3 lições de liderança de uma pandemia global
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Questões de liderança - agora mais do que nunca 1

Por Dave Wakeman

Ainda estou preso aqui em Washington, DC, até pelo menos 15 de maio. Isso me dá muito tempo para ensinar mal a 4ª série e pensar sobre a vida, os negócios e o que vem a seguir. Também me dá tempo de sobra para assistir as notícias – e eu tenho lutado contra esse desejo, porque é frustrante ver muitas demonstrações de fraca liderança quando uma liderança forte é necessária.

Mas, para trazer de volta ao positivo, também podemos ver com grande clareza a importância da liderança, que nem é boa. Aqui estão alguns princípios que me foram reforçados durante esse período de incerteza:

1. Liderança é sobre visão: Ao lado da minha mesa, mantenho uma caixa de sombra com um perfil de Franklin Delano Roosevelt. Eu mantenho-o lá por causa da famosa citação de FDR: “A única coisa que temos a temer é o próprio medo”. Para mim, é um lembrete constante de que devemos ter coragem.

Coragem exige visão – visão de um futuro melhor e um melhor resultado para nossas equipes de projeto. Ao sairmos dessa crise, precisamos estar prontos para fornecer uma visão para nossas equipes de como vamos crescer com essa experiência, o que faremos para superar obstáculos e que crescimento e oportunidade futuros podemos esperar .

Em muitos lugares no momento, não vemos isso. E a falta de uma visão clara para o futuro e como sairemos dessa pandemia está causando mais danos do que o necessário. Isso porque os negócios, a sociedade e a vida são todos construídos sobre uma base de confiança. Quando você não tem a confiança de que tudo vai dar certo ou ter orientação, fica fácil ficar desmoralizado.

READ  17 perguntas para reuniões de lançamento do projeto + lista de verificação

2. Os líderes não gerenciam: Eu sou tão bem-sucedido quanto eu, porque deixo as pessoas fazerem seus trabalhos.

Também lhe digo com sinceridade total que pareço tão inteligente quanto você pensa que sou por causa de todas as pessoas que estão dispostas a compartilhar comigo suas idéias, experiências e perspectivas.

Essa é uma maneira cansativa de eu lhe dizer: você não pode ser especialista em tudo. Como líder, você precisa reconhecer seu papel no projeto e deixar que os especialistas façam seu trabalho. É para isso que eles servem.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Ninguém é especialista em tudo, e quem está afirmando que está tentando enganá-lo. Essa crise deve abrir a ideia de que nenhum de nós, como indivíduo, pode executar com êxito todas as áreas de um projeto. De fato, essa crise deve destacar o poder dos especialistas, ponto final.

Para alcançar o sucesso, é essencial não microgerenciar, dar a nossas equipes uma meta e uma direção claras – e sair do caminho delas para que elas possam fazer seu trabalho.

3. Os líderes aceitam a responsabilidade: Penso em uma cena de Batman v Superman, quando a Mulher Maravilha corre na frente de Batman para desviar os lasers do metahumano que estava atacando Metropolis e Gotham City.

Má analogia, mas para mim a Mulher Maravilha é um ótimo exemplo para os líderes. Ela pulou na frente de Batman para protegê-lo, para que ele pudesse voltar para o Batplane e criar uma nova estratégia para derrotar a besta com sua inteligência e seu arsenal de gadgets.

Como líderes, precisamos pensar em nós mesmos como Mulher Maravilha a esse respeito. Um líder deve proteger sua equipe para poder fazer o trabalho necessário para o sucesso do projeto. É relativamente fácil desviar a atenção, culpar ou jogar alguém embaixo do ônibus. Mas a verdadeira liderança implica lidar com o calor de fontes externas e pessoas que procuram atacar ou desacelerar seu projeto.

READ  Até 124.000 empregos no setor de aviação podem ser perdidos, alerta relatório

Em nossa crise atual, vimos muitos exemplos de líderes tentando culpar os outros, assumir responsabilidades e se afastar do papel de chefe do projeto quando as coisas não estão indo bem.

Isso não é realmente liderança, no entanto. Está brilhando: o ato de liderar de frente quando as coisas estão indo muito bem e correndo para se esconder quando as nuvens de tempestade entram.

Espero que todos estejam seguros e espero que possamos começar a ganhar controle sobre essa pandemia para que possamos retornar aos nossos projetos, recreação e vida. Até lá, continuarei a considerar as lições aprendidas sobre liderança enquanto assisto a crise.

O que você aprendeu sobre liderança após a pandemia do COVID-19?

Publicado
                de David Wakeman
em: 24 de abril de 2020 12:53 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *