O que o futuro reserva para os líderes de projeto?
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Prevendo o futuro no gerenciamento de projetos 1

Por Ramiro Rodrigues

No filme de 2009 Saber, um menino encontra uma cápsula do tempo cheia de documentos de décadas atrás. Seu pai, um professor de astrofísica, descobre que as mensagens listam alguns desastres recentes e iminentes e até prevêem uma calamidade global em um futuro próximo.

Visões apocalípticas de um fim iminente para o mundo sempre trouxeram alegria para a indústria cinematográfica – mas esbarram nas mesmas limitações lógicas que ainda são impossíveis de superar. Tanto quanto sabemos, não temos uma tecnologia eficaz capaz de prever o futuro. Seja relacionado à previsão do tempo, economia ou sociologia, não podemos dizer, atualmente, exatamente o que acontecerá em um momento específico no futuro.

O que nós ter sempre teve uma grande vontade de arriscar e acertar. Desde o início dos tempos, o homem se aventurou a prever o futuro e, durante essas tentativas, chegamos a um oceano de previsões que se provaram erradas. Mas não desistimos.

Um novo modelo de agendamento

Nas organizações de hoje, o gerenciamento de projetos moderno precisa atender à necessidade de desenvolvimento de cronograma que busque, em um determinista moda, para definir as datas estimadas de eventos futuros relacionados a pessoas, entregas de projetos e trabalhos que serão executados. Geralmente, esse é um ótimo calcanhar de Aquiles no campo do gerenciamento de projetos. A frustração organizacional resultante de atividades programadas estimadas que se mostram incorretas é muito comum.

Por que eles não acontecem como o esperado? Existem diferentes razões, geralmente relacionadas às pessoas e às características intrínsecas das atividades esperadas. Mas, em essência, elas acontecem porque ainda é impossível prever o futuro. Obviamente, existem algumas estratégias que podem ajudar a mitigar os riscos da previsão determinística, mas, no final, são apenas previsões.

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No entanto, devemos entender que as organizações precisam estimar quando os retornos de seus investimentos estarão acessíveis para uso. Alguns executivos dirão que não há progresso sem objetivos claros e previstos.

Está certo. Mas como sair desse cenário complexo em que datas futuras são determinadas, mas não acontecem como planejado?

Uma tendência aplicada por indústrias como consultoria, engenharia e pesquisa e desenvolvimento é a probabilístico previsão de horários. Nesse caso, com o auxílio de conceitos estatísticos simples, as previsões das atividades e do projeto são vistas como um todo, com faixas de probabilidade para concluí-los.

Não é apenas uma solução matemática; a mudança é conceitual. A idéia não é mais definir, dentro da organização, as estimativas de entrega em determinadas datas, com base na expectativa de que elas se tornarão realidade. Pelo contrário, o objetivo é apresentar faixas de comprimento que fornecem à empresa uma perspectiva de que há, por exemplo, uma chance de 68%, 95% ou 99,7% de que a entrega do projeto ocorra nas datas previstas.

Essa mudança de princípio permite entender que nunca se pode ter 100% de certeza do que acontecerá no futuro, mas, ao mesmo tempo, permite o gerenciamento dos riscos envolvidos com um controle razoável.

Esse modelo de planejamento pode trazer, em um futuro próximo, mais maturidade e qualidade ao gerenciamento de cronogramas e entregas.

Você usa esse modelo em sua organização? Compartilhe seus pensamentos abaixo.

Publicado
                por Ramiro Rodrigues
em: 26 de fevereiro de 2020 12:14 |
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