeita e de um ambiente livre de estresse para sermos seguros e saudáveis. O outro lado dessa pesquisa é que algumas crianças herdarão traumas mesmo com uma educação suave. Nesses casos, uma criança pode herdar sintomas de trauma, incluindo pesadelos e ansiedade, mesmo sem ser exposta a trauma.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Alterações epigenéticas podem levar a resultados positivos?

Embora as notícias de que o trauma possa ser transmitido, apesar de boa parentalidade, possam parecer desanimadoras, a epigenética também cria mudanças de uma maneira positiva. Quando temos uma boa nutrição e somos criados em um ambiente acolhedor e amoroso, ao longo de gerações, mudanças epigenéticas também podem ocorrer para melhor. Pesquisadores que investigam a epigenética em modelos animais descobriram que filhotes de ratos com mães que lambem e cuidam deles têm maior probabilidade de crescerem para se acalmar, enquanto filhotes que não são tratados com freqüência por suas mães podem crescer e ficar ansiosos (Kirkpatrick, 2017) .

READ  Gerenciando o estresse e a ansiedade durante o COVID-19, o aumento das tensões raciais e a agitação civil

O que sabemos da pesquisa epigenética no que se refere à transmissão intergeracional de trauma é que podemos ter pelo menos alguma influência na capacidade de nossos filhos de serem calmos e resistentes ao estresse. Ao proporcionar um ambiente de amor e carinho para eles, podemos diminuir a intensidade do trauma herdado. Cada geração seguinte pode diminuir os efeitos do trauma por meio de cuidados consistentes e cuidados com os pais. O trauma não precisa continuar de uma geração para a seguinte.

Referências:

  1. Dupont, C., Armant, D. R. e Brenner, C. A. (2009). Epigenética: definição, mecanismos e perspectiva clínica. Seminários em Medicina Reprodutiva, 27(5), 351-357. doi: 10.1055 / s-0029-1237423
  2. Kellermann, N.P. (2013). Transmissão epigenética de trauma do Holocausto: os pesadelos podem ser herdados ?. O Israel Journal of Psychiatry and Related Sciences, 50(1), 33-39. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24029109
  3. Kirkpatrick, B. (2017, 12 de dezembro). O carinho pode deixar traços epigenéticos positivos no DNA do seu bebê. Obtido em https://www.whatisepigenetics.com/cuddling-can-leave-positive-epigenetic-traces-babys-dna
  4. Universidade de Lehigh. (2019, 8 de maio). A parentalidade “bom o suficiente” é boa o suficiente, segundo o estudo. ScienceDaily. Obtido em https://www.sciencedaily.com/releases/2019/05/190508134511.htm
  5. Meins, E., Bureau, J.F. e Fernyhough, C. (2018). Apego mãe-filho desde a infância até a pré-escola: Prevendo segurança e estabilidade. Desenvolvimento Infantil, 89(3), 1.022-1.038. doi: 10.1111 / cdev.12778






© Direitos autorais 2019 GoodTherapy.org. Todos os direitos reservados. Permissão para publicação concedida por Fabiana Franco, PhD, terapeuta na cidade de Nova York, Nova York

O artigo anterior foi escrito exclusivamente pelo autor mencionado acima. Quaisquer opiniões e opiniões expressas não são necessariamente compartilhadas pelo GoodTherapy.org. Perguntas ou preocupações sobre o artigo anterior podem ser direcionadas ao autor ou postadas como um comentário abaixo.

READ  5 mudanças na cara dos adolescentes e como ajudar - TherapyTribe



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *