3 lições de liderança de uma pandemia global
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O caso de uma recuperação econômica verde 1

Por Cyndee Miller

Mudança climática … anunciada como a maior e mais premente ameaça existencial para a humanidade.

Ou melhor, foi … até COVID-19.

Com o mundo parado virtualmente, as emissões de gases de efeito estufa despencaram, a qualidade do ar aumentou e os ecossistemas prosperaram sem a intervenção. Mas todos sabemos que essas tendências são temporárias. Quando o mundo finalmente controlar o COVID-19 – e o fará -, a necessidade de controlar as mudanças climáticas voltará a acelerar. Velhos hábitos morrem com dificuldade. Caso em questão: conforme as cidades asiáticas emergem de The Great Lockdown, a BBC relata que o tráfego – e a poluição do ar que a acompanha – estão aumentando.

Ao mesmo tempo, o mundo está enfrentando um colapso econômico não visto nos tempos modernos. No contexto da pandemia de coronavírus, a economia global deverá diminuir 3,2 por cento este ano, de acordo com um relatório de maio da ONU. Muitos líderes ficarão compreensivelmente tentados a colocar a batalha contra as mudanças climáticas em segundo plano.

Isso seria um erro enorme. Um plano de recuperação econômica liderado por projetos verdes nos permite atacar com ousadia as duas questões.

À medida que os líderes do governo lutam para reviver as economias dizimadas pelo vírus, pesquisas mostram que políticas favoráveis ​​ao clima podem proporcionar um melhor resultado para ambas as economias e o ambiente. Em média, os 231 especialistas entrevistados por uma coorte de economistas de renome mundial consideraram uma “rota verde” para sair da crise como altamente econômica. Citando evidências sugerindo que projetos ecológicos criam mais empregos, geram retornos mais curtos a curto prazo por dólar gasto e levam a uma maior economia de custos a longo prazo, autores pediram aos líderes que “aproveitem essa oportunidade geracional”.

READ  Resiliência Ágil nos Negócios - PM Hoje

Então, você está pronto para aproveitar a oportunidade e guiar o mundo de volta do ponto sem retorno? Muitos de vocês já são.

Equipes do grupo de conservação Forest Carbon, por exemplo, estão trabalhando para reduzir os níveis atmosféricos de CO2 através do reflorestamento e restauração das terras altas da Indonésia, que foram devastadas por incêndios e degradadas pela construção de canais. O projeto centra-se em torno da “regeneração assistida”. Em vez de simplesmente replantar árvores, as equipes estão lançando as bases ecológicas para que as terras altas se recuperem.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

“Queremos que a área retorne ao seu estado selvagem natural em vez de entrar e plantar uma monocultura de espécies”, diz Devan Wardwell, diretor de crescimento da Forest Carbon, em um episódio recente de Projectificado. “Essa estratégia é realmente baseada na idéia de que a natureza pode fazer o trabalho por si mesma, se dermos tempo suficiente e criarmos as condições de partida apropriadas”.

As equipes de reflorestamento enfrentam muitos riscos. Mas o maior deles pode ser de natureza humana: “Se as pessoas não investem, preocupam e se dedicam ao bem-estar de suas terras, as árvores não têm chance”, diz Sebastian Africano, diretor executivo da Trees, Water & People. , Fort Collins, Colorado, EUA, em uma edição especial sobre mudanças climáticas de Rede PM®.

A luta contra as mudanças climáticas não está ocorrendo apenas nas florestas, é claro. A maioria das pessoas vive nas cidades, e esse número só vai crescer, de acordo com as projeções da ONU. As áreas urbanas também foram algumas das mais atingidas pelo coronavírus, forçando um repensar fundamental de como as cidades são projetadas, incluindo esse elemento básico da vida da cidade: o transporte público. Alguns urbanos podem ter receio de pular em um trem ou ônibus lotado, mas todo mundo pulando em seus carros é um pesadelo no trânsito – e um grande revés no corte das emissões de carbono. Assim, os planejadores urbanos da Itália, Grécia, França e Reino Unido estão criando enormes áreas de suas cidades para áreas dedicadas a pedestres e ciclistas.

READ  Transcenda em menos tempo com recursos enxutos - Yodiz Project Management Blog

Até o país que nos trouxe a famosa rodovia está criando uma versão ecológica: o Radbahn é uma ciclovia protegida abaixo de uma parte da linha de metrô elevada de Berlim. Para aumentar a adesão, a equipe está deixando os residentes fazerem um teste.

“A idéia é experimentar o espaço e dar aos nossos interessados ​​a oportunidade de participar do projeto e expressar suas opiniões sobre o resultado”, disse à PM Network o co-fundador da Radbahn, Perttu Ratilainen.

No momento, não há uma discussão escapatória do COVID-19 – e é assim que deve ser. Mas isso não precisa ser uma competição. Com os investimentos certos nos projetos certos, liderados pelas pessoas certas, podemos conquistar o coronavírus, reconstruir nossa economia frágil e proteger nosso planeta – de uma só vez. Como é isso para um plano de projeto eficiente?

O que você está vendo lá fora? Os projetos podem trazer de volta a economia e proteger a terra simultaneamente? Deixe-me saber nos comentários.

Publicado
                de Cyndee Miller
em: 20 de maio de 2020 02:52 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *