cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Qual é o futuro do gerenciamento de projetos? Vamos olhar para a frente e ver o que os próximos 10 anos trarão para o software de gerenciamento de projetos, trabalhos e a própria função.

O gerenciamento de projetos tem futuro?

Há uma tendência de que cada vez mais o trabalho do conhecimento seja executado de forma projetizada, o que significa que mais e mais pessoas fazem o gerenciamento de projetos como parte de seu trabalho diário.

Então, precisaremos de gerentes de projeto “profissionais” no futuro? Pessoas que apenas gerenciam projetos?

Acho que sim, porque sempre haverá projetos complexos e complicados que precisam de uma mão firme e um conjunto particular de habilidades para uma entrega bem-sucedida

À medida que o ambiente de negócios se torna cada vez mais global, digitalizado, incerto e rápido, as empresas precisam se adaptar rapidamente e trazer serviços e produtos ao mercado. Os gerentes de projeto são as pessoas que podem fazer isso acontecer.

Acho que o gerenciamento de projetos tem futuro.

Futuro do gerenciamento de projetos: empregos

O PMI diz que até 2027 os empregadores precisarão de quase 88 milhões de pessoas em funções relacionadas a projetos. A demanda global por gerentes de projeto está aumentando.

Embora o PMI seja uma organização para gerentes de projeto que prevêem a importância de sua própria comunidade e você queira levar seus números no contexto, acho que eles têm razão.

O papel do gerente de projeto há muito está mudando de alguém que pode marcar tarefas como concluídas em um gráfico de Gantt para uma posição de liderança estratégica para efetuar mudanças em uma organização.

Os gerentes de projeto ainda fornecem uma combinação humana insubstituível de liderança, integração de especialistas e comportamento ético.

~ Arup, futuro do gerenciamento de projetos

Estamos muito longe da morte do gerenciamento de projetos.

Gerenciamento de projeto híbrido: a próxima etapa para o Agile

Uma das tendências de gerenciamento de projetos que estamos vendo é a aceitação de que as abordagens de gerenciamento híbrido são o caminho a seguir.

Acho que o gerenciamento de projetos híbridos existe há muito tempo. Certamente é algo que usei: iterações contínuas para desenvolvimento com envolvimento significativo do cliente nas entregas em todos os estágios, mas gerenciado dentro de uma estrutura de governança em cascata e ciclo de vida.

READ  Sunil Prashara, Presidente e CEO do PMI (Grátis)

Francamente, híbrido não é novo.

Mas parece haver uma tendência em aceitar que abordagens ágeis como Scrum podem se encaixar em uma estrutura híbrida.

A ascensão do gerenciamento de projetos híbridos é uma boa notícia porque:

  • Os projetos estão mais complexos do que nunca
  • Eles envolvem muito mais indivíduos: mais do que caberia confortavelmente em uma equipe Scrum multi-qualificada
  • A maioria das grandes organizações não está preparada para executar toda a operação de maneira ágil.

O futuro do gerenciamento de projetos precisa ser mais ágil. De acordo com pesquisa do IPMA, apenas 47% das organizações estão usando abordagens ágeis para entrega.

E nos perguntamos por que não podemos responder às mudanças com rapidez suficiente.

O futuro é flexível

A maneira como executamos projetos tem evoluído desde que começamos a formalizar como o trabalho é feito em um ambiente de projeto.

À medida que nosso ambiente fica mais complexo, incerto e – ouso dizer, político – precisaremos de mais e mais ferramentas para ajudar a entregar projetos nesse tipo de ambiente.

Por exemplo, os gerentes de projeto precisam responder a:

  • Partes interessadas com períodos de atenção mais curtos
  • Partes interessadas com demandas conflitantes em seu tempo
  • Situações técnicas complexas e desconhecidas
  • Situações geopolíticas e sócio-políticas complexas e desconhecidas
  • Maior rotatividade de pessoal (não existe mais emprego vitalício)
  • Maiores demandas sendo colocadas nas equipes de gestão
  • Contratação colaborativa e parceria com fornecedores
  • Regulamentação e governança cada vez mais complexas.

Os gerentes de projeto precisam de opções que os ajudem a entregar. E isso significa ser capaz de escolher formas preditivas, iterativas e híbridas de entregar o trabalho e combinar o que funciona para obter os melhores resultados.

O futuro do gerenciamento de projetos depende de mais julgamento profissional e menos respostas de livros didáticos.

Software de gerenciamento de projetos: a próxima geração

O futuro do software de gerenciamento de projetos é interessante. Eu reviso muitas ferramentas de software de PM e não vejo muitas empresas dando saltos enormes em novas maneiras de fazer tarefas antigas.

No entanto, aqui estão algumas considerações para a tecnologia futura – estilo de gerenciamento de projeto.

5 temas para o futuro do software de gerenciamento de projetos

  • Blockchain
  • AI
  • Colaboração humana / máquina
  • Móvel
  • Acesso remoto

Blockchain

Precisamos saber sobre isso e como podemos aproveitar os ativos digitais para otimizar a infraestrutura, a logística e o rastreamento de dados em projetos.

Mais de 80% das organizações relatam contratar alguém com habilidades em blockchain ou planejando fazê-lo nos próximos 12 meses. Pode ser você?

AI

AI já é um recurso em algumas ferramentas de gerenciamento de projeto e o processamento robótico ajudará a automatizar as tarefas de rotina do PMO. De acordo com a Deloitte, 70% das organizações estão explorando ou usando IA.

Colaboração humana / máquina

Não sei ainda como isso seria em um ambiente de projeto, além das inovações que estamos vendo em IA, particularmente no PMO. Mas está chegando. E pode afetar empregos.

READ  Crie um CV vencedor de uma entrevista em gerenciamento de projetos

Embora eu ainda esteja otimista sobre a função do gerente de projeto, acho que outras tarefas com as quais você interage rotineiramente, como testadores de sistema, podem correr mais risco de serem automatizadas.

Esperançosamente, isso significa que o papel do humano é elevado a uma posição de liderança de conhecimento e fica livre de fazer o trabalho pesado de tarefas como teste de sistema – levando as ferramentas já em uso a um nível totalmente novo.

Móvel

Os dispositivos se tornarão mais poderosos, mas atualmente ainda não temos todas as funções do software PM disponíveis na maioria dos aplicativos móveis equivalentes. Isso terá que mudar.

Acesso remoto

Será cada vez mais importante que as ferramentas e sistemas estejam disponíveis em casa e remotamente para pessoas que trabalham fora de seus escritórios domésticos. O que significa que a conectividade e a segurança devem se estender para além das paredes do HQ.

A segurança dos dados ainda é uma parte importante para poder se instalar na mesa da cozinha e obter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que você sempre sonhou.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
5 temas para o futuro do software de gerenciamento de projetos

Gerenciamento de recursos: o próximo desafio

Apesar de toda a conversa sobre o futuro do trabalho e como o gerenciamento de projetos vai evoluir, ainda acho que temos alguns desafios em como trabalhamos agora.

Por exemplo, gerenciamento de recursos e planejamento de capacidade não são coisas fáceis de fazer. Os gerentes de projeto não têm as ferramentas para gerenciar com eficácia a carga de trabalho entre as equipes porque a solução necessária depende da adoção de software pela empresa.

Fazer com que todos façam planilhas de horas e planejamento de recursos apenas para que as equipes de projeto saibam quem está disponível para trabalhar? Não, obrigado.

Infelizmente, a menos que obtenhamos uma adesão estratégica para o gerenciamento de projetos de forma profissional, o desafio do planejamento de recursos não chegará a lugar nenhum tão cedo.

Projetos no quadro: os próximos profissionais

O artigo de liderança de pensamento colaborativo da Arup no futuro do gerenciamento de projetos fala sobre todas as 100 principais empresas que têm um profissional de gerenciamento de projetos em pelo menos um cargo de diretoria até 2030.

Se levamos a sério a melhoria da entrega do projeto e a entrega de projetos estrategicamente alinhados que geram valor comercial, precisamos que as organizações levem a entrega do projeto a sério. E isso significa elevar a discussão além dos gerentes seniores ao conselho de administração.

A função de Chief Project Officer (na minha opinião) já deveria ter ocorrido há muito tempo. Com a supervisão executiva de pessoas que realmente entendem, os projetos teriam mais chance de serem concluídos com sucesso – e menos projetos vaidade seriam iniciados.

Habilidades digitais: a próxima competência para gerentes de projeto

Habilidades digitais são importantes para os gerentes de projeto do futuro (e – com toda a franqueza, para aqueles de nós que trabalhamos como PMs hoje).

READ  A dívida do governo atinge o recorde de £ 2 trilhões em meio ao esforço de alívio da Covid-19

O relatório da CBI sobre o que é necessário para criar uma economia de inovação líder mundial afirma que aprimorar as habilidades digitais das pessoas é essencial. O pipeline de habilidades digitais não é tão bom no momento e eles sugerem que mais precisa ser feito para incentivar uma ambição maior nessa área.

A pesquisa do PMI, O gerente de projetos do futuro: desenvolvendo habilidades de gerenciamento de projetos na era digital para prosperar em tempos turbulentos (2018), tem temas semelhantes.

As habilidades digitais importantes para os gerentes de projeto são:

  • Análise, análise e gerenciamento de dados
  • Segurança e proteção de dados
  • Conformidade legal e regulatória
  • Colaboração e liderança online
  • Gestão do conhecimento
  • Tomada de decisão baseada em dados.

Adicione a tudo isso uma habilidade não digital de resiliência. Com todas essas mudanças, interrupções e digitalidades, a capacidade de lidar com os altos e baixos do trabalho será essencial.

habilidades digitais essenciais para gerentes de projeto

O papel dos gerentes de projeto no futuro

O futuro do gerenciamento de projetos é brilhante. Permanece uma forte demanda por pessoas que realizam mudanças.

Acredito que muitas das coisas mundanas de ser um gerente de projeto irão embora eventualmente, à medida que nossas ferramentas exploram os avanços da tecnologia que já existem.

O PM deixará de ser visto por alguns executivos como uma função administrativa em direção à parceria estratégica que tem potencial para ser em todos os negócios – não apenas nas empresas esclarecidas com altos níveis de maturidade em gerenciamento de programas.

As habilidades dos gerentes de projeto têm mudado para as coisas “leves” há anos. Isso será ainda mais importante com a forma como o futuro do trabalho está indo.

Os gerentes de projeto precisarão ser os humanos na equipe. Precisamos nos conectar com outras pessoas com as habilidades que você não pode obter de seu colega robô:

  • Empatia
  • Pensamento estratégico
  • Diversão
  • Criatividade
  • Motivação e persuasão
  • Atendimento ao cliente atencioso
  • Ouvindo.

Olhando para a frente: Resumo

O gerenciamento de projetos evolui para atender às necessidades dos problemas atuais do local de trabalho. Estamos enfrentando os tipos de evolução que estamos vendo no trabalho porque a própria natureza do trabalho exige isso.

Eficiência é mais do que ter o processo certo. É também ter a capacidade como uma equipe – não apenas como gerente de projeto porque a função está ficando muito grande para uma pessoa fazer tudo – para liderar um trabalho cada vez mais complexo e resolver problemas difíceis quase diariamente.

Nós podemos fazer isso. Estamos fazendo isso. E os melhores gerentes de projeto estão melhorando a forma como fazem isso todos os dias. Você está?

Pin para leitura posterior:

futuro do gerenciamento de projetos
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *