Projetos de software: melhor estimativa e controle
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Quase todo mundo hoje em dia avalia os pontos da história do software. Mas o que é um argumento? Para toda equipe ágil, isso significa algo diferente.

Para uma equipe ágil autônoma, o argumento é bom, trata-se principalmente de esforço e tempo gasto do que uma medida da funcionalidade fornecida. Tarefas que realmente não fornecem funcionalidade também são medidas nos SPs.

O trabalho de um gerente de projetos de software é muito mais do que apenas apresentar um gráfico de detalhamento, ele precisa de algo mais orientado ao usuário e mais universal. Métricas apropriadas são essenciais em um projeto bem gerenciado. Os SPs são inadequados para os PMs, exceto para a estimativa e medição no contexto de uma única equipe ágil.

Por acaso, existe uma boa técnica para estimativa e medição de projetos de software. Muitas pessoas não sabem disso, nem sabem como usá-lo efetivamente. Os B.A.s têm uma grande oportunidade de apresentar isso e aumentar a segurança dos projetos de software.

Antes de mergulhar na resposta, vamos dar uma outra olhada no contexto mais amplo.

  1. Os orçamentos para alterações de software geralmente são atribuídos no nível do projeto, não para um fluxo de trabalho (que é como as equipes do Agile são configuradas). As estimativas das equipes ágeis são baseadas em pontos da história, que podem variar muito de equipe para equipe e organização para organização.
  2. A gerência sênior de TI espera que os PMs forneçam datas de entrega confiáveis, estimativas de custos firmes com base na funcionalidade esperada – tudo antecipadamente. Os pontos da história não são uma métrica adequada para contratos de desenvolvimento.
  3. As práticas ágeis são muito eficazes na produção de software – o cliente geralmente obtém o que deseja, no devido tempo. No entanto, as equipes Agile lutam com a estimativa de todo o projeto.
  4. As equipes ágeis se autogerenciam usando pontos da história (arbitrários) e uma capacidade finita de fornecer trabalho a cada sprint. No entanto, o gerenciamento sênior de TI não pode orçar, medir ou relatar com base nos pontos da história como uma métrica comercial.
READ  Bentley parará de vender carros não elétricos até 2026

No meio da minha carreira, aprendi sobre uma técnica da década de 1970 chamada Function Point Analysis (FPA). Foi-me mostrado como, quando usada com cuidado, essa técnica pode trazer previsibilidade incrível para projetos de software. O FPA é o processo de contagem de pontos de função (FP), uma medida do tamanho do software da perspectiva do usuário. Os FPs são a única medida de software aprovada pelo padrão ISO e são adequados para contratos de desenvolvimento.

Então, por que tão poucas pessoas ouviram falar dos PF? É provável que haja várias razões, mas principalmente, elas são consideradas antiquadas e são difíceis de contar. A contagem de pontos de função sempre foi um processo manual. Cerca de 20 anos após a invenção da metodologia inicial, foi publicada uma revisão atualizada que aborda muitas das críticas ao método original. O dimensionamento funcional cósmico (cosmic-sizing.org) é a mais recente encarnação deste padrão ISO. Cosmic, atualiza a técnica para arquiteturas de software modernas e é um método baseado em princípios.

Os pontos de função podem ser contados mesmo antes de o software ser escrito, eles são muito mais apropriados do que os pontos da história ou linhas de código, porque se concentram na medição da funcionalidade da perspectiva do usuário.

Existem dados substanciais disponíveis nas estatísticas de projetos passados, medidos usando pontos de função, especificamente os escritos de Capers Jones e dados disponíveis no ISBSG.

Os pontos de função são sobre medição de tamanho, mas também podem ser usados ​​para estimar e gerenciar outros aspectos do seu projeto de software:

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Tamanho: FPs a serem desenvolvidos ou alterados como parte do projeto.

READ  Como Ganhar PDUs de Liderança para Renovação de PMP em 2020 • Guia de Gerenciamento de Projetos para Meninas

Alteração de escopo: como acima.

Qualidade: Potenciais de defeitos por FP e defeitos encontrados por FP são dois exemplos.

Planejar estimativas: número de meses necessários para a entrega de um determinado número de PF,

Agendamento de adesão: adesão a uma taxa de entrega esperada de PF por mês.

Alocação de recursos: Pessoal e custos necessários para fornecer uma quantidade de FPs

Valor agregado entregue: Os FPs são uma indicação direta da funcionalidade útil do usuário.

Validação de estimativa de fornecedor: compare propostas com os custos típicos da indústria por FP

Nos últimos dez anos, usei pontos de função em todos os projetos de software, eles me deram uma grande visão, muito rapidamente. A maioria desses projetos envolveu equipes de entrega de software Agile, e eu medi os FPs juntamente com os pontos da história. Isso funciona muito bem. Os pontos da história são a principal métrica para produção e produtividade dentro uma equipe de scrum e a contagem de FP é minha principal métrica no fornecedor, no projeto e até no nível do portfólio.

Depois que descobri o quanto os FPs são eficazes e valiosos para mim como PM, fiquei surpreso por não ter encontrado antes. Parece que poucas pessoas estão cientes ou apreciam o valor delas. Talvez haja algumas razões para isso:

  1. Os FPs são considerados antiquados e irrelevantes para as técnicas modernas. Tsua objeção não é mais válida, tendo sido abordada pela última geração de Métodos de dimensionamento funcional, Cosmic-sizing.org
  2. O dimensionamento funcional é considerado difícil de aprender. Sim, passei muitos meses aprendendo a me tornar competente e certificado na contagem dos IFPUG FPs. O método Cósmico é consideravelmente mais fácil de aprender. E agora, com as ferramentas de contagem automatizadas realizando o trabalho pesado, há menos necessidade de gastar tempo aprendendo a metodologia.
  3. Custo, você tem que pagar para obter os manuais do IFPUG. O método Cosmic é um projeto de código aberto gratuito.
  4. A contagem de pontos de função leva tempo e as empresas não têm tempo nem inclinação para alocar a atividade de dimensionamento. Uma economia falsa, é claro. No entanto, existem agora ferramentas no mercado que contam FPs para você, desde códigos pré-existentes, consulte CastSoftware, ou de histórias / requisitos de usuários, consulte ScopeMaster.
  5. Há pouco entendimento da possível coexistência dos PFs ao lado dos pontos da história. Isto é o que eu pratiquei nos últimos dez anos, funciona muito bem.
  6. Os fornecedores de desenvolvimento geralmente evitam cotações nos FPs. Acredito que isso possa ser porque daria ao comprador uma métrica para negociar um preço mais baixo.

Eu recomendo que você dedique algum tempo para analisar o projeto gratuito cosmic-sizing.org. Depois de ter a capacidade de contar e usar pontos de função, você se sentirá como o homem de um olho na terra dos cegos e, eventualmente, os colegas se voltarão para você em busca de orientação.

READ  Como fazer um gráfico de Gantt no Mac (tutorial completo)

Colin Hammond, M. Eng, MBCS, CFPS

Colin é um experiente gerente de projetos e portfólio de TI. Ele trabalhou para muitas organizações conhecidas nos setores de varejo, financeiro e educação, principalmente em projetos de desenvolvimento de software.

Colin é o autor do ScopeMaster.com, uma ferramenta que ajuda a melhorar a qualidade dos requisitos de software e mede simultaneamente o tamanho funcional automaticamente do texto dos requisitos.

[email protected]

www.scopemaster.com

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *