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O revestimento de prata dos conflitos do projeto 1

Por Ramiro Rodrigues

O conflito é inerente à natureza humana – e isso é uma coisa boa! Os conflitos são o combustível que aumenta nossa capacidade de pensar, questionar e comunicar. Dito isso, vale a pena analisar como os conflitos podem influenciar o ambiente corporativo e, mais especificamente, nossos projetos.

Todo projeto existe para mudança algo, seja criando, melhorando ou substituindo. Nenhuma organização investe seus recursos para manter tudo como está atualmente. Mas a natureza humana tende a resistir à mudança, seja por medo ou por um desejo de preservar o conforto.

Se todo projeto introduz mudança, e toda mudança gera resistência, podemos concluir que todo projeto é um instigador de resistência.

Como gerenciar conflitos

Os conflitos normalmente não surgem nas fases inicial e de planejamento de um projeto. Durante essas fases, o ambiente em que o projeto está imerso permanece constante. Normalmente, é durante a fase de execução que a equipe começa a trazer para a mesa os requisitos e características esperados pelo patrocinador. Durante esse período, o líder do projeto deve ficar atento a todos os conflitos em potencial que possam surgir.

Obviamente, não se pode esperar a serenidade de um monge budista dessa profissão. Alguns dos principais princípios de inteligência emocional, como resiliência e assertividade na tomada de decisões, são difíceis de encontrar em um mundo cada vez mais competitivo e em ritmo acelerado. Mas isso não deve ser usado como desculpa para negligência quando confrontado com conflitos. O líder do projeto deve ter habilidade para entender as implicações e a intensidade dos conflitos, a fim de encontrar a estratégia mais aplicável para a resolução.

As estratégias de resolução de conflitos incorporam técnicas de negociação que foram exaustivamente estudadas por profissionais de vendas que buscam superar a resistência em favor de seus objetivos.

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Stephen P. Robbins, em seu livro Comportamento organizacional, definiu os cinco estágios do processo de conflito. Durante o terceiro estágio, “Intenções”, Robbins fornece cinco estratégias que merecem atenção de todos que precisam lidar com os confrontos que possam surgir em seus projetos:

  1. Competindo: convencer outra parte de uma posição específica, independentemente do impacto potencial que ela possa ter sobre os envolvidos.
  2. Colaboração: buscar um resultado que seja benéfico para todas as partes envolvidas.
  3. Comprometimento: fazer com que as partes envolvidas abandonem parcialmente suas posições originais em favor de um resultado comum.
  4. Evitar (não confronto): para evitar o envolvimento com o conflito, chegando ao ponto de negar sua existência.
  5. Acomodando: trazer paz ao conflito, deixando de lado uma posição.

Cada situação única merece uma estratégia específica destinada a aproveitar ao máximo a oportunidade e permitir que seu projeto progrida com sucesso, com baixos níveis de estresse para todos os envolvidos.

É realmente possível extrair grandes resultados de conflitos. Se duas cabeças são melhores que uma, é compreensível que pensamentos diferentes possam se complementar. Conflitos são oportunidades para alinhar mensagens e esclarecer todos os aspectos para o bom andamento do projeto, evitando o desenvolvimento de confrontos ou confrontos.

Desejo-lhe felizes conflitos e grandes projetos!

Como os conflitos levaram a melhores resultados para seus projetos?

Publicado
                de Ramiro Rodrigues
em: 01 de maio de 2020 08:31 |
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