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O governo anunciou o fim do sistema de franquia ferroviária. Aqui, examinamos 10 questões-chave sobre o que está acontecendo e como isso afetará os passageiros:

– Como funcionava a franquia ferroviária?

Desde que as ferrovias da Grã-Bretanha foram privatizadas em meados da década de 1990, o governo decidiu os níveis de serviço e desempenho que desejava para a maioria das rotas durante um determinado número de anos.

Empresas privadas disputam o direito de operar as franquias, com o governo selecionando os candidatos vencedores.

A introdução de novos horários em maio de 2018 levou ao caos em grandes partes da rede ferroviária (Nick Potts / PA)
A introdução de novos horários em maio de 2018 levou ao caos em grandes partes da rede ferroviária (Nick Potts / PA)

– O que havia de errado com o sistema?

Durante muitos anos, houve queixas sobre o aumento das tarifas e a má pontualidade, mas a introdução caótica de novos horários em maio de 2018 levou o governo a aceitar a necessidade de grandes reformas.

– Qual foi o impacto da pandemia de coronavírus?

O colapso da demanda causado pelo vírus forçou o governo a assumir os riscos de receita e custo dos franqueados.

As operadoras continuaram a operar os serviços, recebendo uma taxa de administração de até 2% sobre a base de custos da franquia.

Esses Acordos de Medidas de Emergência (EMAs) duraram seis meses e expiraram no domingo.

– Qual é o novo sistema?

O Departamento de Transporte (DfT) anunciou na segunda-feira que substituiu os EMAs por Acordos de Gerenciamento de Recuperação de Emergência (ERMAs).

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São semelhantes em operação, mas a taxa máxima de administração paga às empresas privadas foi reduzida.

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– Por que o anúncio é significativo?

Embora ERMAs representem uma continuação dos acordos de financiamento de emergência, o DfT disse que eles demonstram que a franquia ferroviária “terminou”, descrevendo-os como “contratos de transição para preparar o terreno para a nova ferrovia”.

– Quem operará os trens no novo sistema?

Os titulares de franquias continuarão a administrar os serviços.

Os sindicatos querem que a operação de todos os serviços ferroviários seja devolvida ao setor público, como aconteceu com a Northern Trains e a London North Eastern Railway.

Mas o governo não deu nenhuma indicação de que deseja assumir o controle de mais serviços.

– O que acontece depois?

O DfT tentará chegar a um acordo com os detentores de franquia até meados de dezembro sobre quais pagamentos seriam necessários para rescindir seus contratos.

Se um acordo for alcançado, os funcionários pretendem negociar um contrato de adjudicação direta – sem um processo de licitação – para a execução de serviços assim que os ERMAs expirarem em seis a 18 meses.

Mas se nenhum acordo for possível sobre uma franquia, o DfT tem o direito de encerrar as medidas de emergência mais cedo, o que significa que a operadora irá retomar suas responsabilidades financeiras pré-pandemia a partir de meados de janeiro de 2021.

– O novo sistema será uma melhoria?

O DfT disse que vai melhorar a coordenação entre as operadoras e reduzir os “custos excessivos de capital”.

O secretário de transportes, Grant Shapps, afirmou que “manterá os melhores elementos do setor privado”, como concorrência e investimento, mas “entregará direção estratégica, liderança e responsabilidade”.

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– Qual é a resposta da indústria ferroviária?

O presidente-executivo do FirstGroup, Matthew Gregory, disse que espera trabalhar com os ministros para desenvolver uma “abordagem mais sustentável de longo prazo para a ferrovia”.

– Que tal os sindicatos?

A Unite afirmou que o novo modelo “permitirá aos corsários uma oportunidade renovada de se alimentar do contribuinte e dos passageiros”.

O sindicato Ferroviário, Marítimo e Transporte afirmou que “a propriedade pública é o único modelo que funciona”.



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