Torres britânicas 5G estão sendo incendiadas em meio a teorias de conspiração de coronavírus
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Os mastros de telefone 5G estão sendo incendiados no Reino Unido, depois que as teorias da conspiração online vincularam enganosamente as torres celulares à pandemia de coronavírus. o BBC relata que pelo menos três torres 5G foram incendiadas na última semana, e a polícia e os bombeiros foram chamados para extinguir as chamas.

“Estou absolutamente indignado e com nojo de que as pessoas tomem medidas contra a infraestrutura de que precisamos para enfrentar esta emergência”, disse Stephen Powis, diretor do Serviço Nacional de Saúde (NHS), em um briefing diário sobre coronavírus no Reino Unido. A polícia agora iniciou investigações sobre como as torres 5G pegaram fogo.

Rumores e teorias da conspiração sobre um vínculo entre a implantação do 5G e a disseminação do coronavírus foram disseminados principalmente por meio das redes de mídia social. Existe uma variedade de grupos no Facebook e Nextdoor, onde milhares de membros repetem alegações falsas e enganosas de que o 5G é supostamente prejudicial.

Uma teoria afirma que o novo coronavírus se originou em Wuhan porque a cidade chinesa estava lançando recentemente o 5G. Agora, supostamente, ele se espalhou para outras cidades que também usam o 5G. Essas teorias da falsa conspiração negligenciam mencionar que um vírus altamente contagioso se espalharia naturalmente em cidades densamente povoadas com acesso ao 5G e que a pandemia de coronavírus atingiu países como Irã e Japão, onde o 5G ainda não está em uso.

Não há evidências científicas que vinculem a pandemia de coronavírus ao 5G, nem quaisquer efeitos negativos imediatos à saúde ao 5G. Full Fact, um fato independente que verifica a caridade no Reino Unido, explorou as alegações depois que um tablóide britânico as destacou recentemente. O 5G usa uma frequência de ondas de rádio mais alta que a 4G ou 3G, mas os reguladores no Reino Unido registraram níveis de radiação eletromagnética 5G bem abaixo das diretrizes internacionais.

Isso não impediu que essas teorias da conspiração selvagens se espalhassem. Algumas pessoas são mesmo assediar trabalhadores instalando cabos de fibra ótica para instalações 5G, alegando que, quando o 5G for ativado, “matará todos”.

READ  Visões covardes ... mas não se esqueça das implicações políticas.
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

As redes móveis são classificadas como infraestrutura nacional crítica no Reino Unido, mas um grupo do Facebook foi criado especificamente para incentivar as pessoas a queimar torres 5G. Peter Clarke, especialista em infraestrutura de redes móveis no Reino Unido, denunciou o grupo ao Facebook mas a empresa inicialmente não conseguiu removê-lo. Após um aumento na atenção, o grupo foi removido, mas muitos outros ainda estão disponíveis com informações falsas e milhares de pessoas incentivando outros a queimar torres 5G.

O regulador do Reino Unido Ofcom também advertiu Uckfield FM, uma estação de rádio comunitária, esta semana, por apresentar alguém com “declarações potencialmente prejudiciais sobre o coronavírus”. Um hóspede, identificado como “enfermeiro”, apareceu em um segmento de 20 minutos em fevereiro, alegando que o 5G está sugando o oxigênio dos pulmões das pessoas. O segmento também espalhou a falsidade de que 5G e coronavírus estão ligados. Os clipes do programa de rádio foram amplamente compartilhados no Facebook desde então.

Como muitas teorias da conspiração e campanhas de desinformação, a Rússia pode estar no centro dos sustos com a saúde 5G. Embora um grande número de grupos do Facebook tenha alimentado essas teorias recentemente, um New York Times Um relatório do ano passado alertou que as campanhas de desinformação russas estavam explorando ativamente os temores de saúde 5G. A RT America, uma rede de TV financiada pelo governo russo, transmitiu um relatório há mais de um ano, no qual um repórter da RT alegou que o 5G “poderia matá-lo”.

READ  Refletindo sobre a educação superior na pandemia

Esses são os tipos de avisos sem sentido que agora estamos começando a ver no Facebook e são claramente convincentes o suficiente para levar alguns a danificar a infraestrutura nacional vital. Tudo isso está ocorrendo no momento em que o Reino Unido e muitos países do mundo estão enfrentando a pandemia de coronavírus. Enquanto os profissionais médicos estão ocupados lutando contra um vírus altamente contagioso, os trabalhadores de telecomunicações e as redes de mídia social estão tendo que combater uma disseminação viral igualmente destrutiva da estupidez online.

Atualização, 4 de abril 16:30 ET: Declaração adicionada pelo diretor do NHS do Reino Unido.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *