cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Indefinido

Imagem: Dark Star Pictures e Uncork’d Entertainment

io9 ComentáriosCríticas e análises críticas de filmes, programas de TV, quadrinhos, livros e muito mais favoritos dos fãs.

Muito antes de a internet invadir todos os aspectos da cultura, um par de amigos que se uniram pela primeira vez por causa de seu amor por histórias em quadrinhos e Captain Beefheart sonhou “um estranho culto marginal especificamente para esquisitos ”que caminhariam na linha entre a sinceridade e a paródia. Assim nasceu a Igreja do SubGenius.

Para quem nunca ouviu falar da Igreja do SubGenius – ou mesmo para quem consegue identificar instantaneamente sua imagem mais icônica, o clip-art que supostamente retrata o fundador JR “Bob” Dobbs – o novo documentário de Sandy K. Boone JR “Bob” Dobbs e a Igreja do SubGenius chegou. Usando entrevistas contemporâneas e mais antigas, animação, filmagens VHS antigas e clipes de arquivo, o filme oferece uma janela divertida para o reino da contracultura que gerou (principalmente) o caos bem-humorado nos anos dourados pouco anteriores às mídias sociais.

“Amamos a variedade de coisas ridículas das quais os seres humanos podem se convencer”, lembra o Rev. Ivan Stang (um pseudônimo SubGenius, que a maioria dos membros parece ter), que conheceu o Dr. Philo Drummond (também um pseudônimo) no final dos anos 1970 Texas. Eles compartilhavam o fascínio pela literatura extremista e “panfletos malucos”, como os tratados religiosos de Jack Chick, e por diversão faziam coisas como pregar peças no rádio CB, fingindo ser invasores alienígenas e geralmente com o objetivo de confundir quem quer que por acaso tropeçasse em seus transmitido.

Indefinido

Dr. Ivan Stang vestindo uma camiseta JR “Bob” Dobbs.
Imagem: Dark Star Pictures e Uncork’d Entertainment

Com esse espírito irreverente, eles montaram um pequeno panfleto próprio. A manchete maior gritava “O mundo acaba amanhã e VOCÊ PODE MORRER!”, Com seções menores fazendo grandes perguntas como “As pessoas acham que você é estranho? Você?” e “Os monstros espaciais alienígenas estão trazendo um novo mundo surpreendente?” Conforme o folheto começou a circular e encontrar um público, uma comunidade de pessoas que compartilhava do senso de humor decididamente excêntrico de Stang e Drummond começou a crescer.

À medida que a Igreja do SubGenius se expandia, o mesmo acontecia com os ensinamentos de JR “Bob” Dobbs, que mais ou menos se resumem a uma ideia (transmitida por deuses espaciais alienígenas) de que pessoas normais e chatas estão envolvidas em uma conspiração para privar os membros de ” folga ”(uma mercadoria vaga, mas valiosa entre a tripulação do SubGenius; é basicamente o que quer que te traga alegria além da maneira esperada de fazer as coisas). Uma data de arrebatamento, fixada no então longínquo ano de 1998, prometia que aqueles alienígenas voltariam para levar os SubGeniuses para o paraíso. Toda essa pompa se tornou ainda mais teatral quando o grupo SubGenius começou a realizar convenções estilizadas como reavivamentos de tendas e, eventualmente, estridentes apresentações ao vivo para platéias pagantes. Era meio que uma arte performática, mas também meio que não, com uma borda deliberadamente embaçada no meio de tudo.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Embora certas celebridades de pensamento livre estivessem entusiasmadas e até influenciadas pela Igreja do SubGenius – Nick Offerman, Penn Jillette, Richard Linklater e Jerry Casale de Devo foram entrevistados no documento, com rostos famosos como Paul Reubens e Matt Groening aparecendo em clipes mais antigos – a grande imprensa não tinha certeza do que fazer com isso. “Na ausência da internet, era uma espécie de meme para a mídia”, lembram os fundadores, e o doc nos mostra o tipo de cobertura que a igreja recebeu em seu apogeu; alguns meios de comunicação entendem que esta foi uma situação irônica, enquanto outros se preocuparam com as vibrações do culto, especialmente considerando todos os real cultos do fim do mundo perigosos na história recente, como Jonestown, Portão do céue o Ramo Davidiano.

Ilustração para o artigo intitulado Tihe Church of the SubGenius / i Documentário examina o culto de um culto

Imagem: Dark Star Pictures e Uncork’d Entertainment

Muitos desses erros de interpretação poderiam ser ridicularizados por meio do lema do grupo – “Fodam-se se eles não aceitam uma piada” -, mas os líderes do grupo começaram a perceber que alguns de seus próprios seguidores também estavam ficando confusos. Quando a mídia não “entendia”, era engraçado. Quando era alguém que acreditava fervorosamente que JR “Bob” Dobbs era uma pessoa real, uma figura religiosa real, não era tão engraçado. “Eu abandono o personagem agora porque houve muitos malucos”, diz Stang no documentário. “A verdadeira mensagem é: pense por si mesmo. Seja um líder ”, acrescenta Drummond a certa altura, admitindo que isso nem sempre estava claro para todos os que se sentiam atraídos pelo grupo.

Esse não é o único assunto incômodo que surge no documentário; depois que 1998 veio e se foi sem o arrebatamento prometido, e a internet começou a fazer coisas como religiões marginais por correspondência parecerem desatualizadas, a identidade da Igreja do SubGenius vacilou um pouco. Isso não foi ajudado por um evento infeliz da marca SubGenius que pareceu roubar o tiroteio em Columbine em 1999. Mas, eventualmente, a Igreja do SubGenius foi capaz de evoluir para sua iteração atual (e ainda lucrativa, de acordo com Stang) como um uma espécie de cápsula do tempo dedicada à sua própria existência estranha; inclui um podcast e um site com estilo retrô que prega a mensagem de Bob e vende seus panfletos e outras mercadorias.

Indefinido

Imagem: Dark Star Pictures e Uncork’d Entertainment

Mas hoje em dia, como os fundadores apontam com mais do que uma ponta de tristeza, o ethos da Igreja do SubGenius está meio fora de sintonia com nossa realidade atual, considerando a forma como a internet achatou todos os aspectos da cultura, e como nós está à mercê de um presidente que existe em um mundo de fantasia criado por ele mesmo. Como Drummond coloca, “Não há realmente espaço para um brincalhão ‘nós contra eles’ quando as notícias tornam isso real”.

Para os curiosos, porém, JR “Bob” Dobbs e a Igreja do SubGenius captura um período da história em que se rebelar contra os limites da realidade ainda pode ser uma experiência de mudança de vida carregada positivamente.

JR “Bob” Dobbs e a Igreja do SubGenius estará nos cinemas virtuais em 16 de outubro e sob demanda em 20 de outubro.


Para saber mais, certifique-se de nos seguir em nosso Instagram @io9dotcom.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
READ  Google baniu o aplicativo Infowars para Android por alegações falsas de coronavírus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *