cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


ProjectManagement.com - O Scrum Master Incompreendido 1

Por Christian Bisson

Inspirado nas 8 posições de um Scrum Master (uma ótima leitura, se você ainda não o fez), quero focar este artigo em algumas das posições “incompreendidas” do scrum master.

Recentemente, pedi aos colegas que compartilhassem o que eles acham que um mestre de scrum faz, e as respostas giravam em torno da organização de eventos de scrum (secretária) ou anotações (escriba). Espera-se que eles garantam que o escritório tenha café (recepcionista).

Embora não haja nada de errado em ajudar a equipe com qualquer uma das opções acima – especialmente quando é uma equipe totalmente nova que descobre tudo, desde configurar a estação de trabalho até conhecer um ao outro – existe uma linha entre ajudar e não atingir seu potencial como um scrum master. Isso é importante para você como indivíduo, mas também para a equipe a longo prazo (mesmo que não o conheçam).

Então, como podemos corrigir isso?

Pare de fazê-lo

Como scrum master, você precisa levar em consideração tudo ao tomar uma decisão sobre fazer ou não algo para sua equipe. Portanto, se a equipe está acostumada a você executar uma tarefa e, de repente, você para, isso pode ter um impacto negativo.

Por outro lado, pode ser o que eles precisam para quebrar maus hábitos. Se você parar de fazê-lo, a equipe não terá escolha a não ser fazê-lo. No entanto, nesse caso, você deve avisar a equipe ou avisar que você fará uma parada no próximo sprint, por exemplo.

Nunca comece a fazê-lo

Se você é novo na equipe ou toda a equipe é nova, pode ter a oportunidade de simplesmente nunca começar a executar uma tarefa em primeiro lugar. Embora pareça contra-intuitivo “não ajudar” a equipe, você evitará criar qualquer hábito que os afetará a longo prazo – e será um desafio desafiá-lo.

Nesse caso, você deve explicar à equipe que é responsabilidade de todos lidar com essas tarefas e criar bons hábitos desde o primeiro dia.

Pessoalmente, fiz isso anotando alguns anos atrás. Foi um desafio a princípio, mas agora vou a reuniões sem meios aparentes de fazer anotações, deixando óbvio que não o farei. (Eu tenho meu telefone, caso surja algo importante que eu precise anotar, claro). Agora, nas reuniões, passei do anotador para me concentrar em facilitar a reunião e ajudar a equipe a tirar o melhor proveito da conversa.

Em conclusão

É bastante desafiador evitar todas as posições “incompreendidas” do scrum master, mas temos que fazer o possível para sermos fiéis ao valor real que os mestres do scrum podem trazer para as equipes.

Que posições incompreendidas você já lutou? Como você tentou combatê-los?

Publicado
                por Christian Bisson
em: 21 de janeiro de 2020 11h57 |
Permalink



READ  Como usar um registro de decisão do projeto • Guia das meninas para gerenciamento de projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *