O que o futuro reserva para os líderes de projeto?
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O que contribui para um bom lead do PMO? 1

Por Kevin Korterud

A definição de um PMO bem-sucedido mudou com o tempo. Hoje, um ecossistema de entrega altamente complexo é a norma na maioria das organizações. Portanto, os PMOs que atuam principalmente como uma função de “back office”, fornecendo apenas serviços de suporte operacional, não são vistos como agregadores de valor. Eles são vistos como um meio de reduzir custos, auxiliando os gerentes de projetos, programas e produtos nas tarefas operacionais.

O mesmo pode ser dito da liderança do PMO na organização moderna de hoje. As organizações estão recorrendo aos seus leads de PMO para compartilhar idéias, transmitir previsibilidade e buscar a preservação do valor dos negócios. Hoje, os líderes precisam de recursos que, em grande parte, espelhem seus colegas de liderança em projetos, programas e entrega de produtos. Um líder altamente visível, com uma ampla perspectiva nas operações de entrega e de negócios, está rapidamente se tornando um papel fundamental em uma organização de entrega.

Com base na mudança do cenário do PMO, eis as três características essenciais dos líderes contemporâneos do PMO:

  1. Experiência em Liderança de Entrega de Projetos / Programas / Produtos

A complexidade inerente a projetos e programas continua a aumentar à medida que mais o cenário de negócios é automatizado. Além disso, há uma oportunidade crescente de inovação em tecnologia e processos. Projetos e programas podem se transformar em desenvolvimento persistente e recorrente de produtos, o que, por sua vez, cria um ambiente em que a entrega é contínua.

Com o tempo, os PMOs também amadureceram em sintonia com a complexidade e persistência da entrega. Os grupos de serviço do PMO têm processos mecanizados e industrializados para apoiar esse crescimento. Em conjunto, o estatuto de um PMO deixou de ser apenas uma função de serviço puro; espera-se agora que sirva como preditivo e facilitador da entrega.

READ  Regulação emocional e gerenciamento de projetos

Esses fatores colocam um generalista do PMO em uma desvantagem distinta. Com expectativas mais altas, é essencial que os líderes do PMO tenham experiência em entrega de projetos, programas e produtos. Essas habilidades de entrega fornecem idéias e observações que são de natureza mais orgânica e vão além do que é encontrado nos relatórios de status; sua experiência de entrega permite que eles obtenham as informações do tipo “e daí”, bem como prever realisticamente a trajetória de entrega. Além disso, a experiência de entrega prévia os torna mais credíveis como líder de PMO em seus pares de entrega de projetos, programas e produtos. Isso também lhes dá a capacidade de se tornarem um lead de entrega auxiliar quando necessário.

2. Capacidade de Realizar Revisões de Garantia de Entrega

Hoje, as organizações podem ter centenas de projetos, programas e iniciativas de entrega de produtos simultâneos. Além disso, o uso de métricas de desempenho de entrega e outros indicadores podem variar bastante. Embora as métricas sempre tenham sido um ponto de partida útil para determinar a integridade geral da entrega, elas nem sempre revelam uma potencial volatilidade em tempo hábil.

As análises de garantia de entrega vão além das métricas para explorar os fatores por trás da trajetória atual da entrega do projeto, programa e produto. Essas revisões são exames objetivos realizados em nome da liderança sênior de uma organização para descobrir possíveis “surpresas” de entrega não visíveis nas métricas dos relatórios de status. O acúmulo de surpresas na entrega em todo o portfólio pode facilmente resultar em uma perda significativa de valor.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Aproveitando sua experiência anterior, os líderes de PMO de hoje são especialistas em conduzir análises de garantia de entrega. Habilitado com um estatuto de PMO que foi aprovado pela liderança sênior para atenuar surpresas na entrega, a combinação de conhecimento de entrega anterior e uma mentalidade orientada a valor permite que eles executem com êxito análises de garantia de entrega. Sua capacidade orgânica de responder às perguntas “Para onde estamos, para onde vamos e chegaremos lá a tempo?” posiciona o líder do PMO de hoje como um membro importante da equipe dentro de uma organização de entrega.

READ  10 maneiras simples de preparar uma entrega no trabalho (com modelos de email)

  1. Capacidade de se conectar com a liderança sênior, partes interessadas e fornecedores

O ecossistema de entrega de hoje é um ambiente altamente complexo e veloz que exige um alto nível de envolvimento das pessoas. Como líder de entrega de projeto, programa ou produto, a capacidade de conectar-se perfeitamente à liderança organizacional, partes interessadas e fornecedores provou ser um fator-chave no sucesso da entrega. O mesmo pode ser dito sobre os leads de hoje do PMO.

No passado, os líderes do PMO e suas respectivas equipes eram vistos mais como um acessório para as principais atividades de entrega. Seus serviços foram empregados diretamente em um projeto, programa ou líder de entrega de produtos; eles raramente interagiam com a liderança sênior, partes interessadas ou fornecedores. No entanto, o ecossistema de entrega de hoje pode sobrecarregar a capacidade e a capacidade da liderança em entrega. Eles precisam de um parceiro que os ajude a obter sucesso na entrega. Para fazer isso, é necessário que o líder do PMO compreenda os modelos de entrega e de operação comercial.

Esse novo modelo de interação com PMO exige que um líder de PMO possua uma persona que possa se engajar com credibilidade com a liderança sênior, partes interessadas e fornecedores. Eles precisam entender as operações de entrega e de negócios; o último resultante de estudo profissional ou exposição através de experiência prévia de parto. Embora um líder de PMO não possa entender todas as facetas das operações de negócios em um nível profundo de detalhes, essa exposição contribui para um envolvimento mais eficiente e eficaz com as partes interessadas e com os fornecedores que também são os principais contribuintes para o sucesso da entrega.

READ  Espere o inesperado: transformando problemas imprevistos em oportunidades

O líder do PMO de amanhã

Há pouco tempo, um colega me disse que assumiria o papel de PMO em uma organização. Quando perguntados sobre sua motivação para fazê-lo, eles compartilharam que não havia nenhuma função atual de líder de projeto, programa ou produto em aberto, então pensaram que esse seria um bom lugar para começar nesta organização.

Para minha satisfação, essa pessoa possuía uma sólida formação em fornecimento, treinamento profissional em áreas relevantes das operações comerciais, além de uma vasta experiência no envolvimento com liderança, partes interessadas e fornecedores. Sorri comigo mesmo que, embora eles não tivessem experiência anterior no PMO, tinham todas as habilidades certas para ter sucesso como líder do PMO.

Os líderes do PMO precisam dessas três habilidades para obter sucesso no moderno ecossistema de entrega de hoje. Para o líder do PMO de amanhã, eles precisarão de ainda mais habilidades para lidar com demandas crescentes de entrega de projetos, programas e produtos. Isso os posicionará para desempenhar um papel ainda maior no sucesso da entrega de uma organização.

Eu adoraria ouvir você: o que você acha que contribui para uma boa liderança no PMO?

Publicado
                por Kevin Korterud
em: 04 de janeiro de 2020 10h42 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *