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Mulher recebendo teleterapia em seu laptop.

Se você vive um sofrimento emocional grave ou persistente relacionado a uma condição de ansiedade, pode ter pensado em como o apoio profissional pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas. Mas procurar ajuda nem sempre pode ser fácil.

Mesmo em circunstâncias comuns, certas barreiras podem dificultar sua saída de casa para procurar um terapeuta ou tentar marcar uma consulta. Por exemplo, muitas pessoas que têm ataques de pânico ou convivem com fobias específicas geralmente acham difícil procurar novos lugares. Condições como agorafobia podem impedir que você saia de casa completamente.

Dependendo da sua localização, você pode até ter problemas para encontrar um terapeuta em sua área. Mas a saúde telemental, também conhecida como terapia à distância ou aconselhamento on-line, coloca a terapia ao alcance de qualquer lugar – até a segurança do lar.

A ascensão da saúde telemental

Nos últimos anos, o estigma em torno da terapia diminuiu. Conversar com entes queridos e conhecidos sobre sintomas de saúde mental e seus esforços para resolvê-los tornou-se uma prática mais normalizada e aceita. Essa mudança também normalizou o ato de procurar ajuda, e a demanda por terapia aumentou.

Juntamente com esse aumento na demanda, houve um aumento para tipos alternativos de tratamento em saúde mental – em resumo, abordagens mais convenientes à terapia. À medida que os especialistas começam a reconhecer apresentações mais específicas e específicas das condições de saúde mental, a demanda por terapeutas especializados em tratar desses problemas também aumenta.

A tecnologia não existe mais à margem de nossas vidas. Tornou-se indispensável. As pessoas ocupadas desejam soluções rápidas e convenientes, e o crescente uso da tecnologia na vida cotidiana torna isso possível para todos os tipos de serviços. A terapia não é exceção.

Os cuidados de saúde telementais atendem à necessidade de muitas pessoas de terapia mais acessível. Se você prefere se conectar com um terapeuta em vez de uma videoconferência semanal, telefone ou mensagem de texto regular, o aconselhamento a distância permite que você obtenha ajuda no seu próprio tempo, sem ter que enfrentar certos desafios, como transporte, estacionamento limitado ou disponibilidade limitada do terapeuta.

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Como os cuidados de saúde telementais permitem que você trabalhe com um terapeuta localizado em qualquer lugar do seu estado, ele também abre portas para tratamento especializado. Como os cuidados de saúde telementais permitem que você trabalhe com um terapeuta localizado em qualquer lugar do seu estado, ele também abre portas para tratamento especializado. Ou seja, se você precisar de um especialista, poderá encontrar um mais facilmente do que se estivesse limitado a fornecedores locais.

Ansiedade e Saúde Telemental

Os bloqueios atuais do COVID-19 podem afetar sua capacidade de acessar a terapia pessoalmente por enquanto. Porém, para muitas pessoas, outras barreiras ao tratamento ainda podem persistir depois que os requisitos de quarentena e de distanciamento social forem elevados.

O aconselhamento à distância pode ser uma opção acessível para as pessoas que trabalham para gerenciar seus sintomas de ansiedade. Existem muitas condições diferentes sob a égide dos transtornos de ansiedade. Ansiedade generalizada (o que muitas pessoas pensam quando ouvem “ansiedade”) é apenas uma delas. Outras experiências comuns relacionadas à ansiedade que podem levar alguém a procurar cuidados de saúde telementais incluem:

  • Obsessões ou compulsões graves, como uma fixação em germes ou pensamentos persistentes de causar danos a outras pessoas, que dificultam o contato próximo com outras pessoas
  • Uma fobia de algo encontrado regularmente fora de sua casa, como cães, pássaros ou carros
  • Agorafobia, ou um forte medo de estar em algum lugar que você não pode sair facilmente. Essa fobia geralmente se relaciona ao transtorno do pânico
  • Ataques de pânico, especialmente se você não identificou gatilhos e teme ter um sem aviso
  • Ansiedade social grave o suficiente para tornar a interação pessoal aterrorizante ou insuportável, mesmo para considerar

Como a Teleterapia Suporta Pessoas com Ansiedade

Embora o aconselhamento à distância possa não ser ideal para todas as condições de saúde mental, ele pode funcionar bem para alguns problemas. A terapia online geralmente é eficaz no tratamento da ansiedade. Os tipos de tratamento que os terapeutas normalmente fornecem para ansiedade podem ser oferecidos on-line bastante bem por meio de uma plataforma de vídeo.

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As abordagens de tratamento da ansiedade podem variar, pois nem todo tratamento funciona bem para todos. Mas se você trabalha com um especialista em ansiedade online, seu terapeuta pode usar estratégias de tratamento como as seguintes:

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  • Terapia cognitivo-comportamental, que ajuda a aprender a reconhecer pensamentos angustiantes, desafiá-los e reformulá-los para que não tenham mais um impacto negativo
  • Terapia de exposição, que ajuda você a se acostumar lentamente a enfrentar uma coisa ou situação específica que teme (normalmente usada para tratar fobias)
  • Prevenção de exposição e resposta, que ajuda você a aprender a enfrentar situações ou coisas que desencadeiam obsessões sem executar uma compulsão em resposta
  • Terapia cognitiva baseada na atenção plena, um tipo de TCC que prioriza a atenção plena, ou permanecer ancorado no momento presente sem ficar preso em ciclos de pensamentos indesejados

Ao trabalhar com um terapeuta on-line, você também terá um espaço seguro para explorar os fatores subjacentes que contribuem para a ansiedade, conversar sobre a angústia em sua vida cotidiana e desenvolver estratégias de enfrentamento seguras e saudáveis ​​- como faria ao trabalhar com um terapeuta em pessoa.

Os terapeutas também podem oferecer orientação sobre métodos que podem ajudá-lo a lidar com os sintomas de ansiedade antes que eles atinjam um nível incontrolável. Por exemplo, eles podem ensinar habilidades para combater a ruminação, ou circulando padrões de pensamento, que muitas vezes surgem para muitas pessoas que vivem com ansiedade.

Você também pode aprender (e praticar) exercícios de atenção e meditação no aconselhamento a distância. Essas práticas podem ajudar a aliviar certos sintomas de saúde mental ao longo do tempo, reduzir o estresse e ajudar a dormir melhor, o que também pode ajudar a aliviar a ansiedade.

Um terapeuta de telessaúde também pode trabalhar com você para fazer mudanças em sua vida que levem a um maior bem-estar geral. Não é incomum que a ansiedade se origine de situações difíceis, relacionamentos ou circunstâncias da vida. Mesmo quando esses problemas não causam ansiedade diretamente, eles podem piorar seus sintomas. A abordagem desses gatilhos pode não fazer com que a ansiedade desapareça completamente, mas pode ter um benefício significativo em geral. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a reconhecer esses gatilhos e como eles contribuem para o seu sofrimento emocional.

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Um terapeuta também pode oferecer suporte à medida que você explora hábitos aprimorados de autocuidado, como:

  • certificando-se de dormir o suficiente
  • tendo tempo para fazer as coisas que você mais gosta
  • passando tempo com pessoas positivas

A saúde telemental não agrada a todos. Se você preferir se conectar com alguém pessoalmente, mas tiver dificuldades o suficiente para impedir que você obtenha apoio, considere o aconselhamento a distância como uma opção a curto prazo: você trabalhará com um terapeuta online até chegar à posição de poder participe da terapia pessoalmente.

Muitos terapeutas listados no diretório da GoodTherapy oferecem serviços de saúde por telefone. Se você precisar de suporte, comece sua pesquisa hoje.

Referências:

  1. Aboujaoude, E., Salame, W. e Naim, L. (2015). Saúde telemental: uma atualização de status. Psiquiatria Mundial, 14 (2). Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4471979/
  2. Associação Americana de Psiquiatria. (2017). O que é telepsiquiatria? Disponível em https://www.psychiatry.org/patients-families/what-is-telepsychiatry
  3. Associação Americana de Psicologia. (2016). Além da preocupação: como os psicólogos ajudam nos transtornos de ansiedade. Recuperado de https://www.apa.org/helpcenter/anxiety
  4. Fundação Internacional do TOC. (n.d.). Como é tratado o TOC? Disponível em https://iocdf.org/about-ocd/ocd-treatment/






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