3 lições de liderança de uma pandemia global
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Transformação digital em meio ao caos 1

Por Mario Trentim

Houve vários memes e piadas nas mídias sociais sobre como a crise do COVID-19 está “acelerando” as transformações digitais de muitas organizações. Mas isso é um mal-entendido: a pandemia é de fato um grande revés para a transformação digital, à medida que as organizações se aventuram nas águas desconhecidas do trabalho virtual sustentado e do gerenciamento remoto de projetos.

O que é transformação digital de qualquer maneira?

A transformação digital refere-se à integração da tecnologia em todas as áreas das operações comerciais, mudando fundamentalmente a maneira como a organização opera e agrega valor. Também descreve a aplicação de recursos digitais a processos, ativos e produtos.

Vamos pegar a economia do compartilhamento, por exemplo. Uber, Airbnb e muitos outros serviços modernos são construídos com a ideia de consumo colaborativo. Mas você sabia que o compartilhamento de bicicletas foi introduzido pela primeira vez como modelo de negócios na década de 1960? Naquela época, não funcionava bem porque não havia uma maneira fácil de encontrar as bicicletas. Agora que temos telefones celulares, localizadores de GPS e conectividade onipresente, agora são possíveis modelos de negócios que antes eram inviáveis.

Os pilares da transformação digital incluem:

  • Envolva seus clientes alcançando-os onde estão com ofertas que atendem diretamente às suas necessidades.
  • Capacite seus funcionários com ferramentas eficazes de colaboração e produtividade.
  • Transforme suas ofertas de serviço evoluindo seus produtos e modelos de negócios para atender melhor seus clientes.
  • Otimize suas operações, com foco no gerenciamento orientado a dados, fluxos de trabalho claros, melhor gerenciamento de recursos e muito mais.

À medida que as equipes de projeto em todo o mundo se estabelecem na realidade de que o trabalho remoto é o novo normal, o foco nesses pilares se torna ainda mais importante.

READ  Especialistas que trabalham no 'Primeiro robô conversacional para vários usuários do setor de saúde'

O que esperar das equipes de projeto

Daqui a alguns meses, as organizações podem enfrentar problemas imprevistos de segurança cibernética, vazamentos de informações confidenciais e a disseminação descontrolada de dados pelos canais digitais.

Em termos de custo, a adoção de ferramentas preventivas gratuitas ou de qualidade para o consumidor pode parecer razoável agora. Mas isso ocorre porque as organizações não levam em consideração o fato de que essas ferramentas não serão eficazes para levar sua vantagem competitiva para o próximo nível.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

De fato, uma infinidade de ferramentas sem integração, informações não categorizadas, processos de negócios antigos e funcionários avessos à tecnologia representam um enorme desafio à colaboração e à produtividade.

À medida que as equipes continuam colaborando virtualmente, as pessoas provavelmente perderão ainda mais tempo tentando chegar a uma solução e planejarão várias reuniões diárias sem foco, enquanto os gerentes se esforçam para fornecer orientação e medir com precisão o desempenho dos funcionários que trabalham em casa.

Mas não tem que ser assim.

Como evitar um destino escuro do projeto

Agora que você sabe o que é a transformação digital e os contratempos impostos pela crise da COVID-19, o que você pode fazer?

1. Revise sua estratégia de transformação digital e priorize novamente todos os projetos e iniciativas. Se você não possui uma estratégia oficial, comece a trabalhar agora antes que seja tarde demais.

2. Sua organização provavelmente já implementou planos de continuidade de negócios, planos de contingência e medidas de gerenciamento de crises. Como resultado, você provavelmente lançou projetos para habilitar o trabalho remoto. Considerando que não houve tempo suficiente para realizar uma análise adequada, agora dê um passo atrás e reavalie essas opções. Eles ainda fazem sentido? Como eles podem ser melhorados?

READ  Profissionais do projeto temem 'interrupção e atraso' do coronavírus

3. Comece entendendo diferentes necessidades organizacionais, pois a transformação digital começa com pessoas e processos. Em seguida, desenvolva uma arquitetura de trabalho em equipe que inclua pessoas, processos e ferramentas. Por fim, crie um roteiro para implementar ferramentas integradas que respondam pelo custo total do ciclo de vida, incluindo suporte, manutenção, treinamento e muito mais.

Pensamentos finais

A transformação digital depende da plataforma, contando com dados comuns e fluxos e fluxos de trabalho integrados de informações. Além disso, segurança, conformidade e proteção geral de dados devem ser observadas o tempo todo. Não há atalhos.

A transformação digital é um tópico estratégico muito sério. Pressupostos errados podem levar sua organização a um futuro sombrio de baixa produtividade, colaboração ineficaz e possíveis problemas e responsabilidades.

Como sua organização está navegando nas mudanças de transformação digital provocadas pela crise do COVID-19?

Postou
                por Mario Trentim
em: 20 de abril de 2020 02:46 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *