Uma tempestade perfeita de inflexibilidade
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


A maioria das espécies biológicas é especializada em nichos ecológicos específicos. Mas algumas espécies são generalistas, “especializadas” em se darem bem em uma variedade maior de nichos e, portanto, também em nichos que mudam rapidamente. As espécies generalistas tendem a ter mais sucesso na geração de espécies descendentes. Os seres humanos são uma espécie tão generalista, em parte através de nossa inteligência incomum.

Hoje, as empresas em ambientes em rápida mudança se concentram mais na generalidade e flexibilidade. Por exemplo, o CEO Andy Grove focou em tornar a Intel flexível:

No Somente os paranóicos sobrevivem, Grove revela sua estratégia para medir o momento de pesadelo que todo líder teme – quando mudanças maciças ocorrem e uma empresa deve, praticamente da noite para o dia, se adaptar ou cair na esquina – de uma nova maneira.

O foco na flexibilidade é parte do motivo pelo qual as empresas de tecnologia tendem a colonizar outras indústrias hoje em dia, em vez de vice-versa.

A guerra é um ambiente que recompensa especialmente a generalidade e a flexibilidade. “Nenhum plano sobrevive ao contato com o inimigo”, dizem eles. Os militares geralmente perdem se preparando muito bem para a última guerra e não se adaptando de maneira suficientemente flexível ao novo contexto. Geralmente pagamos mais por equipamentos militares que podem funcionar em uma ampla variedade de ambientes e treinamos soldados para uma variedade maior de cenários do que treinamos a maioria dos trabalhadores.

O controle centralizado tem muitos custos, mas um de seus benefícios é o fato de promover uma coordenação rápida e cuidadosa. É por isso que a maioria das guerras é realizada a partir de um centro.

Instituições sociais familiares tendem a ser administradas por aqueles que administraram parte delas muito recentemente. Como resultado, longos períodos de paz e estabilidade tendem a promover especialistas, que aprenderam muito bem como vencer em uma gama relativamente estreita de situações. E essas pessoas tendem a mudar nossas regras e hábitos para se adequarem.

READ  O ano infernal da Voyager poderia ter sido uma temporada completa

Assim, as mudanças de regras e hábitos tendem a melhorar o desempenho dos governantes e de seus aliados nas situações habituais, geralmente à custa da flexibilidade de uma ampla gama de situações. Assim, longos períodos de paz e estabilidade tendem a produzir fragilidade, tornando-nos mais vulneráveis ​​a grandes mudanças repentinas. É por isso que o software apodrece e as instituições também apodrecem. (A generalidade também costuma ser mais cara.)

Durante a maior parte da era agrícola, a guerra foi o principal fator que impulsionou a generalidade e a flexibilidade. Sociedades que se tornaram muito especializadas e frágeis perderam a próxima grande guerra e foram substituídas por concorrentes mais flexíveis. Revoluções e pandemias também contribuíram.

Como o Ocidente está em paz e estável há muito tempo, infelizmente devemos esperar que nossas instituições e cultura estejam se tornando mais frágeis e mais vulneráveis ​​a grandes crises inesperadas. Como esta pandemia atual. De fato, o Oriente, que vem se adaptando a muito mais mudanças nas últimas décadas, incluindo pandemias semelhantes, tem sido mais flexível e está se saindo melhor. Ser mais autoritário e comunitário também ajuda, pois tende a ajudar em tempos de guerra.

Além dessas duas considerações, mais paz / estabilidade e mais democracia, temos mais duas razões para esperar problemas de inflexibilidade nesta crise. A primeira é que os especialistas médicos tendem a pensar menos em geral. Para ser franco, a maioria é ruim em abstração. Eu notei isso pela primeira vez quando eu era estudioso de políticas de saúde em ciências sociais da RWJF e, em um programa de intercâmbio, fui à conferência de pesquisadores em políticas de saúde em ciências médicas da RWJF.

