Man waving during online therapy session
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Homem acenando durante a sessão de terapia on-lineEstamos em tempos sem precedentes com o surto de COVID-19, e todos estamos nos esforçando para obter melhores práticas em matéria de higiene e distanciamento social.

Este é um momento incrivelmente difícil para ficar sozinho para muitos. Se você estiver trabalhando em casa e se mantendo isolado para evitar a infecção, estará fazendo a coisa certa. Na verdade, esse é um comportamento pró-social a serviço de nossas comunidades.

No entanto, quando essas ações corretas nos dão um tiro pela culatra – quando nossas mentes começam um ciclo negativo de afastamento de toda a vida -, podemos criar uma espiral descendente para o pensamento negativo. Terapeutas treinados em terapia cognitivo-comportamental (TCC) entendem que pensamentos negativos podem levar a emoções negativas, como pânico, medo e desesperança. Esses sentimentos podem levar a ações negativas adicionais, e o ciclo continua a se alimentar. Esse ciclo autodestrutivo pode causar estragos não apenas em nossas vidas emocionais, mas também em nosso sistema imunológico.

Estresse reduz a força do seu sistema imunológico

“Viver com medo e pânico ativa nosso sistema nervoso simpático, que libera hormônios do estresse de luta ou fuga e pode esgotar recursos preciosos que precisamos para apoiar um sistema imunológico saudável. Um sistema imunológico robusto e forte é uma excelente defesa de primeira linha contra vírus e bactérias invasores ”, diz Karin Hastik, psiquiatra integrativa e funcional de São Francisco.

Além disso, o guru da neurociência Dan Siegel afirma: “[The mind] ocorre por todo o corpo, no sistema nervoso distribuído, que monitora e influencia a energia e as informações que fluem através do coração e intestinos e até molda a atividade do sistema imunológico. ”

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Todos nós precisamos de um sistema imunológico saudável para nos proteger agora. Limitar a ingestão de mídia pode ser uma maneira de ajudar seu sistema imunológico a se tornar mais resiliente. Embora a quarentena seja uma medida para nos manter saudáveis, pode ser difícil ficar longe de emoções negativas quando nos isolamos em frente à TV e assistimos a notícias indutoras de medo sobre a pandemia de coronavírus.

A terapia on-line pode reduzir os sentimentos de isolamento

O que mais você pode fazer para interromper esse ciclo negativo quando toda a mídia ao seu redor transmite informações tão catastróficas? Como você pode fazer mais para impulsionar seu sistema imunológico, que é potencialmente sua principal defesa contra o COVID-19 neste momento?

Considere procurar um terapeuta on-line e conectar-se por videoconferência para obter ajuda.

Christopher Fagundes, professor associado do departamento de ciências psicológicas que estuda a ligação entre saúde mental e imunológica, diz: “Existem evidências de que pode ser melhor fazer videoconferência do que ter uma ligação telefônica regular para reduzir os sentimentos de isolamento”.

Embora possa parecer contra-intuitivo tentar conexão autêntica e significativa através da tecnologia, a neurobiologia do apego fala ao fato de que os neurônios-espelho são ativados enquanto estão em sintonia dentro de um relacionamento – mesmo através de uma tela.

No artigo de Praszkier de 2014, Empatia, Neurônios-espelho e SINCRONIZAÇÃO, no qual ele fala do nosso envolvimento com o filme, ele afirma: “Os neurônios-espelho embutidos em nosso cérebro refletem o movimento e os sons vistos na tela e reforçam a empatia do espectador. Mais do que isso, um caminho de empatia baseado no corpo (chamado empatia cinestésica) induz uma imagem interna dos movimentos vistos na tela. O observador essencialmente ‘simula internamente’ os movimentos observados e, sem realmente se mover, sente a própria configuração do corpo mudar em resposta. ” Meu trabalho clínico como terapeuta de movimentos somáticos também afirma isso.

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Neurobiologia interpessoal: neurônios-espelho criam empatia durante a teleconferência

Os neurônios-espelho em sincronia, ressoando juntos, também criam empatia nas relações humanas. “As conexões com os circuitos visceral e emocional agora permitem que os mesmos sistemas suportem ressonância emocional, sintonização e empatia. Supõe-se que sistemas de espelhos e comportamentos de ressonância tenham evoluído para nossa capacidade de sintonizar os estados emocionais dos outros ”, diz Louis Cozolino, autor de A neurociência dos relacionamentos humanos. Quando um se sintoniza com um apego saudável e seguro, os neurônios-espelho dentro do cérebro e do corpo se elevam para a ocasião, elevando a consciência e o bem-estar físico durante o processo de sintonização.

Siegel fala sobre como nossas próprias mentes são criadas através do contexto de informações compartilhadas com outras pessoas. “A mente é um processo relacional. A energia e a informação fluem entre e entre as pessoas, e elas são monitoradas e modificadas nessa troca compartilhada ”, diz Seigel.

A ligação segura a um terapeuta pode ajudá-lo a manter-se emocional e fisicamente saudável

Linda Graham, autora de Recuperando: Reestruturando seu cérebro para máxima resiliência e bem-estar, diz: “Se você ainda não teve a ajuda de pessoas verdadeiras o suficiente para ajudá-lo a reivindicar a primogenitura do que eu chamo de sua base interna de resiliência, você pode usar as novas experiências em novos relacionamentos para recuperá-la agora”. Um apego saudável e seguro a um terapeuta pode ajudá-lo a navegar através de sua ansiedade e medo e esclarecer como as crenças negativas podem estar minando suas melhores intenções. Reorientar seu cérebro para o pensamento positivo pode criar emoções mais dinâmicas dentro de você, que são fatores de proteção contra doenças.

Todos nós precisamos da positividade que conseguirmos agora, enquanto essa pandemia se torna nossa nova realidade. Trabalhar com um terapeuta on-line pode ser uma ótima maneira de garantir que você permaneça saudável, em sua mente, corpo e espírito, enquanto navega por esses tempos incertos.

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Referências:

  1. Cozolino, L. (2006). A neurociência das relações humanas. Nova York, NY: W.W. Norton & Company.
  2. Graham, L. (2013). Recuperando: Reestruturando seu cérebro para obter o máximo de resiliência e bem-estar. Novato, CA: Nova Biblioteca Mundial.
  3. McCaig, A. (2020, 19 de março). Como o estresse e a solidão podem aumentar sua probabilidade de contrair COVID-19. Recuperado de https://news.rice.edu/2020/03/19/how-stress-and-loneliness-can-make-you-more-likely-to-get-covid-19-2
  4. Praszkier, R. (2014, 14 de dezembro). Empatia, neurônios-espelho e SINCRONIZAÇÃO. Mente e Sociedade15, 1-25. Disponível em https://doi.org/10.1007/s11299-014-0160-x
  5. Siegel, D.J. (2010). Visão Mental: A nova ciência da transformação pessoal. Nova York: Bantam Books.






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