3 lições de liderança de uma pandemia global
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O que os líderes de projeto podem aprender com a crise do COVID-19 1

Por Dave Wakeman

Como você deve ter notado, minha atenção durante a pandemia se concentrou amplamente nas lições que todos podemos aprender sobre liderança.

Por que mexer com uma coisa boa? Então, continuarei focando na liderança este mês, pois as lições ainda estão surgindo rapidamente e furiosamente.

Vamos analisar o que aprendemos até agora sobre a liderança do projeto durante a crise do COVID-19 e depois transformá-los em algumas idéias acionáveis ​​que todos podemos colocar em prática.

Primeiro, descobrimos que as pessoas que lideraram a ciência foram as que fizeram um trabalho melhor no combate à doença. Estou olhando para você Taiwan, Nova Zelândia e Alemanha, para citar três.

Segundo, vimos que a comunicação é crucial e que a comunicação honesta e consistente é a coisa mais importante que podemos ter. E os líderes que fornecem uma visão, um plano e atualizações consistentes são capazes de obter mais apoio, alcançar melhores resultados e criar mais confiança.

Terceiro, vimos que a experiência é importante e que é impossível uma pessoa saber tudo sobre tudo.

Então, como continuamos a usar essas práticas em nossas próprias carreiras de projeto? Aqui estão mais algumas idéias para todos os líderes por aí:

Confie nos especialistas: O primeiro e o terceiro pontos destacam um tema abrangente do gerenciamento moderno de projetos e da liderança moderna: ninguém sabe tudo – e eu daria um passo adiante. Uma das melhores coisas que um especialista faz é curar a enorme quantidade de conhecimento existente no mundo.

Mais uma vez, ao ver os comunicados à imprensa do coronavírus em todo o mundo, você vê países brincando com imunidade a rebanhos e países realmente seguindo essa teoria; então, você tem países com líderes que estão oferecendo soluções médicas não comprovadas; e você tem outros países que tiveram protocolos de desligamento mais rígidos.

READ  O contratante-vôo está prejudicando projetos e programas

O que isso nos mostra?

Isso nos mostra que haverá centenas de soluções para todas as situações. Alguns deles têm valor e outros são charlatanismo total. É por isso que os especialistas são importantes.

Um especialista pode examinar todas as opções testadas, todas as opções possíveis e todos os planos futuros e pensar se são ou não viáveis, prováveis ​​ou improváveis.

Isso é importante, porque, como gerente de projeto, você provavelmente sempre lidará com uma certa quantidade de risco – e apenas porque algo provavelmente não significa que não vale a pena testar.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

O que isso significa é que você precisa ter certeza de que, ao testar uma ideia ou solução, entenda que ela pode não funcionar e é capaz de reconhecer o sucesso ou o fracasso através de uma lente de conhecimento e confiança nos conhecimentos de sua equipe.

Ou, se você tem uma ideia maluca que pode querer testar devido à natureza da situação com a qual está lidando, também pode tentar – com o conhecimento de que a ideia pode ter uma baixa probabilidade de sucesso.

A liderança é mais importante durante os tempos difíceis: Foi recentemente em 4 de maio, o dia em que Star Wars é comemorado em todo o mundo. Em Rogue One: A Star Wars Story, há uma cena em que Darth Vader confronta Orson Krennic sobre como ele está lidando com a aliança rebelde. Krennic inventa muitas desculpas e reclamações sobre a eficiência de sua liderança e tenta conquistar o apoio de Vader para ele comandar a Estrela da Morte, assim como estava se tornando uma arma poderosa para aterrorizar a galáxia.

De costas para Krennic, Vader usa a força para segurar Krennic e diz: “Cuidado para não engasgar com suas aspirações, diretor”.

READ  Gerenciamento de riscos e a crise COVID-19

Eu gosto de pensar que essa é uma ótima analogia para o tipo de líderes que gostam de ser líderes nos bons tempos, mas tentam passar a bola quando as coisas dão errado.

A realidade da liderança é que você precisa levar o bem com o mal, e acho que a história provou que os líderes que lideram corajosamente em tempos de dificuldades são os que mais se lembram.

Como exemplo, Abraham Lincoln é lembrado por manter os Estados Unidos unidos enquanto a Guerra Civil trabalhava para separá-lo. Winston Churchill é lembrado mais por sua liderança na Segunda Guerra Mundial do que por suas outras realizações. E todo mundo se lembra do discurso de Mel Gibson no Coração Valente antes de enviar seu exército para lutar. Estou certo?

O que quero dizer é que liderar geralmente é sobre como você lida com situações desafiadoras, mudanças ou turbulências – e não como você navega nos momentos fáceis.

Por quê? Porque não é fácil tomar decisões em tempos difíceis. Provavelmente não há uma resposta, mas muitas – todas as quais apresentam um certo risco. Como você lida com essas situações o define e determina se você é um sucesso ou um fracasso como líder.

Como as situações desafiadoras fizeram de você um melhor líder de projeto?

Publicado
                de David Wakeman
em: 11 de maio de 2020 02:55 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *