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O Facebook está planejando um possível caos em torno da eleição presidencial de 3 de novembro nos Estados Unidos com ferramentas internas que são usadas antes em países como Sri Lanka e Mianmar, Jornal de Wall Street relatado.

Os planos podem incluir diminuir a propagação das postagens conforme elas começam a se tornar virais, alterar o algoritmo do feed de notícias para mudar o conteúdo que os usuários veem e alterar as regras para que tipo de conteúdo é perigoso e deve ser removido. São estratégias que o Facebook usou anteriormente nos chamados países “em risco” para lidar com distúrbios étnicos em massa ou derramamento de sangue político.

As ferramentas só seriam utilizadas em caso de violência eleitoral ou outras circunstâncias graves, de acordo com o WSJ, mas alguns funcionários da empresa disseram estar preocupados com o fato de a tentativa de desacelerar o conteúdo viral poder ocultar inadvertidamente discussões políticas legítimas.

A maneira como o Facebook lidou com o discurso de ódio violento contra os muçulmanos Rohingya em Mianmar, vários anos atrás, foi amplamente criticada. Após uma avaliação independente da situação em 2018, o gigante das mídias sociais admitiu que não estava “fazendo o suficiente para ajudar a evitar que nossa plataforma fosse usada para fomentar a divisão e incitar a violência offline. Concordamos que podemos e devemos fazer mais. ” Ele se comprometeu a se preparar melhor para os riscos futuros.

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O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse em uma postagem de blog em setembro que a eleição presidencial dos Estados Unidos “não vai ser como de costume”. Ele disse estar “preocupado que, com nossa nação tão dividida e os resultados das eleições levando dias ou semanas para serem finalizados, pode haver um risco maior de agitação civil em todo o país”.

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As plataformas estão se preparando para a incerteza pré e pós-eleitoral nos EUA, depois que o presidente Trump criticou repetidamente a votação por correspondência, que muitas pessoas estão usando neste ciclo eleitoral devido à pandemia do coronavírus. Ele também se recusou a dizer se aceitaria os resultados da eleição se perder.

O Facebook disse no mês passado que não aceitaria novos anúncios políticos uma semana antes da eleição nos Estados Unidos (mas os que já haviam sido aprovados continuarão em exibição). Ele também adicionou um “centro de informações ao eleitor” no topo dos feeds do Facebook e Instagram, e planeja fornecer resultados eleitorais oficiais ao vivo, quando disponíveis por meio de uma parceria com Reuters. O Facebook disse que rotulará todas as postagens que declararem vitória prematura e removerá as postagens com informações incorretas sobre o COVID-19 e votação. E planeja banir todos os anúncios políticos dos EUA indefinidamente após a eleição de 3 de novembro.

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