cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Scrum é uma estrutura para organizar equipes ágeis, e seus processos e diretrizes são excelentes para melhorar a produtividade da equipe. Um motivo pelo qual o scrum é tão eficaz é que ele define claramente as diferentes funções da equipe. Quando as funções são claramente definidas, a equipe, assim como as partes interessadas, sabem exatamente quem está fazendo o quê e o que esperar dos resultados.

Todas as funções do scrum são importantes, mas a função do proprietário do produto é particularmente especial porque essa pessoa atua como o elo de ligação entre as partes interessadas e os desenvolvedores. O product owner é responsável perante a equipe, a empresa e o cliente final, portanto, a pessoa que assume essa função deve ser um excelente líder geral.

O que é um Product Owner?

Um product owner é o indivíduo em uma equipe scrum responsável por gerenciar o backlog de trabalho e supervisionar os sprints. Eles atuam como o gerente de projeto para a equipe scrum, embora a comunidade ágil geralmente não use esse termo. O product owner é responsável por representar a voz do cliente, garantindo que todo o trabalho de desenvolvimento reflita as necessidades do usuário final.

A verdade é que as empresas utilizam proprietários de produtos de maneiras diferentes e a função pode mudar dependendo das necessidades da empresa. Algumas empresas vêem o product owner como um gerente de trabalho tático e prático. Outros podem usar o product owner de forma mais livre para representar a visão do produto.

No final, as responsabilidades do product owner serão definidas pela empresa e pela equipe em que trabalha. Com isso dito, vamos examinar todas as responsabilidades do proprietário do produto principal mais de perto.

Responsabilidades do proprietário do produto

De acordo com o Guia oficial do Scrum, a principal responsabilidade do proprietário do produto é gerenciar o backlog do produto. Isso significa ordenar e priorizar o trabalho, otimizando o valor do trabalho e garantindo que todos os membros da equipe entendam qual trabalho precisa ser feito a seguir.

READ  Parceria John Lewis: Qual é o futuro da gigante do varejo no Reino Unido?

O Guia Scrum divide a responsabilidade do proprietário do produto em cinco itens específicos. Vamos examinar cada um e explicar o que significa.

  1. Expressando claramente os itens do backlog do produto: O product owner precisa levar em conta as necessidades do cliente e das partes interessadas para construir um forte acúmulo de trabalho.
  2. Ordenando os itens no backlog do produto para melhor atingir os objetivos e missões: Isso envolve priorizar todas as diferentes tarefas na lista de pendências de acordo com as necessidades da organização.
  3. Otimizando o valor do trabalho que a equipe de desenvolvimento executa: O product owner atua como um gerente de equipe, trabalhando com a equipe de desenvolvimento para garantir que o tempo gasto no trabalho seja o mais eficiente possível.
  4. Garantir que o backlog do produto seja claro e compreendido por todos, e mostre no que a equipe scrum trabalhará a seguir: Isso significa que cada item do backlog deve ser totalmente desenvolvido e pensado, para que qualquer pessoa que estiver olhando para ele possa entender o trabalho e a importância.
  5. Garantir que a equipe de desenvolvimento entenda os itens no backlog do produto no nível necessário: A equipe de desenvolvimento é a equipe que trabalha nas diferentes tarefas do backlog, então o product owner precisa trabalhar com eles para garantir que eles entendam cada item do backlog completamente.

Product Owner vs. Product Manager

Qual é a diferença entre um product owner e um gerente de produto? Ambos os títulos são usados ​​em equipes e organizações ágeis, e as duas funções têm até alguma sobreposição de responsabilidade. No entanto, a principal diferença entre os dois está no escopo de seu trabalho.

Simplificando, um product owner é responsável pelo gerenciamento tático e prático da equipe de desenvolvimento, enquanto um gerente de produto tem uma responsabilidade mais ampla de gerenciar estrategicamente o produto em termos de visão do produto, ajuste produto-mercado e adoção de o produto.

Para esclarecer ainda mais a diferença entre essas duas funções, vamos examinar as principais responsabilidades de cada uma:

Proprietário do produto: Gerencia o backlog do produto e garante que a equipe de desenvolvimento esteja trabalhando de forma eficiente em direção aos objetivos da organização.

Gerente de Produto: Detém o sucesso geral de um produto conduzindo pesquisas de mercado, desenvolvendo estratégia, coordenando a produção, coordenando a estratégia de marketing e vendas e gerenciando o ciclo de vida do produto.

O Product Owner e o Product Manager podem ser a mesma pessoa?

Em teoria, isso é possível, pois ambas as funções estão intimamente envolvidas no desenvolvimento do produto. No entanto, geralmente não é recomendado combinar as funções. O gerente de produto tem amplas responsabilidades em toda a organização, portanto, se essa pessoa também atuar como o proprietário do produto, ela terá menos tempo para trabalhar com a equipe de desenvolvimento e, no final das contas, terá menos sucesso no gerenciamento do backlog.

READ  Medidas naturais de defesa contra inundações em terras altas testadas para proteger cidades

Certificação de Product Owner

Embora não seja obrigatória, a certificação de product owner pode ser uma ótima maneira de aprimorar as habilidades necessárias e aprender coisas novas. A certificação também pode ajudar quem procura um novo emprego, pois mostra às empresas potenciais contratantes que você está qualificado para a função.

Existem muitas organizações diferentes que oferecem certificações de product owner, então pode ser confuso saber quais cursos de certificação são valiosos e quais não valem seu tempo. Analisamos todos os cursos de certificação disponíveis online e recomendamos que você siga uma das seguintes organizações de certificação.

Scrum.org: Professional Scrum Product Owner (PSPO)

Scrum.org oferece três níveis de certificação diferentes: Professional Scrum Product Owner I, II e III. Conforme os níveis avançam, as certificações se tornam mais rigorosas. A certificação de nível I testa um entendimento fundamental, o nível II é considerado uma certificação avançada e o nível III é para candidatos de nível distinto.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Todas as três certificações estão disponíveis para compra online. Depois de pagar (os três cursos combinados custarão $ 950), você fará um exame para receber sua certificação. Você pode encontrar links para cada uma das certificações aqui:

Dono do produto profissional Scrum I (PSPO I) – $ 200
Dono do produto profissional Scrum II (PSPO II) – $ 250
Dono do produto Professional Scrum III (PSPO III) $ 500

Scrum Alliance: Certified Scrum Product Owner (CSPO)

Outra escolha popular para certificação é a organização ScrumAlliance. O ScrumAlliance também oferece três níveis de curso diferentes.

Dono do produto certificado Scrum (CSPO)
Dono do produto Advanced Certified Scrum (A-CSPOSM)
Certified Scrum Professional-Product Owner (CSP-PO)

O curso Certified Scrum Product Owner (CSPO) é a opção de nível de entrada. Se você escolher este curso, participará de um curso online ou presencial ministrado por um instrutor certificado. A certificação deve ser renovada a cada dois anos. Depois de concluir o curso de certificação de nível básico, você pode se inscrever no próximo curso avançado. O curso final e mais difícil é o curso de nível profissional.

Os preços das diferentes certificações ScrumAlliance variam, então verifique o site deles para encontrar um curso que funcione para você.

READ  17 perguntas para reuniões de lançamento do projeto + lista de verificação

Como ProjectManager.com ajuda proprietários de produtos

Para ser um product owner de sucesso, você precisará das ferramentas certas para gerenciar o backlog de sua equipe e para colaborar de forma eficiente com ela. ProjectManager.com construiu um software de gerenciamento de projeto especificamente para equipes de produto e desenvolvimento, com todos os recursos de que você possa precisar.

Kanban para cuidar do seu backlog

Para começar, o software oferece placas kanban totalmente personalizáveis ​​para o gerenciamento eficiente de seu backlog. Os quadros Kanban são fáceis de usar com cartões de arrastar e soltar e possuem recursos avançados como controle de tempo, armazenamento ilimitado de arquivos e colaboração. As colunas kanban são totalmente personalizáveis, para que você possa construir facilmente um fluxo de trabalho que atenda às necessidades de sua equipe.

Uma captura de tela do quadro kanban do ProjectManager.com.

Painéis para monitorar o progresso

Quadros kanban são uma maneira eficiente de gerenciar tarefas e sprints, mas não são a única maneira de obter informações sobre o trabalho de sua equipe. Nosso software possui painéis em tempo real que automaticamente obtêm informações de seu quadro kanban e as compila em tabelas e gráficos úteis. O painel mostra, de forma resumida, o progresso do sprint, a carga de trabalho e outras métricas do projeto para ajudá-lo a saber o status do trabalho da sua equipe.

Uma captura de tela do painel em tempo real do ProjectManager.com

Relatório para compartilhar com as partes interessadas

Os proprietários do produto também precisam manter as partes interessadas informadas, por isso temos um recurso de relatório para ajudá-lo a gerar relatórios personalizados para compartilhar com eles. Nós ajudamos você a pegar dados complexos e transformá-los em relatórios compartilháveis ​​que seus stakeholders irão adorar.

Uma captura de tela dos relatórios do ProjectManager.com que rastreiam o andamento do projeto

Software preferido por equipes Scrum ao redor do mundo

O software do ProjectManager.com é usado todos os dias por milhares de equipes em mais de 100 países ao redor do mundo. Com clientes notáveis ​​como NASA, Volvo e Bank of America, ProjectManager.com é líder na indústria de software de gerenciamento de projetos há mais de 10 anos. Nosso software tem todas as ferramentas que uma equipe Scrum pode precisar, além de ferramentas adicionais de planejamento de projeto, como gráficos de Gantt e calendários. Oferecemos uma solução de gerenciamento de projeto híbrido, para que tanto suas equipes ágeis quanto seus gerentes de projeto obtenham as ferramentas para ajudá-los a se organizar e fazer coisas incríveis. Experimente o software hoje, com uma avaliação gratuita de 30 dias.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *