cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Acima de tudo, ele adora voar.

Acima de tudo, ele adora voar.
Imagem: Studio Ghibli

É bastante seguro dizer que, se você é um leitor io9, provavelmente já viu pelo menos um Hayao Miyazaki filme (e provavelmente mais). Junto com o lendário Studio Ghibli, a empresa de produção de anime que ele co-fundou, Miyazaki fez alguns dos melhores e mais famosos filmes de animação de todos os tempos. Mas há um filme dele que sempre parece se perder entre suas outras conquistas, como Spirited Away e Meu Vizinho Totoro. É o filme onde os porcos voam.

Porco Rosso é quase único entre os filmes de Miyazaki, pois seu principal protagonista é um adulto, em vez de um adolescente, adolescente ou criança. É certo que Marco Pagot, com 40 e poucos anos, não é exatamente um homem, mas um porco antropomorfizado. Ele se amaldiçoou acidentalmente quando, como piloto no italiano Air Fdurante a Primeira Guerra Mundial, ele viu a carnificina fútil e ficou tão enojado com a humanidade que não queria mais fazer parte dela. O filme começa 30 anos depois, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, mas muito tempo depois de Marco se tornar um caçador de recompensas voador no Mar Adriático com o epíteto titular Porco Rosso, por sua aparência de porco e seu hidroavião carmesim. O filme de 1992 é um de seus trabalhos menos conhecidos, e se você tiver visto apenas algumas imagens, clipes ou o trailer, será perdoado por pensar Porco Rosso é apenas mais um dos filmes de Miyazaki para crianças. É tão brilhante e colorido de qualquer obra do animador, e geralmente tão caprichosa.

Tudo começa com Porco resgatando um grupo de crianças adoráveis, tão indisciplinadas que seus captores de piratas do céu ficam completamente impressionados com eles. O filme termina com uma briga de caricatura entre Porco e um piloto americano ousado, mas extremamente egocêntrico, chamado Curtis. Porco é ranzinza de uma maneira adorável, e o mecânico de 14 anos que ele é empurrado para ele depois que seu avião é abatido é tão ousado quanto um personagem de Ghibli pode ser. As brigas de tiros entre os vários aviões são visualmente emocionantes, mas nunca se sentem particularmente perigosas. Dessa forma, é muito mais adequado para crianças do que 2013 O vento levanta-se, que usa a não-ficção histórica para criar uma peça complementar mais desafiadora para Porco Rosso-umaeuembora ambos, curiosamente, estejam definidos principalmente entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, e sejam altamente focados na aviação, um dos amores pessoais de Miyazaki.

No O vento levanta-se, é 1918, e o jovem Jiro Horikoshi é míope demais para ser piloto, então ele volta sua paixão para criando aeronaves. Depois de anos de estudo e trabalho duro, o avião que ele projeta acaba sendo um protótipo para os famosos Zeroes pilotados pela Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. O vento levanta-se é muito mais uma tragédia (a jovem esposa de Horikoshi também morre de tuberculose durante o filme) e a afirmação de que o avião de Jiro era “bonito”, independentemente de como foram usados ​​anéis ocos contra a destruição do Japão pós-Segunda Guerra Mundial.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Enquanto Porco Rosso não lida abertamente com temas adultos, as duas guerras mundiais também enquadram o filme; As experiências de Porco na Primeira Guerra Mundial formam sua história de origem, enquanto a Segunda Guerra Mundial paira sobre o filme inteiro, pois a ascensão do fascismo italiano é uma ameaça cada vez maior sobre todos os personagens do filme e seus vários modos de vida. Embora ambos sejam eficazmente higienizados para crianças, os espectadores mais velhos não podem desconectar os dois conflitos de seus horrores do mundo real, especialmente os que estão por vir no futuro. É triste ver Porco, Gina, Fio e até a vida aventureira e praticamente despreocupada dos outros piratas do céu, porque os espectadores adultos percebem que essa vida está quase no fim. Isso tudo dá ao filme uma estrutura reforçada de realidade dura e fria sob os momentos de alegria e tolices.

A G / O Media pode receber uma comissão

Mas Porco Rosso também é preenchido com uma maravilhosa melancolia que sobrevoa a cabeça das crianças (sem trocadilhos), mas deve ser inconfundível para qualquer adulto que esteja prestando atenção. Embora Porco e sua amiga de longa data, Gina, claramente se amem, Porco é tímido (e naquela época o trocadilho era absolutamente se destina) se recusa a retribuir o óbvio afeto dela porque ele se sente completamente indigno dela. É trágico, mas também é bonito. E se Porco Rosso foi realmente destinado apenas a crianças, o filme terminaria com a maldição sendo levantado, e o Marco Pagot devolvido varrendo Gina em seus braços para que pudessem viver felizes para sempre. Em vez disso, o filme sugere que os dois finalmente se uniram, mas não o confirma – um final perfeitamente imperfeito que permite ao público se perguntar como o filme terminou para si.

Eu não acho Porco Rosso é o melhor filme de Miyazaki, mas acho que é injustamente esquecido em sua obra. Talvez seja porque a ideia começou como um mangá curto escrito pelo próprio Miyazaki, e o plano original para a adaptação animada era um vídeo curto e em vôo da Japan Airlines, combinando o amor do diretor por aeronaves e aviões e o amor da empresa por … bem, conseguir dinheiro para transportar pessoas para lugares. Não é a mais auspiciosa das histórias de origem, mas Miyazaki ainda é quem decidiu que a história que ele criou merecia ser contada em um filme completo. (Japan Airlines ainda tem que correr Porco Rosso como um filme de bordo por um tempo antes do lançamento teatral oficial do filme.)

Porco RossNão é sem elogios, mas nos últimos 28 anos, sempre parece ficar de fora da conversa, o que é uma pena. É tão uma obra-prima quanto seu outro grupo de obras-primas. E o que faz Porco Rosso tão singular é que pode ser a representação mais emblemática de seu criador já feita: Porco desconfia e repugna a humanidade como um todo, mas sempre tenta confiar na geração mais jovem. Ele é romântico de coração, mas seus sentimentos foram temperados pela pungência de realismo. Acima de tudo, ele adora voar, a beleza tranquila e graciosa de navegar pelo ar, muito acima do alcance problemático do mundo real.

Hayao Miyazaki, enquanto isso, é notoriamente mal-humorado com quase tudo – incluindo o indústria de anime e fãs de anime– mas ele sempre manteve um pouco de esperança dentro dele, porque nunca parou de tentar dar às crianças experiências cinematográficas incríveis e significativas. A paixão de Miyazaki por e obsessão com o vôo também permeia muitos desses filmes. Acontece que nenhum deles voou no ar com mais graça do que Porco Rosso.


Para mais, verifique se você está nos seguindo no nosso Instagram @io9dotcom.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
READ  Gina Torres se une ao piloto de Dracula Noivas do criador de Riverdale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *