O que o futuro reserva para os líderes de projeto?
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O que o futuro reserva para os líderes de projeto? 1

Por Wanda Curlee

Alguns acreditam que o gerenciamento de projetos precisa de uma revisão completa. Se você concorda ou não, não há dúvida de que a tecnologia está promovendo mudanças radicais. Como mencionei em diferentes blogs e apresentações, acredito que a inteligência artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT) terão um grande impacto na próxima geração de gerentes de projeto. Graças a essa nova tecnologia, os gerentes de projeto agregarão mais valor, ao invés de concluir tarefas mundanas.

A tecnologia fará o mundano para o gerente de projeto, programa ou portfólio. Então, o que restará para o praticante? Para iniciantes, o gerente de projeto poderá se concentrar em muitas coisas colocadas de lado, porque está fazendo o possível para manter as partes interessadas informadas e concluir tarefas de rotina, além de tentar manter sua sanidade.

Visando os mundanos

Então, o que constitui uma tarefa mundana? Isso inclui a criação de agendas, comunicações, relatórios e apresentações de status, além de rastrear recursos, analisar problemas, avaliar problemas e analisar riscos, entre outros trabalhos. Essas coisas precisam ser feitas e, muitas vezes, o gerente de projetos precisa de ajuda para fazê-las. Mas a liderança pode não entender a necessidade dessa assistência ou os recursos podem não estar disponíveis.

A boa notícia é que a IA e a IoT assumirão essas tarefas mundanas. As tecnologias poderão revisar uma programação e rastrear aqueles que ainda não inseriram seu tempo. As opções de cronograma, juntamente com as recomendações, serão fornecidas ao gerente de projeto.

E isso não é tudo: a tecnologia também pode ajudar na elaboração de apresentações e relatórios de status. O gerente de projeto pode adicionar os retoques finais. Os riscos potenciais podem ser avaliados e a probabilidade e o custo do projeto podem ser determinados.

READ  Profissionais do projeto temem 'interrupção e atraso' do coronavírus

Impacto no Gerente de Projeto

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

O que isso deixa o gerente de projeto fazer? Muitas, é claro. Eles precisam determinar quais recursos são necessários e negociar com gerentes funcionais, recursos humanos e o escritório de gerenciamento de projetos, se houver. Os recursos humanos são uma das maiores dores de cabeça para um gerente de projetos.

Eles também terão que lidar com recursos problemáticos já existentes no projeto. Isso pode significar indivíduos menos qualificados que não são capazes de fazer o trabalho (sem culpa alguma), aqueles que estão descontentes com o projeto e projetam o sentimento ao longo do projeto e aqueles que são preguiçosos, entre outras coisas. O gerente do projeto pode precisar aconselhar essas pessoas ou até mesmo demiti-las, o que, é claro, cria riscos para o projeto.

Além disso, o gerente de projeto pode ter que lidar com subcontratados e fornecedores. Pode-se prestar mais atenção aos riscos de nível superior e impedir ou minimizar sua ocorrência.

O gerenciamento de integração também é uma área de foco. Há gerentes de projeto que deixam isso de lado porque acham que, se o cronograma estiver correto, a integração do projeto será tratada. Isso não é verdade. Pode haver pessoas que não estejam compartilhando suas informações prontamente ou pessoas que estejam produzindo um marco importante, mas que tenham uma emergência familiar. Sem eles, ninguém mais pode concluir um marco crítico para o restante do projeto.

Prever o futuro é difícil. O tempo dirá como a tecnologia será usada no gerenciamento de projetos, programas e portfólio. A tecnologia não deve ser considerada uma bala de prata, mas um meio de fornecer ajuda nas tarefas diárias, permitindo que os líderes dediquem tempo ao trabalho com valor agregado.

READ  10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBOK 6) com PPT e PDF

O que você acha: Como a tecnologia futura mudará a maneira como gerenciamos os projetos?

Publicado
                por Wanda Curlee
em: 17 de janeiro de 2020 16h28 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *