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A Transformação Digital está integrando tecnologias digitais em todas as áreas de negócios. Ele também muda a mentalidade da entrega tradicional dos valores. Ele improvisa o modelo operacional e de entrega e os valores que uma organização entrega ao seu cliente.

Além disso, é também uma mudança cultural, que exige que as organizações desafiem seus métodos tradicionais continuamente.

Por que a transformação digital é importante?

Uma organização pode assumir a transformação digital por vários motivos, mas a causa mais provável é a questão da sobrevivência. As empresas não se transformam por opção, porque são caras e arriscadas. Os negócios passaram por uma transformação quando não evoluíram.

Como é a estrutura da transformação digital?

Embora a transformação digital varie com base nos desafios e demandas específicos da organização, existem poucos aspectos comuns da transformação digital que criam um tema ou estrutura comum que todos os líderes e empresas de tecnologia devem considerar ao iniciar a transformação digital. Esses são:

  • Experiência do Cliente
  • Agilidade Operacional
  • Cultura e Liderança
  • Capacitação da força de trabalho
  • Integração de tecnologia digital

Embora cada um desses elementos tenha etapas diferentes, os CIOs podem procurar os temas compartilhados críticos ao desenvolver sua estratégia de transformação digital.

*** Aqui está um excelente documento em vídeo que está sendo criado pela Cognizant e fala sobre uma estrutura detalhada para a transformação digital. Você pode achar útil. O material inicial estava no formato PDF, mas para melhor visibilidade do documento e para a conveniência de enviá-lo neste artigo, eu o converti para MP4 e o enviei no meu YouTube e compartilhei o link aqui. ***

Como a cultura desempenha um papel significativo na transformação digital?

Recentemente, o papel da TI mudou fundamentalmente, e os CEOs querem que seus CIOs ajudem a gerar receita para as organizações. Anteriormente, a principal prioridade dos CIOs era melhorar o processo de negócios, mas agora com a transformação digital entra em cena, a principal prioridade operacional do CIO é desenvolver novos produtos inovadores.

Portanto, em vez de focar na economia de custos, a TI se tornou o principal mergulhador da inovação nos negócios. Essa mudança exige que todos repensem suas funções e o impacto da TI na sua experiência cotidiana.

No entanto, a TI desempenhará um papel essencial na condução da estratégia de transformação digital, mas o trabalho de implementação e adaptação às grandes mudanças que acompanham a transformação digital é de todos. Portanto, a transformação digital é uma questão de pessoas.

O que impulsiona a transformação digital?

Um elemento essencial da transformação digital é, obviamente, a tecnologia, mas trata-se mais de eliminar processos desatualizados e tecnologia herdada. A tecnologia legada e o processo obsoleto impedem a capacidade do CIO de embarcar em uma estratégia de transformação digital com sucesso.

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Os CIOs costumam gastar 72% do tempo e orçamento médios em questões de TI existentes, enquanto 28% são destinados a novos projetos ou inovação. Se uma empresa deseja evoluir com o ritmo acelerado das mudanças digitais hoje, deve se concentrar em aumentar a eficiência da tecnologia sempre que possível.

Isso significa que a adoção de princípios ágeis nos negócios e na automação de tecnologias ajudará as organizações de TI a ganhar velocidade e impulso e a reduzir as dívidas técnicas.

O que é tendência na transformação digital em 2020?

Em 2020, haverá uma rápida expansão das Iniciativas Digitais entre os setores. Há áreas específicas em que os CIOs e as organizações prepararam suas organizações para a mudança, mas não deram o salto completo na implementação ao transformar sua cultura para abraçar a mudança completamente.

Aqui estão algumas das principais tendências de transformação digital que todas as organizações, CIOs, negócios e líderes de TI devem conhecer em 2020:

  • A rápida adoção de modelos operacionais digitais e a integração dos mesmos com equipes multifuncionais.
  • Um abalo como os que investiram em governança e análise de big data ultrapassam seus concorrentes.
  • Aumente a usabilidade da IA ​​e do aprendizado de máquina.
  • Continue a atividade de fusões e aquisições no setor de terceirização de TI.
  • As consultorias estão formando novas parcerias digitais.
  • As organizações estão expandindo a adoção da nuvem pública.
  • Novas métricas de sucesso da transformação digital.
  • As organizações estão dando mais atenção ao valor de longo prazo das iniciativas digitais.

Como a Transformação Digital pode medir o ROI?

Para provar o esforço e os valores da transformação digital, os líderes precisam analisar e quantificar o retorno do investimento. É fácil dizer, mas muito desafiador, ao implementar isso com projetos que cruzam as fronteiras funcionais e de negócios, mudam a forma como uma empresa entra no mercado e geralmente reformulam fundamentalmente as interações com clientes e funcionários.

Um projeto como a reformulação de aplicativos pode ter um retorno de curto prazo, mas outros projetos estão buscando valores de negócios de longo prazo.

Os esforços de transformação digital estão em andamento e evoluindo. Ele pode tornar menos eficazes os valores tradicionais de negócios, cálculos e abordagens de governança financeira. Ao mesmo tempo, quantificar o sucesso é crucial para continuar o investimento.

A implementação da tecnologia não é suficiente, mas a tecnologia deve estar ligada explicitamente ao monitoramento dos principais indicadores de desempenho, com base nas percepções dos clientes e na eficácia dos processos de negócios.

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Quando estamos determinando o desempenho do investimento em transformação digital, é melhor ter uma visão de portfólio em vez de uma visão de projeto. É da mesma forma que um gerente de fundos mútuos ou uma empresa de capital de risco analisaria o desempenho geral para determinar o andamento das coisas.

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Os líderes de transformação digital devem ter uma visão holística dos esforços de mudança digital.

Isso é vital porque o desempenho insuficiente de um projeto não reflete negativamente os esforços globais de TI. Também ajudará a criar um limite de tolerância para os riscos necessários que devem ser assumidos para alcançar objetivos reais de transformação digital.

Existem algumas das métricas de transformação digital que todas as organizações, CIOs, líderes de negócios e tecnologia devem considerar.

  • Definir métricas iniciais com antecedência
  • Desenvolver micro-métricas para experimentos ágeis – O objetivo deve ser aprender e ajustar.
  • Incorpore os resultados dos negócios: verifique os impactos estratégicos, como crescimento da receita, valor vitalício do cliente e tempo de lançamento no mercado. Verifique os impactos operacionais, como melhoria de produtividade, Escala e eficiência operacional. Por fim, verifique o impacto no custo.

Como começar a transformação digital?

Um dos equívocos mais comuns que todos os CIOs têm sobre a transformação digital é que todos os seus concorrentes estão muito à frente do jogo do que estão. Isso ocorre porque há muita admiração pelo transformador mais rápido, mas uma pequena crítica de quão dura é a transformação ou de quanto tempo pode levar para uma empresa global típica.

Todas as empresas formulam sua estratégia de transformação digital, mas é inteligente aprender com os CIOs e líderes de TI que já começaram sua jornada na transformação digital.

Benefícios da transformação digital:

  • Demonstrou-se que as empresas que implementam uma estratégia de transformação digital aumentam o desempenho e as receitas.
  • Como gerente de projeto, a transformação digital ajuda a otimizar a comunicação, melhorar a colaboração e mudar o foco do processo e do status do projeto para a estratégia e os resultados.
  • A transformação digital permite que os membros da equipe passem mais tempo trabalhando em suas casas de rodas criativas, resultando em funcionários mais felizes, mais satisfeitos e mais produtivos.

Como a transformação digital está mudando as formas tradicionais de gerenciamento de projetos.

  • Comunicação mais eficiente e estratégica entre equipes e empresas:

    Uma das áreas mais significativas nas quais a tecnologia digital moderna está redefinindo a comunicação entre equipes de gerenciamento de projetos. Como ferramentas tradicionais, como e-mails, são complicadas quando se trata de comunicação e colaboração.

    A importância ou a intenção da comunicação perdida em inúmeras cadeias de email e na produtividade constante dos tanques de sobrecarga de email. Considerando que o software de gerenciamento de trabalho colaborativo permite que os membros da equipe e colegas de trabalho se envolvam, se conectem e interajam em tempo real entre departamentos e localizações geográficas. Essas ferramentas reduzem significativamente a confusão de emails.

    Não apenas isso, mas também economiza muito tempo no processo. Essas ferramentas não aumentarão a eficiência da comunicação intra-trabalho. Também irá melhorar a eficácia. Quando os membros da equipe são liberados de filtrar milhares de e-mails por dia para acompanhar o status do projeto, eles podem gastar mais tempo conversando sobre a estratégia do projeto, que é exatamente onde a equipe deve se concentrar.

  • Mais colaboração entre equipes e propriedade dos membros da equipe:

    Além de facilitar a comunicação mais eficiente e focada na estratégia, as modernas tecnologias de gerenciamento de trabalho estão facilitando a colaboração das equipes.

    Com a plataforma certa, todos os executivos, gerentes de projeto e membros da equipe podem adicionar comentários, atribuir tarefas, organizar painéis, revisar e aprovar ativos e lidar com tudo o mais relacionado ao projeto em uma única solução conveniente.

  • Mais foco nos resultados do que no processo:

    Como a Transformação Digital automatiza os fluxos de trabalho e coordena as tarefas tradicionais de gerenciamento de projetos, como agendamento, os PMs terão mais tempo para se concentrar na otimização da estratégia, na realização dos benefícios e na Entrega do Projeto.

    De acordo com a previsão do PMI, “À medida que a transformação digital continua atingindo empresas em todos os setores e setores, ela retrata todos os gerentes de projeto como líderes estratégicos em suas organizações”.

    Com todas as ferramentas digitais e processos automatizados, os gerentes de projeto estão buscando a melhor maneira de alinhar cada projeto com suas estratégias e metas de negócios e proporcionando resultados mais bem-sucedidos no processo.

  • Mais análises para processos, resultados e ROI aprimorados de PM:

    A transformação digital está fornecendo aos MPs as técnicas analíticas para tomar decisões baseadas em dados, quebrar padrões e tendências e, finalmente, melhorar os resultados do projeto e as taxas de sucesso.

    Isso ajuda executivos e gerentes a tomar decisões mais bem informadas, com mais rapidez e facilidade do que antes. Além desses relatórios analíticos robustos, os gerentes mantêm os projetos no controle e no orçamento gastos com análises de mão de obra e custos em tempo real.

    Essas ferramentas fornecem a todos os líderes e executivos da organização uma visão precisa do impacto nos negócios e do ROI de todos os projetos e os ajudam a planejar suas futuras iniciativas e a tomar decisões críticas.

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*** Abaixo, um excelente vídeo preparado pelo Project Management Institute, que fala sobre a transformação digital e como a transformação digital está atrapalhando o gerenciamento de projetos e os líderes. ***

Referências:

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