Distressed man sitting on outdoor steps after losing job
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Angustiado homem sentado nos degraus ao ar livre depois de perder o empregoEm um esforço para retardar a disseminação do novo coronavírus, o COVID-19, empresas de todo o país estão fechando suas portas. Em muitos estados, as restrições de emergência agora proíbem refeições em restaurantes e bares, bem como em grandes reuniões. Outros estados e municípios também aprovaram regulamentos que encerram temporariamente quaisquer negócios não essenciais à vida e ordenam que os residentes fiquem em casa, a menos que seja absolutamente necessário.

Essas leis temporárias destinam-se a proteger vidas “achatando a curva” do COVID-19. Embora essas medidas possam parecer drásticas, elas são necessárias para impedir que hospitais já sobrecarregados sejam completamente sobrecarregados com novos pacientes.

Enquanto isso, isso deixa os americanos incontáveis ​​sem emprego. Economistas prevêem que milhões de americanos estarão desempregados até abril. Certas profissões essenciais, incluindo trabalhadores de mercearia e entrega e profissionais de saúde, podem ter algum crescimento. Porém, à medida que os casos confirmados de COVID-19 aumentam e mais estados continuam fechando negócios não essenciais, você também pode enfrentar um impacto financeiro se o seu local de trabalho ou pequena empresa fechar e não puder se comunicar.

Efeitos na saúde mental e física da perda de renda

Se você já perdeu o emprego ou acredita que poderá, em um futuro próximo, repentinamente estará enfrentando mais estresse do que jamais imaginou, especialmente se tiver uma família para cuidar e / ou se o seu parceiro também perdeu o emprego.

Você pode estar acompanhando avidamente as notícias sobre possíveis checagens de estímulos, esperando que o governo estadual faça eventualmente mais para fornecer alívio. Ao mesmo tempo, você pode sentir pavor do que acontecerá com você, sua casa e sua família se a pandemia continuar a se espalhar e impedir que você trabalhe. Grande parte da América está na mesma posição. Embora isso possa reforçar sua compaixão, provavelmente não faz nada para diminuir seu estresse pessoal.

Embora você possa se preocupar com a contração do vírus, preocupações com a sua situação financeira e o futuro imediato podem agravar a situação. Preocupações financeiras, como a maioria das outras fontes de estresse, podem ter um impacto significativo na sua saúde física e emocional. Você pode perceber:

Com o tempo, esses sintomas podem piorar e, eventualmente, contribuir para uma ansiedade ou depressão mais persistente. Você também pode ter pensamentos de desesperança ou suicídio.

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Estresse Financeiro e COVID-19: Dicas para Lidar

Prática de aceitação

Está tudo bem, normal e saudável, lamentar suas perdas. Uma pandemia global é assustadora e perturbadora o suficiente sem prejudicar toda a sua vida. Você pode sentir tristeza, medo e qualquer número de outras emoções. Não tente reprimir esses sentimentos ou bloqueá-los dizendo a si mesmo: “Os outros têm pior.” Isso é verdade, mas você também importa.

Parte da aceitação envolve reconhecer sua situação e seus sentimentos a respeito. Depois, você pode tomar medidas acionáveis ​​em direção à melhoria, quando essas etapas se tornarem possíveis.

Concentre-se no que você pode controlar

Você pode não ter nenhum poder sobre um vírus ou a economia, mas pode trabalhar para gerenciar sua reação a ele.

Pânico e aumento do medo são respostas comuns, e é compreensível experimentar essas emoções. Mas tente evitar que pensamentos desesperados o prendam em um ciclo de angústia. É verdade que você não sabe o que vai acontecer – ninguém sabe. Mas é mais útil gerenciar todos os dias, como é o caso.

  • As práticas de atenção plena, como a meditação, podem ajudá-lo a aprender a reconhecer e aceitar pensamentos indesejados sem deixar que eles o afetem negativamente.
  • Limitar a exposição das notícias a um determinado período de tempo todos os dias pode ajudar você a se manter informado, mas evitar ficar sobrecarregado por uma enxurrada constante de atualizações cada vez mais sombrias.
  • A revisão dos recursos financeiros existentes pode ajudá-lo a obter uma imagem mais realista da sua situação financeira.
  • Examinar o desemprego, a assistência temporária de aluguel, o alívio do pagamento de serviços públicos e outros serviços similares em seu estado podem ajudá-lo a acessar a assistência financeira disponível.
  • Armazene mantimentos e itens essenciais de duas semanas, se você conseguir, mas evite comprar em pânico ou estocar itens extras que talvez não sejam necessários. Isso não apenas sobrecarrega os recursos existentes, mas impede que outras pessoas também necessitem da compra de itens.

Pratique o autocuidado

Lembrar-se de cuidar da sua saúde em momentos de estresse nem sempre é fácil, mas é importante ficar bem. A conexão mente-corpo significa que sua saúde emocional será beneficiada quando você estiver em boa saúde física.

