cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Superando o viés no gerenciamento de projetos 2

Este é um post convidado por Roland Hoffmann.

Você é tendencioso como gerente de projeto? Você pode se surpreender! Neste artigo, falaremos sobre os diferentes tipos de viés no gerenciamento de projetos.

Roland Hoffman
Roland Hoffman

Um gerente de projeto é o ponto principal de um projeto bem-sucedido. Sua liderança e orientação são de suma importância durante o planejamento e execução.

Como uma boa tomada de decisões é fundamental para uma boa liderança e orientação, os gerentes de projeto precisam saber como as heurísticas (disposição mental) e preconceitos (inclinações pessoais) influenciam as decisões de um gerente de projetos.

Vejamos quais heurísticas e vieses existem no gerenciamento e o que podemos fazer para reduzir seu impacto em nossos projetos.

O que são heurísticas?

Heurísticas são atalhos mentais e regras práticas que permitem que você tome decisões sem ter que pensar em todos os detalhes todas as vezes.

Heurísticas são funções cognitivas naturais com implicações arriscadas para os gerentes de projeto. O que parece senso comum é, na verdade, tomada de decisão irracional, que pode acontecer diariamente na vida de um gerente de projeto e limitar seu sucesso.

As heurísticas são úteis porque reduzem a sobrecarga mental, mas podem levar a vieses.

O treinamento eficaz em gerenciamento de projetos aborda essas variáveis ​​humanas naturais para aprimorar a ciência tradicional em gerenciamento de projetos.

Viés de ancoragem no gerenciamento de projetos

A ancoragem ocorre quando um gerente de projeto ajusta uma estimativa mais próxima de um número que ela ouviu ou viu anteriormente.

READ  Chefe do Federal Reserve pede resposta unida e alerta para recessão prolongada

Por exemplo, ela pode não agendar os dois meses necessários para uma tarefa porque o técnico disse: “Duas semanas devem fazer isso!”

Mesmo que o gerente de projeto não acredite na estimativa de duas semanas, é improvável que ela se atenha ao seu plano de dois meses. Se o técnico disser: “Precisamos de pelo menos quatro meses”, o gerente de projeto provavelmente agendará mais de dois meses.

Você pode ver como isso pode acontecer nas reuniões de agendamento do projeto? Essa é uma das razões pelas quais é tão importante capturar bons minutos de reunião.

trabalhando no ipad

Viés de disponibilidade no gerenciamento de projetos

A heurística da disponibilidade é outra intuição irracional, o que implica que informações facilmente lembradas são mais importantes.

Por exemplo, se o gerente de projeto tiver sofrido um acidente de carro pela manhã, mais tarde poderá decidir pagar por uma melhor cobertura de seguro para sua equipe, mesmo que a probabilidade estatística de um acidente de carro não tenha mudado.

A heurística da representatividade

Finalmente, a heurística da representatividade também pode afetar os projetos. Isso ocorre quando as pessoas usam associação representativa em vez de análise factual.

Aqui está um exemplo da heurística da representatividade. Um gerente de projeto não pode contratar um gênio que entrevistou em um moletom com capuz, porque muitas vezes vê um grupo de skatistas de moletom brincando durante o horário de trabalho.

O capuz inconscientemente representa maus hábitos de trabalho, levando o gerente de projeto a não contratar o candidato, mesmo que ele o tivesse contratado, se ela avaliasse apenas os resultados e as qualificações do teste.

Leia a seguir: 10 perguntas da entrevista sobre assassinos para gerentes de projeto

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
Elizabeth no telefone

Viés de enquadramento no gerenciamento de projetos

Além desses problemas heurísticos, os gerentes de projeto devem aprender a reconhecer outros tipos de viés.

READ  Austeridade pós-coronavírus "Não é um acordo", diz presidente da OBR

Um viés de enquadramento distorce a objetividade analítica. Outro experimento conhecido pediu aos indivíduos que escolhessem entre salvar 200 de 600 pacientes ou perder dois terços dos 600 pacientes.

Naturalmente, quase todo mundo salvou os 200 pacientes – mesmo que as escolhas sejam matematicamente idênticas. Esse viés pode levar o gerente de projeto a cobrar uma alteração de forma insuficiente porque o patrocinador estruturou a solicitação de acordo.

Viés de confirmação no gerenciamento de projetos

O viés de confirmação leva as pessoas a concordar com as evidências que confirmam suas decisões anteriores. Aqui está um exemplo de viés de confirmação: um fumante pode confiar em estudos estatisticamente irrelevantes que concluem que o cigarro não é prejudicial.

Um gerente de projeto com viés de confirmação pode usar um relatório questionável para justificar poluir o meio ambiente, já que na verdade só deseja confirmação de que o custo de contenção que perdeu no orçamento é desnecessário.

Viés de crença no gerenciamento de projetos

Finalmente, um gerente de projeto deve atender ao viés de crença.

Distorce a realidade com crenças antigas que agem como motivadores poderosos e silenciosos. Por exemplo, um gerente de projeto com doutorado pode ignorar os excelentes conselhos de um trabalhador se acreditar que a educação universitária é um pré-requisito para um bom conselho, ou um gerente de projeto supersticioso pode atrasar a conclusão do projeto para evitar a aceitação na sexta-feira 13.

Superando o viés no gerenciamento de projetos 4

Como superar o viés

Os seres humanos normalmente não têm conhecimento de vieses e heurísticas, e a conscientização requer treinamento, habilidade e experiência. Os gerentes de projeto são particularmente suscetíveis a consequências, porque os projetos devem ter sucesso na primeira vez e oferecer oportunidades limitadas de aprendizado que não terminam em fracasso.

READ  Construindo relacionamentos com projetos: estabelecendo expectativas com as partes interessadas

A dramatização de papéis pode ajudar. Por exemplo, um instrutor pode atribuir funções de partes interessadas e objetivos secretos aos alunos de um curso de gerenciamento de projetos que, em seguida, concluem uma negociação tensa de preços.

Posteriormente, em um segundo exercício, os alunos realizam uma rigorosa análise das partes interessadas e percebem que a tensão foi resultado de heurísticas de ancoragem.

Para dar outro exemplo, o instrutor de gerenciamento de projetos pode demonstrar o viés de estrutura com uma broca de compras que possui diferentes âncoras de preços ou discutir as variações de duração de duas instruções de cronograma com estruturas distintas.

Isso transmitiria práticas formais de compras e conceitos de gerenciamento de cronograma, mas também exemplificaria os resultados da natureza humana. O resultado criaria instantaneamente experiência e beneficiaria cenários de projetos do mundo real.

Peça e ouça os comentários para ajudá-lo a descobrir seus próprios preconceitos pessoais e como eles podem afetar seu projeto.

Por fim, os gerentes de projeto devem aprender como heurísticas e preconceitos podem afetar as decisões através da experiência. O objetivo não é questionar todas as ações e decisões, mas alguém que toma decisões críticas com o uso de due diligence para evitar deficiências humanas.

As melhorias de desempenho trarão benefícios reais para o indivíduo e a organização.

Sobre o autor: Roland Hoffmann, que fundou a Hoffmann Conseho em 2007, passou 20 anos liderando projetos em tecnologia, construção, marketing, operações e finanças. Sua especialidade são projetos de alto risco, nos quais ele evita falhas ou ajuda os projetos a se recuperarem. Ele liderou equipes de projeto com mais de 70 pessoas em quatro continentes, experimentou sucessos espetaculares e fracassos notáveis ​​e adquiriu conhecimento inestimável de cada um.

Pin isso para mais tarde:

Superando o viés no gerenciamento de projetos 6

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *