Young woman on her phone alone at home
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Jovem mulher em seu telefone sozinha em casaPara muitos americanos, a vida mudou drasticamente em apenas alguns dias. Seu trabalho pode ter sido fechado, eventos cancelados e muitas lojas e empresas pararam ou reduziram as operações normais. Mas muitas pessoas que moram sozinhas também estão prestes a enfrentar outra preocupação: a solidão.

À medida que aumentam os pedidos de distanciamento social em todo o país, você pode estar preocupado com os próximos dias. Se você mora em uma área que já possui muitos casos de COVID-19, talvez já tenha passado dias ou semanas em casa sem ter para onde ir.

Você pode, em algum momento, começar a se perguntar se passar algum tempo com alguns amigos é realmente tão ruim. Você também pode acreditar que não há mal em sair, se os restaurantes e bares em seu estado ainda estiverem abertos, pois você é jovem e saudável e só enfrentará sintomas leves se contrair o vírus.

Este novo coronavírus é uma ameaça séria. Não importa o quão solitário ou saudável você se sinta, evite ceder à tentação de sair em grupo ou sair para comer. Você pode espalhar o vírus facilmente, se tiver um caso assintomático, ou contrair e espalhar para outras pessoas, mesmo que não pareça estar doente.

No momento, é melhor ficar em casa, a menos que você esteja executando uma tarefa necessária, como compras de supermercado ou indo trabalhar, se não puder se comunicar. Mas o isolamento pode ser angustiante, especialmente o isolamento de duração indeterminada, e é possível que o distanciamento social continue sendo uma prática padrão por algum tempo.

O isolamento e a solidão podem desafiá-lo, mas saiba que suas ações ajudarão a manter você e qualquer outra pessoa que possa encontrar em boa saúde.

Sinais de que você está experimentando a solidão COVID-19

É preciso reconhecer: se você mora sozinho, provavelmente sentirá algum desconforto durante o distanciamento social, o auto-isolamento ou a quarentena do COVID-19. Extrovertidos, introvertidos e todos os demais devem ter alguns desafios para lidar com o isolamento prolongado e forçado.

Mesmo que você normalmente se sinta bem sem contato humano por vários dias, normalmente sabe que tem essa opção disponível. Mas agora você não pode ler em sua cafeteria favorita, conhecer uma data para tomar uma bebida, praticar esportes em grupo ou ir à noite do jogo. Essa interrupção na sua rotina pode fazer você se sentir um pouco perdido.

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Algumas pessoas conseguem lidar com o isolamento com bastante facilidade, mas outras têm mais dificuldade em gerenciar a solidão. O isolamento pode ter um impacto negativo na saúde mental, se você não agir para resolvê-lo.

Observe estes sinais principais:

Maneiras de romper o isolamento social do coronavírus

Você não pode remediar diretamente o isolamento social no momento. O distanciamento social desempenha um papel extremamente importante no “achatamento da curva” ou na redução da propagação do vírus para possibilitar aos profissionais da área médica acompanhar o tratamento.

Mas manter distância de amigos e entes queridos não significa que você precise interromper totalmente o contato. Na verdade, o oposto é recomendado: se você não está passando o tempo cara a cara com seus entes queridos, aumentar suas interações de texto, telefone, escrita de cartas e bate-papo por vídeo pode ajudar a combater sua solidão.

Pense nisso como distanciamento físico e não social e tente estas dicas para permanecer conectado:

Fique em contato com amigos e familiares

Mesmo se você não puder passar um tempo juntos, priorize o contato que pode ter: mensagens de texto, telefonemas, FaceTime ou Skype. Passar “tempo” virtual com as pessoas de quem você gosta pode não parecer exatamente o mesmo, mas ainda pode ajudar a combater o pior da sua solidão.

Em particular, procure parentes mais velhos e entes queridos que talvez não consigam pôr os pés fora de casa. Lembre-os de seu amor e carinho e incentive-os a seguir os requisitos de isolamento para sua própria segurança. Isso tem o duplo impacto de reduzir o isolamento para os dois.

Limitar o uso de mídia social

Embora os aplicativos de mídia social possam ser uma boa maneira de conectar-se à sua rede de amigos e familiares, gastar muito tempo no Facebook, Twitter ou Instagram pode fazer você se sentir pior. Ver fotos de pessoas aproveitando o tempo com sua família ou colegas de quarto pode aumentar a sensação de solidão, por exemplo. Fazer postagens que não recebam muitos comentários ou respostas também pode provocar sentimentos de ansiedade ou depressão.

Não há necessidade de evitar completamente as mídias sociais. Apenas fique ciente de como isso afeta seu humor e passe para uma atividade diferente se começar a notar um impacto negativo.

Conheça seus vizinhos

Sim, você precisa manter uma distância física de 6 pés de outras pessoas. Mas não deixe que isso impeça você de conversar com seu vizinho do outro lado do corredor ou do seu pátio traseiro. Desde que você esteja saudável, você pode até sentar e conversar do lado de fora, desde que mantenha distância.

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Considere promover ou adotar um animal de estimação

Os abrigos de animais em sua área ainda estão funcionando? Você conhece alguém que precisa encontrar um lar para um gato, cachorro ou outra criatura pequena?

Se suas circunstâncias financeiras e situação de vida permitirem, encontrar um amigo peludo pode ajudá-lo a evitar a solidão durante o distanciamento social do COVID-19. Animais de estimação oferecem companhia e amor, sem compromisso. Ao levar para casa um animal de estimação, você também ajuda a aliviar o fardo dos abrigos, que podem ficar sem recursos financeiros ou não ter voluntários durante essa crise.

Se não tiver certeza de um compromisso de longo prazo com a adoção de animais de estimação, considere também promover temporariamente um animal em necessidade. Muitos donos de animais que ficam doentes ou precisam passar algum tempo no hospital precisarão de alguém para cuidar do animal.

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Lembre-se de criar um plano para os cuidados do seu animal de estimação, se você já tem um animal de estimação ou planeja adotar, caso fique doente.

Se você estiver de boa saúde, mas não puder ter um animal de estimação ou não se sentir capaz de adotar, pergunte ao seu abrigo local se ele precisa de voluntários.

Mantenha-se fisicamente ativo

Sim, na maioria dos casos, você ainda pode sair! Exercício e luz solar podem melhorar seu humor e oferecer benefícios adicionais à saúde física e emocional durante períodos de estresse.

Quando você não tem muito mais o que fazer, longas caminhadas podem oferecer oportunidades para atenção plena, apreciação do mundo em geral e até meditação em movimento. Jogging, ciclismo e skate também são ótimas atividades. Mantenha distância, mas aumente seu senso de conexão com a comunidade sorrindo, acenando ou cumprimentando as pessoas por quem você passa – mesmo que você normalmente evite o contato visual. Compaixão e solidariedade são mais importantes agora do que nunca.

Apenas pratique uma boa higiene: tome cuidado para não tocar nas coisas, leve desinfetante para as mãos e lave as mãos com frequência.

Positivo restante durante uma pandemia

A pandemia de coronavírus pode ser um dos eventos mais desafiadores que você já experimentou. Viver sozinho, sem amigos ou familiares para oferecer conforto e apoio, só pode piorar os sentimentos de medo, ansiedade e mal-estar.

Mas tenha em mente que seu isolamento não vai durar para sempre. É difícil ficar sozinho, mas lembre-se do motivo: mantendo distância, você está fazendo sua parte para ajudar a reduzir a propagação do vírus e proteger a si e a seus entes queridos. Manter esse objetivo em mente pode ajudar a reduzir o sofrimento do distanciamento social do COVID-19.

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Uma solução de telessaúde para profissionais de saúde mental

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Referências:

  1. Bokat-Lindell, S. (2020, 17 de março). Como se distanciar socialmente e manter a sanidade: Um guia de especialistas em saúde pública e jornalistas. O jornal New York Times. Recuperado em https://www.nytimes.com/2020/03/17/opinion/coronavirus-social-distancing.html
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  7. Miller, G. (2020, 16 de março). O distanciamento social evita infecções, mas pode ter conseqüências não intencionais. Ciência. Recuperado em https://www.sciencemag.org/news/2020/03/we-are-social-species-how-will-social-distancing-affect-us
  8. Novotney, A. (2019). Isolamento social: isso pode te matar. Monitor em Psicologia, 5(50), 32. Recuperado de https://www.apa.org/monitor/2019/05/05/ce-corner-isolation






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