Woman in bed on her laptop
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Mulher na cama em seu laptopMuitas pesquisas apóiam a crescente popularidade crescente dos serviços de saúde telementais. Os anúncios para esses serviços são bastante difundidos – você provavelmente já viu alguns.

Esses anúncios ajudam a normalizar a terapia, tornando fácil (e perfeitamente comum) conversar com um profissional sobre sintomas de saúde mental. Mas eles podem não necessariamente oferecer uma imagem completa do que a saúde telemental pode realizar.

É difícil negar os benefícios potenciais da terapia on-line. Aumenta enormemente a acessibilidade da terapia para muitos, incluindo pessoas que vivem em áreas rurais, não têm facilidade de mobilidade ou que acham difícil sair de casa. Os serviços de saúde telemental geralmente custam menos que a terapia presencial, o que pode ajudar a quebrar a barreira de custos que impede muitos de procurarem apoio profissional.

Além desses benefícios, a terapia on-line não é adequada para todos. Pode funcionar bem como um tratamento para certos sintomas de saúde mental, mas algumas situações podem exigir uma abordagem de terapia presencial mais tradicional. Continue lendo para saber mais sobre quando os serviços de saúde telementais podem oferecer mais benefícios – e quando é provavelmente o melhor procurar suporte offline.

A terapia de sinais pode ser útil em um ambiente on-line

Quando se trata de procurar terapia, o resultado mais importante, é claro, é conseguir um bom apoio. Para algumas pessoas, a terapia on-line é a melhor ou a única maneira de obter esse suporte.

Certas preocupações de saúde mental, incluindo depressão, podem dificultar a saída da cama todas as manhãs e muito menos sair de casa para uma consulta de terapia. Mas sem terapia, a depressão geralmente não melhora. Isso pode criar uma situação angustiante, às vezes perigosa, fatal para muitas pessoas que vivem com sintomas graves de depressão.

A saúde telemental oferece uma abordagem para esse problema: terapia que pode ser acessada em casa, em qualquer situação. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley apóia esta descoberta: Um estudo encontrou evidências para sugerir 318 pessoas que usam um serviço de terapia on-line para lidar com os sintomas da depressão.

A decisão de procurar terapia e a escolha da abordagem terapêutica são pessoais. As considerações a seguir podem ajudá-lo a decidir se a terapia on-line pode ter benefícios em sua situação:

  • A terapia presencial não funcionou bem para você no passado.
  • Você tem problemas para sair de casa.
  • Sua localização o coloca fora do alcance fácil dos terapeutas.
  • Seus sintomas não são graves ou com risco de vida.
  • Você não pensa em suicídio ou ferir outras pessoas.
  • Você entende como os serviços de saúde telementais funcionam e se sente à vontade com a abordagem.
  • Você prefere conversar com alguém mais regularmente do que uma vez por semana.
  • Você não pode pagar terapia cara a cara.
  • Seus sintomas de saúde mental são de natureza mais recente, não estão enraizados no início da vida ou em anos de angústia.
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Melhores tipos de terapia para praticar on-line

A pesquisa existente sobre terapia on-line concentra-se amplamente na terapia cognitivo-comportamental. A TCC é uma das abordagens de tratamento mais amplamente usadas, principalmente para sintomas de depressão.

A maioria dos estudos descobriu que a TCC é uma abordagem eficaz da terapia on-line. Um artigo de revisão de 2017 considerou quase 400 artigos de pesquisa publicados sobre TCC na Internet, encontrando evidências que sugerem que ele traz benefícios para as pessoas que enfrentam uma série de preocupações, incluindo:

Pesquisa de 2013 encontrou evidências para sugerir que a terapia psicodinâmica on-line poderia ter benefícios para os sintomas de ansiedade e depressão.

A terapia interpessoal online também parece ter benefícios para os sintomas da depressão, de acordo com a pesquisa de 2013.

O aconselhamento de casais é outra abordagem que ganha força online. Entretanto, as pessoas que consideram aconselhamento on-line podem achar mais eficaz quando conduzidas por meio de bate-papo por vídeo, em vez de email ou mensagem de texto.

Assina que um tipo de terapia não é adequado a um ambiente on-line

A terapia on-line nem sempre é recomendada. Alguns profissionais de saúde mental expressaram a opinião de que, para algumas condições de saúde mental, a terapia on-line é não melhor do que nenhuma terapia. Em vez disso, pode realmente ter um impacto negativo. O raciocínio aqui é que a terapia on-line não oferece muitas oportunidades para o relacionamento necessário para um forte relacionamento terapêutico.

Dito isto, algumas pessoas que sofrem um profundo sofrimento podem achar reconfortante o anonimato relativo da terapia on-line. Pode parecer mais fácil falar sobre abuso, estupro ou pensamentos de suicídio através da configuração mais removida de uma tela de smartphone ou computador. Mas as pessoas que precisam desenvolver confiança em seu terapeuta antes de se abrir podem não achar fácil compartilhar seus sintomas ou dores com alguém que nunca conheceram ou interagiram pessoalmente.

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Um dos principais argumentos contra os serviços de saúde telementais é essa falta de contato pessoal, que muitos acreditam essencial para o sucesso da terapia. A realização de uma sessão de terapia por meio de bate-papo por vídeo seguro permite alguma interação cara a cara, mas, ao mesmo tempo, muitas nuances de tom, linguagem corporal ou expressão podem desaparecer em uma tela pequena, conexão fraca ou dificuldades técnicas.

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Pesquisas descobriram que os sintomas de depressão e ansiedade tendem a responder bem ao formato da terapia on-line, e muitas pessoas vêem melhorias. No entanto, quando esses sintomas se desenvolvem em resposta a uma angústia profunda, como a resultante de negligência ou abuso na infância, uma configuração on-line pode não fornecer o espaço necessário para se chegar ao cerne dessa dor profunda. Os sintomas podem melhorar por um tempo, mas se a causa subjacente não for tratada, eles podem retornar.

Nem sempre é necessário um diagnóstico para um tratamento eficaz. Muitas vezes, obter ajuda para os sintomas leva à melhora, que normalmente é o objetivo do tratamento. No entanto, as pessoas que precisam de um diagnóstico específico para fins de seguro, ou as que simplesmente desejam mais informações sobre o que estão passando, podem achar mais difícil compartilhar as informações necessárias para receber um diagnóstico preciso. Da mesma forma, os terapeutas podem achar mais difícil fazer o diagnóstico correto por meio de um formato online.

A terapia on-line geralmente não é recomendada para pessoas com sintomas ou preocupações graves que podem exigir avaliação cuidadosa. Depois de iniciar um plano de tratamento com um terapeuta pessoalmente, você poderá passar para uma abordagem on-line a tempo, mas poderá achar mais benéfico procurar apoio pessoalmente para sintomas de:

Algumas abordagens terapêuticas simplesmente não funcionam bem em um formato online. É melhor procurar apoio pessoalmente se você estiver interessado em tratamentos como:

No final, somente você pode decidir a abordagem certa para suas necessidades. A terapia on-line ajudou muitas pessoas, por isso é digno de consideração se você deseja apoio profissional, mas hesita em tentar a terapia presencial.

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