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Aqui em Nashville, estamos em quarentena há quase um mês. Como terapeuta, tem sido uma experiência interessante ver as coisas acontecerem nas mídias sociais, notícias, Zoom ligar com os amigos e ficar em quarentena com minha esposa grávida.

A única coisa que mais se destacou? As pessoas estão sofrendo e nem percebem isso.

Muita coisa foi escrita sobre o luto, e não pretendo ser um dos principais especialistas. No entanto, passei inúmeras horas processando a tristeza com os clientes em sessões de aconselhamento e quero explorar o que é, como identificar se você está passando por isso, o que fazer e como o luto ajuda.

Compreensão do Luto

Simplificando, o luto é a resposta à perda ou a antecipação da perda. Em algum nível, todos estamos experimentando perda ou antecipação de perda agora. Perda pode parecer não ser capaz de comemorar um aniversário, tomar um chá de bebê, assistir ao funeral de um ente querido ou perder o emprego. Existem muito poucas pessoas que não estão sofrendo perdas em alguma capacidade no momento.

Identificando Greif

O luto tem estágios. Você pode reconhecer os estágios do luto por meio de declarações que fiz pessoalmente a amigos e familiares nas últimas semanas. Você pode até ter dito algumas das mesmas coisas:

  • Negação
    • “É como a gripe suína, as pessoas estão fazendo um acordo muito grande com isso”.
  • Raiva
    • “Se as pessoas deixassem de ser idiotas e ficassem em casa como mandaram, isso poderia acabar mais rapidamente.”
  • De barganha
    • “Se isso aumentar em meados de maio, talvez ainda possamos tomar um chá de bebê.”
  • Depressão
    • “Não há sentido em planejar que, no momento, provavelmente ainda estaremos em quarentena até então.”
  • Aceitação
    • “Isso vai ser difícil, mas as coisas vão se recuperar e vamos sobreviver.”
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Se algum deles parecer algo que você disse ou refletiu nos últimos meses, eu o incentivaria a aprofundar e considerar que você pode estar sofrendo.

Você deve ter notado um aumento no consumo de mídias sociais, álcool, projetos domésticos, pornografia, comida, videogame etc. Se assim for, pode estar medicando ou entorpecendo a dor causada pela interrupção e perda e não se permitindo sofrer. Ouça-me dizer o seguinte: Está bem. Não estou aqui para envergonhá-lo por fazer essas coisas. Nós nos voltamos para essas coisas porque somos criaturas adaptáveis ​​e estamos conectados para evitar a dor. No entanto, contar com essas coisas a longo prazo se transforma em dependência, o que é quase sempre destrutivo. Em vez disso, deixe essas ações serem a luz no painel, informando que algo precisa de atenção. Então, preste a atenção e os cuidados necessários para curar.

O que fazer sobre isso

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O luto não é esquecer que algo aconteceu e caminhar cegamente para a frente sem reconhecer que fomos impactados. De fato, é isso que fazemos quando não sofremos. Em vez disso, precisamos nos dar algum tempo e espaço intencionais para processar o que estamos experimentando e satisfazer nossas necessidades. Existem várias maneiras de fazer isso, mas descrevi algumas das mais comuns abaixo:

  • Diário
    • Deixar tudo sair de nossa raiva para nossa alegria nas páginas de um diário pode ser extremamente catártico.
    • Se você acredita em um poder superior, orar através da escrita pode ajudar a pessoa a se sentir conectada e ouvida.
  • Exercício
    • Como existe um claro componente fisiológico nas emoções, o exercício pode ajudar essas emoções a se moverem, especialmente se focarmos no que podemos estar experimentando emocionalmente, durante o exercício.
  • Mindfulness
    • A atenção plena pode ser tão estruturada ou desestruturada quanto você desejar. Às vezes, pode parecer que você esteja usando um aplicativo de meditação guiada, enquanto outras vezes pode estar simplesmente sentado e respirando, permitindo que seu cérebro vagueie para onde quiser ou ruminando com uma afirmação positiva.
  • Processamento verbal
    • Somos criados para conexão com outros seres humanos e, ao processar nossas experiências emocionais com aqueles com quem nos sentimos seguros (ou com um terapeuta / conselheiro), pode ser extremamente útil.
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Entendi … alguns deles podem parecer “kitsch” ou “hippie dippie”, eu me senti da mesma maneira antes de experimentá-los. Mas há uma quantidade crescente de dados sobre a eficácia de cada um. Chame-os de idiotas, amaldiçoe meu nome enquanto estiver fazendo isso, mas tente.

Como tudo ajuda com o luto

Experimentar as emoções que acompanham a dor pode ser doloroso. No entanto, o luto é um presente que nos permite reconhecer que perdemos algo e que o que perdemos era importante. Permite-nos a capacidade de segurar a tristeza em uma mão, enquanto mantemos a esperança na outra à medida que avançamos na vida.

Espero que essas palavras o ajudem a encontrar alguma clareza em relação ao que vem enfrentando nos últimos meses. Acima de tudo, saiba que você não está sozinho. Todos nós estamos de luto coletivo, e nenhum de nós fará isso perfeitamente. O que importa é que nos permitimos dar um passo atrás, curar, avaliar e avançar na direção mais saudável para nós e nossas famílias.

Graça e Paz,

– Matt Dean

Matt tem mestrado em terapia de casamento e família e está trabalhando para obter licenças no estado do Tennessee. Ele é especialista em trabalhar com homens que lutam com vários problemas, desde depressão e ansiedade até vício. Se você deseja agendar uma sessão de teleterapia ou fazer check-in com o wellness, use este link ou e-mail [email protected] – para conferir o restante dos serviços oferecidos pela The Becoming: Counselling and Wellness, acesse www.thebecomingcounseling.com

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