Respirar profundamente é bom para você?
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Por Reuben Brody

Até os SEALs da Marinha usam respiração para se auto-regular.

“O frio é o melhor professor”, diz Wim Hof. Então ele mergulha em um lago congelado e nada sob o gelo por três a cinco minutos sem respirar.

Wim também escalou o Everest em calção de banho, superou o Monte Sniezka na Polônia no auge do inverno em nada além de shorts e ficou submerso em um banho de gelo por duas horas, mantendo uma temperatura corporal estável.

Embora a mídia o tenha chamado de super-humano, ele prefere Iceman. Ele não é uma aberração da natureza. Ele é holandês, mora em uma casa flutuante e parece estar careca. Sua capacidade de suportar extremos vem de uma prática respiratória simples, porém demorada, que você pode aprender por meio de seu site por US $ 1.000.

Funciona? Eu fiz isso e sim, é impressionante. Eu fui capaz de prender a respiração por 20 segundos para fechar por cinco minutos. Descobri (quando estava praticando) que podia suportar o Pacífico no inverno sem roupa de mergulho e que ansiava por banhos frios. Eu consegui lidar melhor com o estresse e fui para os níveis de David Lynchian em minha prática de Meditação Transcendental.

Minha prática atrofiou, mas minha compreensão do poder da respiração não. Existem muitos exercícios para substituir a marca de Hof, e eles consomem muito menos tempo e ainda trazem benefícios.

Respirar é tão simples, mas muitas vezes esquecido em nossas vidas diárias. Você está lendo isso, talvez em sua mesa, e em dólares para rosquinhas, você está respirando superficialmente, um processo que nega o oxigênio do seu corpo.

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Quando você inspira, o oxigênio alimenta suas células, que alimentam seu corpo, que produz dióxido de carbono, um veneno que você precisa expirar. Este processo nutre seu corpo. No entanto, quando você está estressado ou assustado, seu sistema nervoso entra em ação de luta ou fuga e sua respiração se torna irregular ou superficial. As células sofrem. A fisiologia está comprometida. O estresse físico afeta os pensamentos no cérebro, bem como os sentimentos no relógio.

As reações emocionais e cognitivas podem funcionar em conjunto, mas o fazem com um maestro rotativo. Os terapeutas cognitivo-comportamentais se referem aqui a um triângulo: no topo estão os pensamentos, influenciando os sentimentos; enquanto nos pontos da base encontramos emoções, influenciando como nos comportamos e comportamentos, influenciando como pensamos e sentimos. Esses pontos no triângulo são ruas de mão dupla. Como você pensa pode influenciar como você se comporta e se sente, mas como você se comporta pode influenciar como você pensa e se sente, etc.

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Respirar faz parte do seu comportamento. Você pode ter um pensamento nervoso que está tirando a respiração e corrigi-lo pode levar a uma melhora fisiológica. No entanto, você pode não saber o que está fazendo você se sentir ansioso, e essa falta de consciência faz sua mente girar em círculos, tentando resolver o problema, e isso deixa sua respiração totalmente descontrolada, o que piora tudo. A álgebra do triângulo CBT permite resolver pensamentos e sentimentos trabalhando no comportamento e vice-versa.

Respiração é a chave para resolver a equação do comportamento. Ao firmar a respiração, você pode acalmar o corpo a um ponto em que ele pode ver as coisas claramente. Isso aliviará o estresse, o que pode ajudá-lo a enfrentar o problema de frente, ou criará espaço para você reconhecer o problema. Depois disso, você pode validar o problema e substituí-lo por um pensamento melhor.

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O método Wim Hof ​​é bastante complexo e envolve alguns exercícios extremos; se isso lhe parecer atraente, e você tiver tempo e dinheiro, dê o que lhe é devido. No entanto, em uma pitada, a técnica de respiração da TCC é muito mais simples. Para fazer isso, sente-se confortavelmente em uma cadeira, pés no chão e respire calmamente no diafragma e solte-o por quatro segundos; depois, segure-o por quatro segundos e inspire; enxágüe e repita por cinco a dez minutos. Os Navy SEALs também usam uma versão dessa técnica, chamada Box Breathing, para ajudá-los no estresse da batalha.

Quer se trate de uma guerra, um banho de urso polar ou um compromisso de falar em público, o estresse destrói o corpo e a mente. Mas pensar nisso como professor é uma maneira positiva de encará-lo. Quando sofria de ansiedade, lembrei-me de praticar a respiração durante todo o dia e também a usava quando confrontada com vários gatilhos: se eu estivesse em Lyft, se estivesse em uma longa fila de caixas e sempre que Donald Trump estava no noticiário.

A prática faz a perfeição.

Se você deseja obter mais informações sobre a respiração e como isso pode beneficiá-lo, ou se você simplesmente deseja mais prática sobre como implementar a respiração consciente em sua vida diária, entre em contato conosco para marcar uma consulta. Se você deseja obter mais informações, pode ler mais sobre aconselhamento sobre crescimento pessoal em nossa página dedicada.

Foto de Fabian Møller no Unsplash

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