Para onde foi sua motivação?
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Sentir-se preso em casa pode levar você a pensar que tem uma oportunidade única de fazer as coisas. Assim, as listas de melhoramento da casa são publicadas, você considera aprender um novo idioma e os amigos distribuem masterclasses gratuitas. Por outro lado, você pode ser um pai que trabalha com demandas exponencialmente aumentadas em seu tempo. Você faz malabarismos trabalhando em casa, estudando em casa, suporte de TI para os avós e gerenciando responsabilidades domésticas que normalmente podem ser terceirizadas (limpeza de casa, cortes de cabelo, lavagem de carros … e de repente muito mais pratos!). Ou talvez você aterre em algum lugar no meio.

De qualquer maneira, yVocê pode se sentir mais irritado, distraído, lento e com dificuldades para se concentrar ou motivar. O que aconteceu?! Você começa a se surpreender por estar desperdiçando uma excelente oportunidade para fazer mais. Ou você se sente frustrado porque sair da cama é uma tarefa hercúlea.

Esta é a nossa resposta natural ao estresse. Quando as coisas ficam fora de controle, entrar em ação nos ajuda a recuperar esse senso de controle, ou desligar ajuda a preservar o pouco de energia que nos resta.

Podemos nos sentir impotentes contra uma pandemia, mas limpar profundamente a casa ou reorganizar a garagem pode ajudar-nos a sentir-nos mais calmos no momento. Talvez haja uma rápida sensação de realização, e então estamos passando para a próxima coisa. Apenas continue andando.

Ou podemos nos sentir tão sobrecarregados que começamos a desligar. Nós não queremos fazer nada. É mais difícil sair da cama, as demandas da criança são demais e há pouco foco ou energia para o trabalho. Os alimentos que normalmente nos energizam ou os programas de TV que normalmente podem nos distrair são apenas insatisfatórios, por isso procuramos cada vez mais.

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Esses tempos sem precedentes exigem uma nova resposta ao estresse. Nossas estratégias estratégicas podem trazer apenas alívio temporário. Se distrair, entorpecer ou desligar não está ajudando, talvez seja hora de nos dar permissão para cuidar de nós acima de tudo. Cuidar de nós mesmos nos ajuda a regular. Somos mais felizes em nossa aparência, mais capazes de nos conectar com os outros e mais capazes de focar na tarefa em questão. Quem não poderia usar um pouco mais disso hoje em dia? Aqui estão algumas estratégias de autocuidado a serem consideradas:

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  • Faça o check-in com você mesmo: Permita-se cuidar de você. Sua mente está correndo? Você luta para sair do sofá? O que você pode fazer para voltar a um estado de calma? O que você precisa neste momento? Faça isso por si mesmo antes de se concentrar em outras pessoas ou coisas. Você estará muito mais pronto para enfrentar o dia.
  • Permita-se lamentar: A vida é dramaticamente diferente hoje do que há apenas um mês atrás. Empregos perdidos, casamentos atrasados, férias canceladas, nascimentos restritos, formaturas canceladas, romance emergente reduzido … a lista continua. Talvez você esteja sofrendo com a perda de entes queridos ou com medo de que possa. Todos os dias parecem trazer uma nova onda de reconhecimento de tudo o que está perdido. Essa perda é real; não permita subestimar isso simplesmente porque outros perderam mais.
  • Saborear e apreciar: Desacelere e permita a si mesmo experimentar os pequenos momentos da vida e apreciar o que temos ajuda a cultivar a alegria. Dê um passeio e observe as flores silvestres e os pássaros cantando, saboreie uma refeição agradável, aprecie uma noite de sono nutritiva. As possibilidades são infinitas.
  • Redefinir expectativas: Coisas simples como comprar comida mudaram drasticamente. Prepare-se mentalmente para a ansiedade que restrições, longas filas e a atmosfera sombria possam invocar. Perceba que sua energia diária pode ser drenada por todas as mudanças às quais você está se ajustando. Deixe de lado a mentalidade perfeccionista.
  • Inicie novos rituais: Começar o dia com as notícias pode ser muito chocante. Considere uma meditação matinal, um alongamento ou uma caminhada para começar o dia com delicadeza. Considere uma prática de gratidão à noite ou uma varredura corporal enquanto acorda de manhã.
  • Cerque-se e seus entes queridos com amor extra: Preveja mais desentendimentos entre os membros da família e faça uma pausa antes de reagir, lembrando que eles também estão sofrendo. Sua energia calma e compassiva pode ajudar a regular e difundir a situação.
  • Encontre seu fluxo: Estar em fluxo é quando nos sentimos imersos em alguma coisa, corpo e mente estão conectados, sentidos são intensificados e ação parece fácil. Todos nós não podemos usar um pouco disso agora? Você pode encontrá-lo ao fazer atividade física, projeto de arte ou mesmo uma tarefa do dia-a-dia. De qualquer maneira, seu corpo experimenta uma série de mudanças que induzem prazer e aumentam o desempenho (Psychology Today) quando você está nesse estado. Você pode deixar suas preocupações de lado e se deixar perder em algo agradável?
  • Considere o seu propósito: De acordo com o Atlântico, “a pesquisa mostrou que ter um objetivo e significado na vida aumenta o bem-estar geral e a satisfação com a vida, melhora a saúde mental e física, melhora a resiliência, melhora a auto-estima e diminui as chances de depressão”. As mudanças em sua vida o forçaram a identificar novamente seu propósito? Cada um de nós tem uma luz dentro de nós, pode brilhar um pouco mais?
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Você pode perceber que a conexão com outras pessoas, que está no topo de muitas listas de autocuidado, não está aqui. Pode ser desgastante se a conversa se transformar em um compartilhamento mútuo de medo e perda. Depois de cuidarmos de nós mesmos, nossa sensação de calma pode ser contagiosa. Que melhor presente para dar a um ente querido (e a nós mesmos), depois de priorizarmos nosso próprio cuidado?

Eu gosto de pensar nisso como uma pedra batendo na água. A energia calma, compassiva e concentrada que cultivamos no interior transborda para os outros através dos nossos neurônios-espelho. É um presente para nós mesmos, nossos entes queridos e nossa comunidade. Como um bônus adicional, estamos ainda mais regulamentados para cuidar de tudo o que precisa ser feito.

Foto de Christian Erfurt no Unsplash

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