Retorno do zumbi de baixo pagamento
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[this] é mais uma peça muito necessária para o acesso mais amplo ao quebra-cabeça de crédito.

Watt quer voltar aos bons velhos tempos em que você podia comprar uma casa com 3% de desconto e, em particular, ele quer que os pobres possam comprar uma casa alavancada em 33: 1.

É o retorno de uma péssima idéia, um zumbi que pensei ter sido destruído quando a bolha imobiliária estourou. Muitos proprietários de imóveis, de todos os níveis de renda, eram altamente alavancados e compravam mais casas do que podiam pagar. Eles apostaram que os preços da habitação subiriam para sempre. Muitos perderam essa aposta. Eles foram feridos, seus vizinhos foram feridos e as instituições financeiras que mantinham suas hipotecas foram feridas. Quando a bolha imobiliária estourou e as instituições financeiras entraram em colapso, a economia global afundou. O excesso de alavancagem e pequenos adiantamentos (e não apenas para os pobres) contribuíram significativamente para a bolha imobiliária, a crise financeira e a grave recessão resultante.

Em maio do ano passado, escrevi:

Ao nomear o Sr. Watt, o Presidente sinaliza um retorno à filosofia pré-crise de regular o risco de financiamento imobiliário. Isso é um grande erro. O Sr. Watt não deve ser confirmado como chefe do FHFA.

Há uma troca que você obtém quando as políticas incentivam a expansão do crédito. Mais pessoas são capazes de comprar coisas que não poderiam pagar, mas, ao mesmo tempo, mais pessoas acabam tendo problemas de crédito. Esse saldo claramente foi longe demais na direção do crédito fácil no final dos anos 90 até o final dos anos 00.

Em sua busca interminável de ser “proprietária profissional”, por mais de duas décadas, formuladores de políticas e funcionários eleitos em ambos os lados do corredor aproveitou todas as oportunidades para expandir o crédito e subsidiar a compra de imóveis. A estrutura regulatória dos GSEs permitiu que eles ignorassem os custos e riscos dessas ações até que tudo implodisse.

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O debate habitacional habitual sobre a esquerda e a direita no centro da cidade centra-se em se alguém deve distorcer a política para dar tratamento preferencial aos mutuários pobres. A extrema esquerda diz que sim, e muitos à direita dizem que não. O anúncio de Watt é consistente com a visão da esquerda, pois ele parece estar considerando reduzir o requisito de adiantamento para tomadores pobres (tecnicamente “tomadores de baixa riqueza”, que estarão altamente correlacionados com tomadores de baixa renda).

Mas muitos da direita (incluindo aqueles que se opunham a reformas agressivas de GSE e eram bastante amigáveis ​​com a pré-crise de Fannie e Freddie) apoiavam igualmente pagamentos baixos, desde que estivessem disponíveis para compradores de casas de renda média e alta. Pense com cuidado, republicanos do Congresso, antes de atirar pedras em seus amigos progressistas à esquerda. Watt quer facilitar para as pessoas pobres comprarem muita casa. O problema é a parte da casa demais, não a parte pobre.

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Minha reclamação não diz respeito principalmente à redução do requisito de adiantamento dos GSEs para devedores pobres, está fazendo com que essa política seja alterada para quaisquer devedores. A política não deve incentivar ou subsidiar (explícita ou implicitamente) quem compra uma casa alavancada em 33: 1, seja ele pobre ou rico. Se os formuladores de políticas desejam incentivar a propriedade de casa, devem incentivar responsável proprietário, o que significa que você foi paciente e sábio o suficiente para economizar um adiantamento significativo.

Para muitas pessoas pobres, um requisito maior de pré-pagamento significa que eles precisam comprar uma casa menor ou trabalhar e economizar mais para pagar um pré-pagamento maior, ou alugar ao invés de comprar. Eu acho que todos os três resultados são melhores do que incentivar as pessoas a comprar casas que não podem pagar, do que apostar (novamente) que os preços da habitação sempre subirão, do que inflar uma nova bolha imobiliária e do que criar um novo lote de ativos financeiros tóxicos relacionados à habitação com base em hipotecas ruins.

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O anúncio de Watt reforça minha opinião de que os GSEs e sua estrutura reguladora devem ser completamente substituídos por um mercado de financiamento habitacional puramente privado. Qualquer estrutura regulatória substituta que permita ao governo determinar a estrutura das hipotecas estará sujeita a distorções como a que Watt está prestes a reviver. Se o equilíbrio do poder legislativo exige que a habitação para pessoas pobres seja subsidiada, a maneira correta de fazer isso é combinar um mercado livre de hipotecas com subsídios explícitos dentro do orçamento para os pobres e com os subsídios direcionados à renda e não à renda. tornando os pagamentos mais baratos.

Vamos lembrar o passado recente e não repetir esses erros novamente.

(crédito da foto: Andrew Becraft)



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