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A teoria do apego postula que nossos primeiros relacionamentos quando crianças, com nossos cuidadores mais próximos, moldam todos os relacionamentos futuros e vínculos com outras pessoas na idade adulta. Como adultos, desenvolvemos estilos de apego inseguros ou seguros com base nessas interações iniciais. Como você deve ter adivinhado, um estilo de apego seguro contribui positivamente para os relacionamentos, enquanto um estilo de apego inseguro pode causar estragos nos relacionamentos, geralmente produzindo conexões prejudiciais ou limitadas com os outros.

A capacidade de desenvolver apegos seguros deriva da crença subjacente de que um pode depender dos outros em tempos de necessidade; esse apoio estará disponível, estabelecendo um ar de confiança e vínculo. Esse tipo de estilo de apego permite o envolvimento em relacionamentos significativos com os outros e a conectividade emocional. Esse senso de segurança promove um relacionamento saudável de dar e receber, esperando que outros os apóiem ​​e correspondam da mesma forma.

No outro extremo do espectro, estão anexos inseguros. Um estilo de apego inseguro geralmente se manifesta, dentro de um adulto, na ansiedade ou na evitação do apego. Então, como isso pode ser? Indivíduos com um estilo de apego evitado têm mais probabilidade de minimizar ou subestimar a importância de relacionamentos ou conexões estreitas. Eles devem ser mais focados cognitivamente do que emocionalmente – mais pensadores, do que pensadores. Além disso, eles podem parecer distantes e até frios. Quando confrontados com o potencial de intimidade ou proximidade no relacionamento, eles tendem a se afastar ou se afastar dela. Existe um desconforto experimentado com o aumento da intimidade imposta por outros.

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Diferente dos que evitam o apego, aqueles com ansiedade pelo apego podem parecer mais pegajosos ou carentes nas interações do relacionamento. Eles geralmente estão mais inclinados a procurar contato e apoio daqueles que os rodeiam. No entanto, seus relacionamentos pessoais são frequentemente instáveis ​​e imprevisíveis. Eles demonstrarão hipersensibilidade ao abandono percebido. Essa intensa reatividade ao que eles percebem como rejeição por alguém tende a afastar os outros, o que apenas reforça ainda mais o medo de ser abandonado e a manutenção contínua da ansiedade de apego.

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Se você estiver concordando com a compreensão porque pode se identificar com qualquer uma das descrições, certamente há possibilidade de crescimento e mudança – se você desejar – no que se refere à alteração do estilo do seu anexo. Naturalmente, o primeiro passo é simplesmente reconhecer que você pode se enquadrar em uma dessas categorias ou ter a tendência de favorecer algumas das características identificadas nos exemplos. Saber que você tem a propensão a ser evitador ou ansioso quando se trata de relacionamentos com outras pessoas, oferece um ponto de partida.

O aconselhamento pode ser muito útil no processamento de parte da história que contribui para o seu estilo de apego, a fim de fornecer uma base de entendimento e depois examinar as crenças centrais que atualmente influenciam seu comportamento, a fim de fazer as mudanças necessárias na maneira como você vê e pensa em conexões com outras. Especificamente, a terapia cognitivo-comportamental demonstrou ser útil. Se você encontrar ajuda comigo ou com outra pessoa, considere pelo menos trabalhar com alguém para oferecer a si mesmo um mundo de possibilidades quando se trata de ter segurança e profundidade em suas conexões com os outros.

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