Prepare-se para a duna de Villeneuve
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Arte conceitual para um navio em Dune por Chris Foss.

Arte conceitual para um navio em Duna de Chris Foss.
Imagem: Sony Classics

Quando o primeiras fotos de Denis Villeneuve Duna começou a surgir no mês passado, meu primeiro instinto foi revisar Duna de Jodorowsky. o Documentário de 2014 dirigido por Frank Pavich conta a história de Duna por Alejandro Jodorowsky, também conhecido como “o melhor filme nunca feito”. Meu pensamento era vê-lo de novo arranhar a coceira pela minha excitação pela nova tomada. Eu não esperava o que aconteceu.

Percebi que estava assistindo a um filme que falava com nossos tempos de várias maneiras. Está um filme sobre um filme que nunca aconteceu, mas foi elogiado como uma obra-prima desfeita, e é também a história de um homem com tanta aspiração e paixão inspiradoras que quase o arruinou. Boutras dessas coisas sentiu-se estranhamente pungente –além do fato de que sim, o filme acabou arranhando isso Duna coceira.

Caso você nunca tenha visto Duna de Jodorowsky, aqui está uma recapitulação para pôr a mesa. Em meados dos anos 70, saindo do sucesso dos clássicos cult El Topo e A Montanha Sagrada, o diretor Alejandro Jodorowsky decidiu adaptar a obra de Frank Herbert Duna. Ele prometeu fazer um filme que mudaria a vida das pessoas, uma experiência espiritual totalmente envolvente, “um Deus artístico”. Ele reuniu a equipe para fazer exatamente isso.

Como o documentário lembra, ele recrutou um conjunto insondável de talentos. Para fazer a arte conceitual, ele contratou artistas icônicos Moebius e H.R. Giger (antes de ele criar a criatura Estrangeiro) Para fazer os efeitos especiais, ele conseguiu o escritor Dan O’Bannon (antes de escrever Estrangeiro, mas voltaremos a isso). Pink Floyd estava indo fazer um álbum para o filme. Kung FuKeith Carradine ia aparecer. Papéis menores iriam para nomes inacreditáveis ​​como Salvador Dali, Mick Jagger e Orson Welles. Ainda apesar de um livro repleto de estrelas e elenco cheio de meses de arte, figurino, roteiro completo, e storyboards, Hollywood passou o projeto. Havia uma preocupação de que seu orçamento (que era de apenas US $ 15 milhões) aumentasse e que o próprio Jodorowsky não fosse bom o suficiente para manter tudo junto. Apesar de 2001: Uma Odisséia no Espaço, Hollywood ainda não estava pronto para outro épico de ficção científica.

O templo de Harkonnen, projetado por H.R. Giger. Este lugar não estava no romance, mas chegou ao Prometheus de Ridley Scott.

O templo de Harkonnen, projetado por H.R. Giger. Este lugar não estava no romance, mas chegou à obra de Ridley Scott Prometeu.
Imagem: Sony Classics

O documentário revela evidências muito convincentes de que o trabalho destinado ao trabalho de Jodorowsky Duna foi usado em muitos filmes que vieram depois –Star Wars, Flash Gordon, Terminator, Os Caçadores da Arca Perdida, Contato. E sim, Estrangeiro, que basicamente levou As equipes de design e redação de Jodorowsky criaram um dos maiores filmes de ficção científica de todos Tempo. Então sim. Se você ainda não viu o documentário, assista, é uma narrativa incrível por si só.

O fato é que, por mais impressionante que tenha sido a lista de nomes de Jodorowsky, nem por que influenciou seu trabalho de pré-produção foi em todo o cinema que se seguiu, é impossível dizer com certeza o que o filme teria sido. Se ele tivesse conseguido, não há como ter certeza de que o filme teria sido a obra-prima que poderia ter sido. Qualquer coisa pode ter dado errado ou não ter funcionado e, em seguida, pode ter sido um grande desastre.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

E essa realização foi fascinante. A incerteza latente no documentário parecia uma representação esclarecedora do que nós, como fãs de cinema, consideramos fãs hoje em dia: A digestão interminável, às vezes exaustiva, de materiais de pré-liberação, rumores e especulações que lentamente cria um filme em nossas cabeças. Um que o filme real às vezes pode atingir ou exceder, mas mais frequentemente não. Então, aqui temos tudo isso e muito mais sobre a versão de Jodorowsky do Duna, um filme com tudo, mas nenhum pagamento realdesligado, salve este documentário. Um documentário que leva todas essas expectativas para o que valem e atira para as estrelas.

Um vislumbre do enorme livro de campo que Jodorowsky e sua equipe enviaram a todos os principais estúdios de Hollywood. Agora existem apenas dois na existência.

Um vislumbre do enorme livro de campo que Jodorowsky e sua equipe enviaram a todos os principais estúdios de Hollywood. Agora existem apenas dois na existência.
Imagem: Sony Classics

O documento de Pavich quase parece o melhor resultado possível para Jodorowsky. Porque o seu Duna nunca foi feito, as pessoas podem fazer isso em suas mentes e, em suas mentes, o filme é incrível – uma mudança de jogo em todos os sentidos da frase, o filme que Jodorowsky queria, mesmo que seja difícil quantificar o que isso realmente significa. A realidade do documentário é pelo menos uma realidade, diferente do “E se?” cenário do filme real atingindo o status desejado. O documentário Duna de Jodorowsky, qual é um trabalho absolutamente excelente, tornou-se um pouco do que os reais Jodorowsky’s Duna poderia ter sido. Por isso, foi divertido pensar neste documentário como uma manifestação do fandom do cinema moderno com uma reviravolta.

Além disso, enquanto assistia Duna de Jodorowsky, você não pode deixar de se apaixonar pelo próprio Jodorowsky. Ao longo do filme, sua paixão, entusiasmo e, acima de tudo, a insondável grande ambição, são contagiosas. Seria difícil assistir ao documentário e não entender completamente por que todas essas pessoas foram atraídas por ele, concordaram em trabalhar com ele e acreditaram no potencial do projeto. Mesmo que finalmente não tenha se concretizado, esse impulso e visão são simplesmente inspiradores.

O exuberante Jodorowsky em pessoa.

O exuberante Jodorowsky em pessoa.
Imagem: Sony Classics

Jodorowsky se esforçou muito para tentar fazer Duna que ele não fez outro filme naquela década inteira e só fez dois na próxima. Você tem a sensação de que ele foi derrotado pelo sistema, não porque ele não estava pronto, mas porque o sistema não estava pronto para ele. Se o tom de Jodorowsky veio apenas alguns anos depois, depois Guerra das Estrelas, Hollywood teria comprado? Você tem que pensar assim. Eles deixaram David Lynch faz Duna em 1984 depois de tudo. Esse tipo de entusiasmo intransigente e previsão é raro em qualquer pessoa, e Jodorowsky tinha. Como ser humano, ver esse tipo de energia faz com que você queira ser uma pessoa melhor.

Enquanto os créditos rolavam na minha reprise de Duna de Jodorowsky, tudo acima estava girando na minha cabeça. Também me deixou ainda mais curioso sobre o trabalho de Villeneuve. Duna. Não as escolhas em sua adaptação, mas até onde ele vai empurrar as coisas,e ir junto com isso, hquão longe Hollywood chegou que está deixando Duna volte para a tela grande. O filme de Villeneuve poderia servir como uma espécie de último capítulo da história de Jodorowsky. Duna. Ou é um grande sucesso e valida sua grande ambição, ou falha, e as pessoas que a rejeitaram estão comprovadas.

Ou talvez, as duas coisas não estejam correlacionadas. Se o documentário Duna de Jodorowsky nos ensina qualquer coisa, é que a expectativa nem sempre se encontra com a realidade.

Duna de Jodorowsky está disponível para download em todos os principais serviços.


Para mais, verifique se você está nos seguindo no nosso Instagram @io9dotcom.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
READ  "Bem, eu observei (verifica notas ...) 'Os maiores riscos que você enfrenta são encontrados com os indefinidos ...'"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *