Um plano de ação de marketing digital de 9 pontos para implementar em seus negócios
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Nas últimas semanas, os departamentos de marketing de todo o mundo enfrentaram o desafio inigualável de mudar de estratégia, ajustar orçamentos e implantar táticas não testadas.

Na sequência do COVID-19, o Mediaworks compartilha um plano de ação de 9 pontos sobre como você pode ser ágil e adaptar sua abordagem de marketing com base em possíveis oportunidades e ameaças digitais.

  1. Revise suas análises do ponto de impacto comercial para informar as táticas de marketing

O aproveitamento de insights por meio da análise pode apoiar a tomada de decisões e reduzir o risco de onde investir nos próximos meses.

Verifique produtos emergentes e promova apenas onde houver um nível adequado de estoque. Como alternativa, analise o seu Relatório de consulta de pesquisa (SQR) para ver uma mudança na forma como as pessoas chegam ao seu site, o que provavelmente será muito mais genérico e estará nas principais pesquisas do funil.

  1. Revise e atualize regularmente suas informações de contato, listagens e horário de funcionamento on-line

Embora possa ser um negócio normal, os clientes podem não estar cientes disso. Aconselhamos todas as empresas a verificar seus detalhes de contato em seus ativos e listagens on-line e off-line, incluindo Google My Business, Bing Maps e Waze.

Muitas empresas estão alterando o horário de funcionamento, o local de trabalho e, de maneira mais geral, os serviços em que oferecem. Portanto, é crucial uma atualização constante, garantindo que todas as informações de negócios permaneçam precisas em todas as plataformas de negócios.

Analise suas frases de chamariz no local, garantindo que elas estejam funcionando, sejam relevantes e importantes. Seus canais de mídia social também podem ser utilizados para atualizar clientes e possíveis clientes com possíveis alterações nos negócios.

  1. Direcionando o investimento em táticas de demanda
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Aproveite as plataformas de comércio eletrônico, como o mercado Amazon e eBay, para ajudar a incentivar uma maior tração nas suas gamas de produtos – o primeiro está atualmente recrutando 100.000 novos funcionários para ajudar na crescente demanda.

Um relatório de pesquisa recente da CommerceIQ, analisando os gastos na Amazon após o surto de Covid-19, descobriu que os gastos com certos produtos, como alimentos para cães, aumentaram treze vezes no mês passado.

  1. Interaja com o cliente através de redes sociais

À medida que as medidas para ficar em ambientes fechados se tornam particularmente mais rigorosas, uma coisa que podemos ter certeza é de mais pessoas gastando mais tempo online, especialmente sites de mídia social. Aproveite a oportunidade de compartilhar informações úteis nas plataformas mais importantes, fornecendo atualizações regulares aos consumidores sobre situações em mudança.

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  1. Reavaliar seu orçamento de PPC

À medida que as pessoas se isolam, elas passam mais tempo do que nunca online. Alguns mercados se beneficiarão enormemente disso, mas se você não estiver em um desses mercados, precisará pensar em longo prazo.

Crie uma presença na mente do usuário para que ele lembre de você quando reiniciar sua intenção de compra após o final do COVID-19.

Crie estratégias programáticas e de exibição e invista mais na atividade do funil superior. Embora possa não gerar um retorno agora, ter essa presença on-line consistente só será benéfica em alguns meses.

Além disso, examine seu local de destino atual. Se você estiver segmentando locais no exterior para os quais não pode mais entregar, reavalie se essa ainda é uma opção viável.

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Veja os termos que foram convertidos anteriormente, mas que não são mais – eles são viáveis? Convém reconsiderar as palavras-chave de destino, principalmente se forem sensíveis ao tempo.

  1. Não negligencie a produção de conteúdo

Embora possa parecer um momento para evitar a produção de conteúdo, pois outras tarefas podem ter prioridade, produzindo blogs e webinars informativos e de alta qualidade, você pode agregar um valor considerável à sua marca.

Durante os períodos de crise, os consumidores procuram desesperadamente respostas, criando um conjunto de perguntas frequentes que se relacionam fortemente com o setor, a gama de produtos e a situação atual, permitindo que você se destaque como um líder de pensamento.

  1. Ajuste sua alocação de mídia

Cancele sua publicidade fora de casa e no cinema, pois elas mostram grandes quedas na eficácia. Da mesma forma, considere realocar seu orçamento para serviços de rádio ou TV sob demanda, como o ITV Hub.

Esses públicos-alvo podem ser acessados ​​regionalmente e por categoria de interesse, para que os orçamentos sejam completamente flexíveis. Além disso, considere alavancar os gastos em anúncios editoriais por meio de sites de jornais locais, se você quiser se posicionar como um especialista em momentos de necessidade.

  1. Pivô de iniciativas de marketing de curto prazo

Circunstâncias únicas oferecem a oportunidade de testar, medir e dimensionar ou descartar novas abordagens contra a demanda do consumidor a curto prazo. Agora é um ótimo momento para reflexão lateral; considere suas condições de pagamento, métodos de entrega, pacotes de produtos e serviços, além de novos mercados e públicos-alvo.

  1. Planeje sua recuperação a longo prazo

As empresas que dominam o delicado equilíbrio entre ajustar os custos de marketing às mudanças de curto prazo e investir para crescer amanhã são aquelas que obtêm sucesso em qualquer crise de curto prazo.

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Todas as alterações acima mencionadas, como gastos com anúncios PPC e alocação de mídia, apresentam mais oportunidades, não é hora de abster-se, é hora de reposicionar.

A situação em relação ao COVID-19 está mudando rapidamente e há uma quantidade considerável de incerteza em termos do que as próximas semanas e meses valem.

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