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As organizações estão sempre procurando maneiras de melhorar. É como eles permanecem relevantes e, mais importante, lucrativos. Mas você não fica melhor apenas por desejar. É preciso estratégia e, em seguida, um modelo para implementar essa estratégia.

Sem surpresa, existem modelos para realizar esse chamado modelo de planejamento estratégico. Eles são ótimos para empresas, grandes e pequenas, e auxiliam no planejamento de projetos e na implementação de metas organizacionais de maneira completa e estruturada. Depois de decidir o objetivo, você deve planejar um modelo que o executará com sucesso.

Existem alguns modelos de planejamento estratégico e podem ser muito diferentes uns dos outros. Freqüentemente, o tipo de organização ditará qual modelo de planejamento estratégico será usado. Após uma breve explicação, examinaremos cinco dos mais populares. Você com certeza encontrará um modelo de planejamento estratégico entre eles que funcione para você.

O que é um modelo de planejamento estratégico?

É fácil definir o que é um modelo de planejamento estratégico porque a definição está embutida em seu nome! Um modelo de planejamento estratégico é como uma organização pega sua estratégia e cria um plano para implementá-la para melhorar as operações e atender melhor às suas metas.

Para chegar a esse ponto, é necessário identificar o que a empresa deseja e como espera atingir esses objetivos no curto prazo. Uma vez que eles tenham esse objetivo claramente definido, é uma questão de voltar atrás para descobrir como chegar lá.

Isso, é claro, é fácil de dizer e extremamente difícil de fazer. Na verdade, às vezes, a complexidade envolvida em tentar montar um plano para atender estrategicamente às suas metas pode parecer que precisa de um modelo de planejamento estratégico próprio! É por isso que já existem modelos clássicos para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Você precisa de um modelo de planejamento estratégico?

Se tudo isso soa como uma maneira elegante de dizer que você precisa de um plano para atingir seus objetivos, bem, você está certo. Mas isso não descarta sua utilidade em atingir esses objetivos. Não importa se você é uma startup ou uma marca dominante no mercado, se não tem um plano para atingir seus objetivos, você está fadado ao fracasso. Isso pode significar perder participação de mercado ou fechar, nenhum dos quais é um caminho a seguir para uma empresa viável.

Os benefícios de se ter um modelo de planejamento estratégico são muitos. Por um lado, ele fornece um caminho claro que a organização usa e compartilha com todos os seus funcionários. Ter todos os departamentos trabalhando juntos para um objetivo comum é poderoso. O oposto é desastroso. Você não pode atingir sua meta, seja em um ano, cinco ou dez anos no futuro, se ninguém souber o que é e como você planeja chegar lá.

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Pense nisso como um foco. Existem muitas distrações que ocorrem todos os dias em todos os negócios. Saber qual é a sua linha superior o ajuda a priorizar e manter suas energias direcionadas para a estratégia geral da empresa.

Outro ponto positivo de ter um modelo de planejamento estratégico é que ele melhora seu conhecimento sobre o que funciona melhor na organização. Você conhece seus pontos fortes e fracos, além de ter uma ideia clara de onde está no mercado. Até o ajuda a ter uma ideia clara de quem é sua concorrência e como você pode se diferenciar deles.

Melhores práticas para modelos de planejamento estratégico

Veremos os exemplos em um momento, mas independentemente de qual você escolher como mais adequado para suas necessidades, existem as melhores práticas para garantir que você tenha sucesso. Ao fazer a pesquisa, reúna um grupo diverso, mas também adequado para o objetivo. A diversidade traz mais ideias para a mesa. Você vai querer entre seis e 10 pessoas.

Depois de começar, dê um tempo. A equipe precisa apresentar soluções criativas e, em seguida, prepará-las para garantir que sejam o curso de ação correto. Você pode querer remover a equipe do local de trabalho. Uma mudança de ambiente, sem as distrações do escritório, pode ajudá-los a se estabelecerem em um estado mais contemplativo, onde podem ter ideias melhores.

Claro, você precisa obter a adesão da equipe, ou então seu trabalho árduo será em vão. Depois de tê-los totalmente envolvidos, crie confiança. Você deseja que todos participem e que o façam em uma discussão livre e aberta. Isso significa do chefe para baixo. Pode ser útil contratar um facilitador externo para gerenciar o processo.

Quando você tem um plano, ele deve ser realista. Se você não consegue executá-lo, você não fez seu trabalho. Portanto, deve ser acionável, com objetivos claramente definidos, tarefas, responsabilidades delineadas, prestação de contas, prazos – e tudo isso deve estar claro para todos os envolvidos. Mas isso não significa que você não pode ser flexível. Os planos mudam, então é melhor não ser rígido.

Por fim, não pense em criar um modelo de planejamento estratégico para sua empresa como um processo único. Não apenas seu plano deve estar aberto para edição conforme demandam as forças internas e externas, mas essas reuniões devem ser agendadas regularmente. Pense nisso como um processo. Reúna-se mensalmente, se possível, ou pelo menos trimestralmente. Você pode discutir como o plano está sendo executado e responsabilizar as pessoas pelo que foram incumbidas de executar. É assim que você garante que seu plano se torne realidade.

5 modelos populares de planejamento estratégico

Como dissemos, existem muitos modelos, e nós o encorajamos profundamente a entrar naquela toca do coelho. Você nunca sabe o que pode encontrar. Mas, para nossos objetivos, vamos reduzir o escopo a cinco, com resultados comprovados.

1. Modelo de Alinhamento

Este modelo de alinhamento estratégico (SAM) está entre os mais utilizados. É composto de duas partes – ajuste estratégico e integração funcional. Isso significa que o modelo alinha as estratégias de negócios e TI. Para fazer isso, é necessário identificar os principais objetivos de uma organização e, em seguida, quais são as etapas para alcançá-los. O plano deve maximizar o processo para melhor atingir esses objetivos.

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Existem quatro perspectivas para guiá-lo neste modelo:

  • A execução da estratégia, ou seja, a estratégia de negócios que dirige o modelo.
  • Potencial da tecnologia, que também vê a estratégia de negócios como impulsionadora, mas com uma estratégia de TI para apoiá-la.
  • O potencial competitivo trata do uso de recursos emergentes de TI para criar novos produtos e serviços.
  • Por fim, há o nível de serviço, que tem como foco a criação do melhor sistema de TI da organização.

Aqui, a estratégia de negócios é importante, mas apenas a rampa de lançamento.

2. Balanced Scorecard

O balanced scorecard (BSC) é composto de comunicações claras sobre o que está sendo realizado. Ele alinha o trabalho com a estratégia geral e prioriza, mede e monitora o progresso. A ideia é que o modelo equilibre estratégia com medidas financeiras. Uma das razões para usar o BSC é que ele ajuda a ver as conexões entre as várias partes de sua gestão e planejamento estratégico.

Usar o BSC significa explorar quatro aspectos diferentes de sua organização.

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  • Um é o desempenho financeiro da empresa e quais recursos financeiros têm sido mais eficazes.
  • Você também deseja avaliar o desempenho de seus stakeholders ou clientes e como você os atende.
  • Os processos internos devem ser julgados por sua eficiência, também, mas também pela qualidade.
  • Depois, há a capacidade organizacional, que olha para o seu pessoal, infraestrutura, tecnologia, cultura e tudo o mais que pode ser usado para atender aos seus objetivos.

3. Modelo Básico

Também chamado de modelo simples, este é frequentemente usado por organizações mais novas que não têm um histórico de planejamento estratégico para ajudar a orientá-las na tomada de decisões. Mas também é um excelente modelo para qualquer organização que não tenha tempo ou recursos para gastar em um planejamento estratégico amplo e profundo.

Primeiro, você estabelece a declaração de missão de sua organização, se ainda não tiver uma. Ou seja, um resumo de seus objetivos, criado para inspirar e transformar a organização. Em seguida, você deseja descobrir quais objetivos devem ser alcançados para cumprir a declaração de missão. A partir daí, divida as tarefas que atingirão esses objetivos. Programe, monitore e relate seu progresso.

4. Estratégia do Oceano Azul

A estratégia do oceano azul é projetada para levar seu produto a um mercado onde há pouca ou nenhuma concorrência. Portanto, a pesquisa tende a encontrar um nicho que pode ser explorado com fins lucrativos, como onde há poucas empresas oferecendo um produto pelo qual as pessoas expressaram interesse e há pouca ou nenhuma pressão de preços.

Ao contrário da estratégia do oceano vermelho, que descreve um mercado que está saturado e os produtos são ameaçados pela pressão de preços que poderia ameaçar os negócios, a estratégia do oceano azul procura mercados onde haja espaço para crescer. Você está procurando capturar uma nova demanda, onde seu produto é único ou muito melhor a ponto de tornar a concorrência irrelevante.

5. Com base em problemas (ou metas)

O modelo baseado em questões (também chamado de baseado em metas) é o próximo passo em relação ao modelo básico de planejamento estratégico. Baseia-se no modelo básico e destina-se a empresas mais estabelecidas. Portanto, é mais aprofundado e possivelmente o mais popular de todos os modelos que destacamos.

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Para começar, use uma análise SWOT, que é um acrônimo que significa Análise de Forças, Fraquezas e Ameaças. Ajuda a identificar e analisar fatores internos e externos que afetam seu negócio, produto ou serviço. Em seguida, vem a declaração de missão, o planejamento, a criação de um orçamento e um cronograma para implementá-lo. Depois de um ano, você deseja monitorar os resultados e relatar seu progresso, fazendo os ajustes necessários.

Como ProjectManager.com executa modelos de planejamento estratégico

Agora que você conhece os modelos de planejamento estratégico e escolheu um para atingir o objetivo da sua organização, tem muito trabalho pela frente. ProjectManager.com é uma ferramenta premiada que organiza planos estratégicos, para que você possa executar, monitorar e relatar seu progresso.

Comece a planejar em profundidade com gráficos de Gantt

Você decidiu seu alvo, agora você precisa saber como chegar lá. Isso é tão simples quanto dividir a meta em tarefas ou etapas realistas que terminam em seu objetivo. Você pode usar uma estrutura analítica do projeto ou coletá-los em uma planilha. Agora começa a diversão. Carregue suas tarefas em nosso software e você chegará à parte de planejamento de seu modelo de planejamento estratégico.

Uma captura de tela do gráfico de gantt do ProjectManager.com, com um botão sobreposto no topo com o texto

Adicione duração às suas tarefas e elas preencherão instantaneamente a linha do tempo da ferramenta de gráfico de Gantt. Agora, você pode ver todo o seu projeto do início ao fim. Adicione prioridades para que sua equipe saiba o que é importante e divida o projeto em fases com nosso recurso de marco. Há um espaço em cada tarefa para escrever descrições que orientam sua equipe, e eles podem colaborar comentando uns com os outros no nível da tarefa para facilitar a produtividade.

Múltiplas visualizações para lidar com seus projetos

Existem muitas maneiras de trabalhar e temos muitas ferramentas para realizar esse trabalho. Além do Gantt, você pode usar uma lista de tarefas, calendário ou quadro kanban para gerenciar seu trabalho. A visualização do quadro é especialmente útil, pois divide a produção em fases e fornece transparência ao processo, para que você possa manter o fluxo de tráfego e evitar gargalos dispendiosos.

Uma captura de tela da interface kanban do ProjectManager.com, com várias tarefas (representadas como cartões) em colunas que representam placas.

Monitore seu progresso com painéis em tempo real

Parte de qualquer modelo de planejamento estratégico não é apenas o planejamento e a execução, mas o monitoramento do progresso para garantir que você está atingindo suas metas. Temos um painel em tempo real que rastreia várias métricas do projeto, incluindo a variação do projeto, que calcula automaticamente o progresso planejado versus o real.

Uma captura de tela do painel do ProjectManager.com, mostrando várias métricas importantes sobre a integridade de um projeto.Para manter o gerenciamento atualizado, temos relatórios de um clique, que podem ser facilmente filtrados e compartilhados, para que os interessados ​​obtenham apenas as informações que procuram.

ProjectManager.com é um software baseado em nuvem feito para ajudar equipes e projetos a se organizarem melhor. Ajudamos você a cumprir seu plano estratégico com ferramentas para ajudá-lo em todas as fases do projeto. Veja porque dezenas de milhares de equipes já estão usando nosso software e faça nosso teste gratuito de 30 dias hoje.

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