Os estudiosos da Biomed são surpreendentes ao gerenciar enormes quantidades de detalhes e apresentar os exemplos certos para qualquer situação. Mas a maioria acha difícil pensar em probabilidades, trocas de custo-benefício etc. Na minha palestra padrão do livro Age of Em, mostro este gráfico dos principais campos acadêmicos, destacando os campos que estudei:

READ  Melhorou seu jogo ao focar no mundo real
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Uma tempestade perfeita de inflexibilidade 1

A academia é um anel de campos onde todos os abstratos estão de um lado, longe dos campos biomédicos orientados a detalhes do outro lado. (Sou bom e adoro abstrações, mas tenho tolerância ou capacidade limitadas para dominar grandes quantidades de detalhes.) Portanto, na medida em que a política de pandemia é dirigida por acadêmicos biomédicos, não espere que seja muito flexível ou abstratamente fundamentada. E minha observação pessoal é que, das pessoas que vi recentemente que tiveram coisas interessantes a dizer sobre essa pandemia, a maioria são polímatos e generalistas relativamente flexíveis e abstratos, e não especialistas em biomédicos perdidos no meio do mato.

A outra razão para esperar um problema com flexibilidade na resposta a esta pandemia é: muitos dos a maioria soluções interessantes parecem bloqueadas por regulamentos médicos orientados pela ética. Como as comunidades têm fortes necessidades de compartilhar normas éticas e a maioria das pessoas não é muito boa em abstração, as normas éticas tendem a ser expressas de maneira relativamente concreta. O que dificulta a mudança quando as circunstâncias mudam rapidamente. Além disso, na verdade, tendemos a punir as pessoas excepcionais que raciocinam mais abstratamente sobre ética, pois não acreditamos que elas tenham os sentimentos certos.

Agora, os humanos parecem ter uma ética especial em tempo de guerra, mais abstrata e flexível. Mas relutamos bastante em invocá-lo sem guerra, mesmo que milhões pareçam morrer em uma pandemia. Se bilhões de pessoas pareciam morrer, talvez nós morrêssemos. Em vez disso, parecemos inclinados a invocar a norma de ética médica familiar de “pagar qualquer custo para salvar vidas”, o que nos levou a bloqueios aparentemente intermináveis ​​e terrivelmente caros, que podem acabar causando mais danos que o vírus. E o que pode realmente não impedir a maioria de ser infectado, levando a um resultado quase pior possível. Em que pagaríamos um custo terrível por nossa inflexibilidade da ética médica.

READ  Como é o mundo em 2030? Um futurista escreve um post de tendências aspiracionais!

Quando surge uma crise repentina, suspeito que os generalistas tendem a saber que esse é um momento potencial para brilhar, e muitos deles se esforçam muito para ver se conseguem ganhar respeito usando sua generalidade para ajudar. Mas espero que os governantes e especialistas habituais, que se especializaram nas formas habituais de fazer as coisas, estejam bem cientes dessa possibilidade e se esforcem ainda mais para fechar fileiras, excluindo generalistas. E grande parte do público parece inclinado a apoiá-los. Nas últimas semanas, eu tenho ouviu muito mais pessoas dizem “não fale sobre política de pandemia a menos que você tenha um doutorado biomédico”, do que eu sempre na minha vida, ouvi pessoas dizerem “não fale sobre política econômica sem um doutorado em economia”. (E o estudo das pandemias é obviamente um combinação de tópicos de ciências médicas e sociais; cientistas sociais têm muita experiência relevante.)

O cenário mais provável é que vamos nos atrapalhar sem realmente aprender a ser mais flexível e raciocinar de maneira mais geral; os especialistas e governantes habituais manterão o controle e insistirão em todas as regras e hábitos usuais, mesmo que não funcionem bem nessa situação. Há outras coisas e pessoas suficientes para culpar que nossa inflexibilidade não receberá a culpa que deveria.

Mas há alguns cenários mais extremos aqui onde as coisas ficam muito ruins e, em seguida, algumas pessoas em algum lugar são vencedoras pensando e agindo de maneira mais geral e flexível. Nesses cenários, talvez aprendamos algumas lições importantes, e talvez alguns generalistas do polímata ganhem alguma glória merecida. Cenários em que essa tempestade perfeita de inflexibilidade destrói alguns de nossos sistemas há muito ossificados. O forro prateado de uma nuvem escura.

Classificação por estrelas GD
Carregando…



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *