cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Em movimento? Ouça o nosso blog em vez de lê-lo.

Se inscrever
Dublado por Amazon Polly

Por Kelly Edwards, Associada da LMFT, Estagiária da LPC

O que é Mindfulness?

Existem muitos tipos diferentes de meditação, incluindo visualização, contemplação e atenção plena. A atenção plena é uma forma de meditação em que você traz toda a sua mente ou atenção para um objeto. Chamar a atenção para a respiração é uma das práticas conscientes mais conhecidas.

De acordo com Jon Kabat-Zinn, um dos professores de mindfulness mais influentes, “mindfulness significa prestar atenção de uma maneira particular: de propósito, no momento presente e sem julgamentos”. Jan Chozen Bays é um professor de meditação e um médico que acrescenta. Segundo o Dr. Bays, “Atenção plena é consciência sem julgamento de críticas”.

A atenção plena é baseada em evidências ou apenas hype?

A atenção plena está enraizada em uma longa tradição de práticas espirituais orientais, como budismo, taoísmo e ioga. Além de basear-se em tradições espirituais, recentemente existem vários estudos que confirmam sua eficácia.

Pesquisas da UCLA mostram que os meditadores de longo prazo têm cérebros mais jovens, com maiores concentrações de tecido nas regiões do cérebro, mais diminuídas pelo envelhecimento. Em outras palavras, o estudo descobriu que a prática da meditação pode ajudar a minimizar a idade do cérebro e proteger contra o declínio relacionado à idade.

Estudos também mostraram que a atividade frontal esquerda do cérebro é aumentada por aqueles que têm uma prática consistente de atenção plena. Segundo Dan Siegel, renomado pesquisador psiquiatra e neurobiologia, essa mudança no cérebro reflete o cultivo de um “estado de aproximação”. Nesse estado, as pessoas caminham para situações desafiadoras ou funções mentais, como sentimentos, pensamentos e memória. Isso pode ser visto como uma maneira cientificamente comprovada de construir resiliência. Esses mesmos estudos descobriram que, além de melhorar a resiliência, aqueles com práticas estabelecidas de atenção plena também experimentaram aumentos na função imune e um maior senso de estabilidade e clareza.

READ  Meu psicoterapeuta, meu guru
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Outro estudo importante mostrou que o filamento axonal entre o córtex pré-frontal e o sistema límbico se espessa. Isso cria essencialmente isolamento nos centros límbicos do cérebro, que suporta funções como emoção, comportamento, memória e motivação. Isso significa que alguém que pratica a atenção plena experimenta ansiedade e medo de maneira diferente e é menos cansativo para o sistema nervoso em geral.

No entanto, é importante observar que, assim como o exercício e as mudanças na dieta, a prática da atenção plena requer prática consistente para obter resultados. Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que praticar meditação por vinte minutos, duas vezes por dia, era suficiente para trazer uma redução significativa da pressão arterial para a maioria das pessoas.

Por onde começo?

Embora alguns argumentem que um dos objetivos da atenção plena é ajudar-nos a desconectar todos os nossos dispositivos e tecnologias que distraem, existem ótimos aplicativos e recursos on-line para aqueles que são novos na atenção plena.

Nos últimos anos, surgiram vários aplicativos populares de atenção plena, que são úteis tanto para iniciantes quanto para praticantes experientes. Os aplicativos gratuitos mais populares incluem Insight Timer, Mente sorridente, Pare, respire e pense, UCLA Mindfule Aura. Alguns dos aplicativos pagos mais populares terão uma avaliação gratuita de uma semana, seguida de uma assinatura mensal. Esses aplicativos incluem Headspace, calma, 10% mais feliz, Inscape, e Buddhify.

Esses são alguns recursos gratuitos, baseados na Web, com meditações gratuitas de atenção guiada.

https://audiodharma.org/

https://www.uclahealth.org/marc/mindful-meditations

Você pode ouvir o clipe de áudio abaixo para uma meditação de atenção plena de 4 minutos, focada na respiração.

Foto de William Farlow em Unsplash

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *