cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Mike Clayton

Mike Clayton

O que faz um brilhante líder de projeto? Falei com o Dr. Mike Clayton, autor do Brilliant Project Leader e o cérebro por trás do OnlinePMCourses.com.

Conversamos sobre as principais habilidades e talentos de pessoas que são excelentes líderes de projetos. É isto que ele tinha a dizer.

Mike, vamos direto ao assunto. O que faz um brilhante líder de projeto?

Há tantas coisas que contribuem para um brilhante líder de projeto, então deixe-me focar em três coisas. Ao fazer isso, é claro que entendo que um líder de projeto brilhante terá sólida experiência em gerenciamento de projetos e será capaz de planejar e entregar seus projetos com confiança e segurança.

As três coisas que os líderes de projeto precisam são essenciais, resiliência e integridade para liderança de equipe. Vamos analisar cada um deles agora.

1. Fundamentos de liderança de equipe

A primeira parte do meu livro apresenta os quatro elementos essenciais da liderança de equipe, e um grande líder de projeto deve abordar constantemente cada um deles e mantê-los em equilíbrio.

Os quatro itens essenciais são o foco nas pessoas, a construção e o compartilhamento de um plano claro, o verdadeiro senso de espírito de equipe e a comunicação implacável – e bem. Leia mais sobre os quatro elementos essenciais da liderança da equipe do projeto.

READ  15 maneiras de comemorar o sucesso no trabalho • Guia das meninas para gerenciamento de projetos

2. Resiliência

Pensando no tempo, como líder de projeto, quando eu falhei mais claramente, não era sobre como eu liderava minha equipe, nem como eu gerenciava e entregava meu projeto: era como eu lidava pessoalmente, quando, sob pressão, permitia me cansar demais, me envolver emocionalmente e, portanto, perder toda perspectiva.

Você deve investir em sua própria resiliência, para poder lidar com os tempos difíceis e se manter resistente.

3. Integridade

Não é tudo nada sem integridade. É tudo espetáculo e falsidade. Integridade é ser o líder em que você se apresenta; trata-se de tomar as decisões certas e apoiá-las, mesmo quando as consequências são desafiadoras; e trata-se de ser decente, respeitoso e honesto com as pessoas com as quais você precisa lidar: sua equipe, seus fornecedores e seus stakeholders, mesmo quando você deprecia a posição ou as ações deles.

Vamos encarar, se você pudesse seguir alguém, não se comprometeria voluntariamente com alguém que demonstrasse esse tipo de integridade de maneira consistente?

Qual é a diferença entre gerência e liderança?

No início do Brilliant Project Leader, uso o exemplo de dois ônibus que você pode escolher, o Yellow Bus e o Purple Bus.

O ônibus amarelo: as pessoas têm que entrar no ônibus amarelo para chegar aonde precisam ir. É bem conservado e conduzido com segurança. Se ele avariar, o motorista sabe o que fazer.

O ônibus roxo: as pessoas ouvem o motorista do ônibus roxo falando sobre o destino e querem seguir em frente. Eles gostam da jornada e a consideram estimulante. Eles confiam no motorista e, se o ônibus quebrar, todos saem e querem ajudar.

Qual você escolheria? Para mim, o motorista de ônibus amarelo é um gerente capaz: o motorista de ônibus roxo é um líder. O mundo precisa de ambos, e você precisa das habilidades para fazer os dois, em momentos diferentes. Vamos falar disso!

READ  Novos empregos e estágios na última fase da usina elétrica de Hinkley Point

Para resumir, um gerente de projeto cria um plano de projeto para como e quando fazer as coisas e direciona ações. Eles comunicam o plano do projeto e se concentram em processos, sistemas e procedimentos como um monitor eficaz e um ciclo de controle. As pessoas fazem o que um gerente de projetos pede, porque é o trabalho delas.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Um líder de projeto cria uma visão e estratégia e inspira as pessoas a agir, pintando uma visão do futuro. Então eles se concentram nas pessoas, em seu compromisso e em suas idéias. Eles estão preparados para inovar e tomar decisões corajosas que desafiam os limites.

As pessoas fazem o que um líder de projeto pede, porque querem.

Leia a seguir: Como a liderança afeta os projetos (e dicas para liderar seu projeto)

Ônibus roxo para mim, todo o caminho. Mas, como muitos gerentes de projeto, quero que minha equipe chegue ao destino com segurança. Os gerentes de projeto podem ser os dois? Ao mesmo tempo?

Absolutamente. Vamos olhar para os dois lados.

O líder do projeto como gerente de projetos

Sua função é liderar o projeto e você tem a sorte de ter um gerente de projeto trabalhando com você para gerenciar os aspectos diários de planejamento e entrega. Portanto, sua função é se concentrar nos aspectos de liderança – talvez no gerenciamento e governança das partes interessadas.

Se você não tiver credibilidade suficiente como gerente de projeto experiente, dependerá do líder do gerente de projeto para adequar seu trabalho aos planos de projeto. Que tipo de liderança é essa?

O gerente de projeto como líder de projeto

Você pode gerenciar um projeto efetivamente sem liderar seu pessoal? Eu argumentaria ‘não’. Para mim, a liderança é um componente fundamental da gestão, seja em uma função operacional ou de projeto.

READ  Recuperação econômica desacelera com novas restrições, mostram dados

É inconcebível para mim que uma manjedoura possa ser bem-sucedida sem liderar seu povo: inspirando-os, motivando-os a guiá-los e conquistando sua confiança. Você também pode liderar culturas em uma equipe de projeto, depois de saber como fazê-lo.

Para que todos possamos ser líderes em nossos projetos, independentemente do nível em que trabalhamos. Obrigado Mike!

Leia a seguir: 3 maneiras de praticar suas habilidades de liderança.

Assista a Mike falar sobre liderança transformacional neste breve vídeo. Não consegue ver o vídeo? Assista no YouTube.

Obtenha o treinamento em gerenciamento de projetos do Programa Fast Start e acelere seu caminho para o sucesso em gerenciamento de projetos! Experimente on-linePMCursos de graça com um pequeno provador. Obtenha gratuitamente o curso de curta duração sobre Fundamentos de gerenciamento de projetos (ele é voltado para iniciantes completos, mas lhe dará uma idéia do estilo de ensino e da qualidade dos outros cursos). Você pode ler minha análise dos OnlinePMCourses aqui.

Curso Gratuito de Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Dr. Mike Clayton é autor e palestrante especializado em gerenciamento de projetos e mudanças, liderança, influência e risco. Ele dirige uma escola on-line de gerenciamento de projetos chamada OnlinePMCourses.com. (Você pode ler minha resenha do OnlinePMCursos aqui). Ele é autor de Risk Happens, Brilliant Project Leader e Smart to Wise, entre outros livros.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *