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Por Kendall Coffman, Casamento Licenciado e Terapeuta Familiar

O desgosto pode nos deixar com uma sensação de vazio e frio, bem como com a perda do senso de identidade. Ninguém está imune a esta experiência mais humana de todas – a perda do amor. Isso pode expor suas partes mais vulneráveis, mantê-lo em um círculo emocional negativo e deixá-lo com uma sensação de desesperança. No entanto, é fundamental que você saiba que não está sozinho nisso. Você não está quebrado ou “mercadoria danificada”, mas em vez disso, você é uma coleção de todas as experiências difíceis e bonitas que o levaram até este ponto.

7 etapas para superar desgosto

O processo de cura varia de pessoa para pessoa, mas a especialista em autoajuda e psicoterapeuta Gael Lindenfield, em seu livro Guia de bolso para autoestima: Aumente sua confiança; Transforme sua vida (2021), descreve sete etapas para a cura que você pode usar como um guia ao longo de sua jornada particular para a recuperação emocional:

  1. Exploração
  2. Expressão
  3. Conforto
  4. Compensação
  5. Perspectiva
  6. Canalização
  7. Perdão

Lembre-se de que não existe uma “solução rápida” para desgosto e perda. Ainda assim, compreender onde você está em sua jornada de cura pode ajudá-lo a dar alguns passos fortalecedores em direção ao seu próprio final feliz.

Exploração

Como Lindenfield (2021) aponta, a primeira tarefa em qualquer jornada de cura é explorar a natureza de sua ferida e reconhecer o que percebemos ter acontecido. Nesse estágio, você não quer gastar tempo e energia devotados a culpar ou entorpecer a dor. Em vez disso, você deseja explorar verdadeiramente a resposta emocional central que ocorre dentro de você. Pode ser útil lembrar a si mesmo que você está apenas tentando explorar suas próprias percepções de eventos e memórias, e não necessariamente a verdade de um evento. Por exemplo, observe se sua resposta a um rompimento está centrada em conversas internas negativas e linguagem vergonhosa (por exemplo, “Não sou atraente o suficiente” ou “Não mereço ser feliz”).

Expressão

Depois de explorar a percepção da sua dor, você pode fluir naturalmente para o estágio de expressão por conta própria. Nesse estágio, a chave é se permitir lentamente sentir a dor ou a emoção relacionada ao evento ou desgosto. Permita-se ouvir aquela canção triste na banheira ou relembrar velhas memórias, desde que você não se encontre assumindo um papel ativo na vergonha ou na autocensura. Expresse seu coração partido; sinta seus sentimentos.

Conforto

Nesse ponto do processo de cura, é crucial que você peça ajuda a um amigo, familiar ou terapeuta. Você pode precisar apenas de alguém para ouvi-lo contar sua história e estar presente com você, enquanto outros podem precisar de algumas palavras de encorajamento para sentir conforto. Em algumas circunstâncias, você pode precisar que seu amigo o ajude a começar a aparar os galhos que seu ex-parceiro fez crescer em sua vida. Guy Winch disse em seu TedTalk 2017 intitulado “Como consertar um coração partido”Que é crucial não glorificar ou transformar nossos ex-parceiros em heróis idealizados. Em vez disso, devemos refletir sobre por que eles não foram um bom parceiro e por que podem não ter trazido felicidade para o seu futuro. É hora de excluir essas fotos do seu telefone.

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Compensação

Agora é hora de começar a “compensar” por toda a dor e mágoa que você recebeu ou experimentou até este ponto. É importante permitir-se um pouco de autoindulgência. Você tem permissão para desfrutar das coisas. Dê a si mesmo permissão para encontrar alguma luz. Aqui estão alguns exemplos que alguns de meus clientes incorporaram na fase de compensação:

  • Ouvir música para “sentir bem”
  • Tomar um longo banho com velas ou óleos essenciais
  • Dar um passeio no parque
  • Compartilhando uma garrafa de vinho com um amigo ou grupo de amigos
  • Levando-se em um encontro solo e mime-se
  • Planejando uma viagem

Perspectiva

Neste ponto, você pode se encontrar no caminho para um coração restaurado. Você também pode estar pronto para começar a colocar os acontecimentos de partir o coração em perspectiva e se permitir escrever um novo final para a história. Aqui estão algumas perguntas que você pode se perguntar:

  • Tenho pensado no (s) evento (s) como se fossem mais ou menos significativos do que realmente eram?
  • Como quero renegociar relacionamentos no futuro?
  • Eu dei a mim mesmo o mesmo nível de compaixão e graça que daria a alguém que amo?
  • Preciso gastar mais tempo em algum dos estágios anteriores?

Canalização

Como Lindenfield (2021) explica, o objetivo da canalização é encontrar maneiras construtivas de aplicar os benefícios positivos que você obteve como resultado da dor emocional que experimentou. Alguns exemplos incluem

  • Implementando novos limites relacionais
  • Retribuir à sua comunidade ou envolvimento em um grupo de que você aderiu
  • Escrevendo um blog sobre sua experiência para ajudar outras pessoas

Perdão

Embora você possa ter chegado ao estágio final, isso não significa que você tenha que forçar um ato de perdão falso ou inautêntico. Este estágio não é apenas para perdoar aqueles que o magoaram emocionalmente, mas também para perdoar a si mesmo por quaisquer pensamentos negativos que você tenha nutrido sobre si mesmo. O perdão não exige que você se reconcilie verbalmente com outras pessoas; você pode fazer esta etapa sozinho em seu próprio espaço sagrado privado.

Notas especiais

Use essas etapas como um guia de corrida e passe algum tempo processando-as independentemente ou com um terapeuta. A cura é uma jornada complicada e não tem linha do tempo, então confie em seu instinto. Nas palavras de Brene Brown, “você é imperfeito, está programado para a luta, mas é digno de amor e pertencimento”.

Se você estiver se sentindo oprimido por sua tristeza neste momento de desgosto, ou se estiver se sentindo preso no processo de cura e incapaz de completá-lo, pode ser hora de procurar um terapeuta. Clique aqui para pesquisar terapeutas em sua área que possam ajudar.

Referências:

Brown, B. (2010). O poder da vulnerabilidade. Link: https://www.ted.com/talks/brene_brown_the_power_of_vulnerability?language=en

LEIA  Blog Therapy, Therapy, Therapy Blog, Blogging Therapy, Therapy,..

Lindenfield, G. (2021). Seu guia de auto-estima de bolso: Aumente sua confiança; transforme sua vida. Editores HarperCollins.

Winch, G. (2017). Como consertar um coração partido. Link: https://www.ted.com/talks/guy_winch_how_to_fix_a_broken_heart?language=en






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