Concentre-se no bem-estar:

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  • Comer refeições equilibradas e nutritivas quando possível. Mas evite se criticar por ceder ou comer o que está disponível. Pode não ser possível manter seus padrões alimentares ideais agora, especialmente com renda limitada.
  • Exercício quando possível. Mesmo que seu estado tenha emitido uma ordem de “abrigo no local” ou “estadia em casa”, você ainda poderá se exercitar fora, contanto que não tenha sintomas e mantenha uma distância mínima de dois metros das pessoas que não se isolam com você . Indo para uma corrida, caminhada ou passeio de bicicleta solitário pode ajudá-lo a queimar a tensão e o excesso de energia e melhorar o seu humor.
  • Ficar ativo em casa. Se você ou alguém da sua casa tiver algum sintoma, não saia. Contanto que você se sinta bem, exercite-se em ambientes fechados. Você pode tentar uma rotina guiada de ioga ou exercícios – muitas empresas ofereceram streaming gratuito de vídeos de exercícios durante o surto.
  • Continuando a participar da terapia. Se você não puder consultar seu terapeuta pessoalmente, tente a saúde telemental por vídeo ou telefone, se necessário.
  • Praticando ioga, meditação, diário e outras práticas de bem-estar. Se você tem algum tempo livre, por que não tentar algo novo? Se você já pratica essas práticas, elas podem ajudar a melhorar seu humor e a recuperar uma sensação de calma e controle.
  • Priorizando o sono. O sono é sempre importante, mas se torna ainda mais importante quando você enfrenta estresse e incerteza. Um bom sono ajuda a recarregar e a se sentir mais preparado para enfrentar todos os dias.
  • Evitar o uso excessivo de álcool e substâncias para controlar o sofrimento. Você pode se sentir um pouco melhor no momento, mas também pode se sentir pior – o álcool pode piorar os sentimentos de ansiedade ou depressão. Mesmo que o álcool não tenha esse efeito, você pode precisar beber mais para lidar com as mudanças de humor e o estresse.
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Brainstorm planos

Pode ajudar a pensar nas etapas que você tomará para voltar à força de trabalho, se não puder retornar ao seu emprego anterior. Ter um plano às vezes pode oferecer segurança e um sentimento de esperança. Mas também é importante evitar gastar tanto tempo planejando que isso aumenta sua ansiedade e estresse.

Como ajudar aqueles que perderam renda devido ao COVID-19

Se você está do outro lado do espectro – não perdeu o emprego e tem renda suficiente para enfrentar a pandemia – pode se perguntar qual a melhor maneira de ajudar os necessitados.

Primeiro, certifique-se de comprar apenas o que você precisa. Se você já tiver estocado e tiver mais de um mês de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, sabão, papel higiênico ou outros itens essenciais, considere doar seus recursos excedentes a vizinhos que possam estar com dificuldades. Priorize os adultos mais velhos da sua comunidade, pois eles devem evitar sair sempre que possível e podem ser especialmente necessários.

Se você não sofreu sérias perdas financeiras e possui uma renda relativamente estável, considere comprar sua comida ou entrega de pequenas empresas locais que podem não sobreviver a essa pandemia sem suporte contínuo. A gorjeta generosa também pode ajudar essas empresas e seus trabalhadores.

Considere comprar cartões-presente do seu cabeleireiro, massoterapeuta e qualquer empresa local pequena que você frequente regularmente. Isso os ajudará a atender às suas necessidades financeiras agora e a aumentar suas chances de reabertura após a pandemia.

Considere doar dinheiro, se possível, ao banco de alimentos local, abrigo para jovens ou sem-teto ou abrigo de animais. Ligue com antecedência para descobrir se eles preferem bens ou assistência financeira, pois a maioria prefere uma doação em dinheiro no momento.

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Eventualmente, o pior deste surto passará. Entretanto, como superamos isso depende de como nos reunimos e cuidamos um do outro. Se estiver com dificuldades, lembre-se de que não está sozinho – procure apoio alcançando vizinhos e entes queridos ou encontre um terapeuta hoje no diretório da GoodTherapy.

Uma solução de telessaúde para profissionais de saúde mental

Perda de renda, estresse financeiro e COVID-19: Como lidar 1À medida que os terapeutas e outros profissionais de saúde mental navegam na vida agora, sabemos e entendemos como os eventos atuais podem estar afetando seus compromissos profissionais com os pacientes que você cuida, sua própria família e seu bem-estar pessoal. Queremos ajudá-lo a manter o máximo de normalidade possível durante as próximas semanas. Se você está pronto para começar as sessões exatamente de onde parou, estamos muito empolgados em compartilhar que estamos oferecendo oficialmente aos nossos membros (em planos selecionados *) telessaúde gratuita. Esperamos que isso diminua a distância e facilite o distanciamento social para você e seus pacientes. Saiba mais e comece aqui.

*Incluído sem custo para Planos de associação com faturamento anual e anual. Os membros mensais têm acesso gratuito por 90 dias e serão cobrados US $ 9,99 / mês após o término do período de avaliação.

Referências:

  1. Associação Canadense de Saúde Mental. (2018). Depressão, ansiedade, álcool e outras drogas. Obtido em https://www.heretohelp.bc.ca/infosheet/depression-anxiety-alcohol-and-other-drugs
  2. Cox, J. (2020, 20 de março). As próximas perdas de empregos serão diferentes de tudo que os EUA já viram. CNBC. Obtido em https://www.cnbc.com/2020/03/20/the-upcoming-job-losses-will-be-unlike-anything-the-us-has-ever-seen.html
  3. Assistência financeira após um desastre. (20 de março de 2020). Recuperado em https://www.usa.gov/disaster-financial-help
  4. Estresse financeiro e sua saúde. (2018). HealthDirect. Recuperado de https://www.healthdirect.gov.au/financial-stress
  5. Schwartz, N. D. (2020, 21 de março). A recessão por coronavírus se aproxima, seu curso é ‘irreconhecível’. O jornal New York Times. Recuperado em https://www.nytimes.com/2020/03/21/business/economy/coronavirus-recession.html






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