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Você conhece aquelas reações emocionais que parecem sair do controle – aqueles padrões presos que você gostaria de superar, mas que aparentemente não conseguem – seja rotação ansiosa, adivinhação, raiva etc.
A razão pela qual nos sentimos presos durante esses tempos é porque nosso cérebro primitivo é corrida nos. Na verdade estamos incapaz para tomar decisões voluntárias!

Esses padrões reativos automáticos estão acontecendo desde o antigoprimitivo cérebro – as áreas subcorticais. Eles estão fora do alcance de nossa mente racional e consciente, o córtex pré-frontal, onde podemos fazer escolhas fundamentadas.

Mas lá é esperança. É possível alterar essa reatividade. Nosso cérebro lata ser “reconectado”. (Eu vou lhe contar daqui a pouco).

Aqui estão algumas informações interessantes – Você provavelmente sabe que quando sentimos uma fisica ameaça do meio ambiente, reagimos brigando, fugindo ou congelando, assim como os animais. O que você pode não saber, é que quando nós humanos estamos nos sentindo emocionalmente ameaçado ou perturbado (por exemplo, se estamos chateados conosco ou com outra pessoa), nós entramos em um interno lutar, fugir ou congelar. Aqui está o que parece:

Luta – autocrítica, culpa, vergonha
Voar – auto-isolamento, abstinência, comportamentos de desvio
Congelar – ficar preso em nossas cabeças, mente acelerada, entorpecimento, uso excessivo de substâncias, tempo preso na tela, etc.
Alguma dessas reações parece familiar?

Tudo isso acontece sem culpa nossa. É amplamente programado pelo que é chamado de nosso “condicionamento” – coisas sobre as quais não tínhamos escolha, como: nossa genética, nossa educação, os eventos fora de nosso controle em nossa vida, até o que está acontecendo em nosso ambiente no momento presente.
Aqui está a coisa – Embora essas reações estejam acontecendo devido a circunstâncias que não causamos, ainda tendemos a nos culpar, a nos despejar e a sentir vergonha.

Então, o que nós podemos fazer sobre isso?
Bem, uma coisa que podemos fazer é mudar de auto-culpa para auto-compaixão. “Terapia de auto-compaixão consciente” sugere o que é chamado de “Intervalo de auto-compaixão”

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1. Primeiro, dê um passo atrás e nomeie o que está acontecendo – até diga para si mesmo que você está em uma luta e que muitas coisas estão fora de seu controle.
2. Então aprecie que você não está sozinho nisso. Isso é algo com o qual todos os outros humanos lutam. Saber isso ajuda com nossos sentimentos de isolamento e “maldade”.
3. Reserve um momento para ser gentil consigo mesmo. O que você diria a um amigo que está tendo uma luta semelhante?

Ao ler isso, imagino que você esteja pensando: “Bem, isso soa bem, mas é mais fácil falar do que fazer!”
E eu concordo – nem sempre é tão fácil! Para mudar para um modo mais relaxado e auto-compassivo, podemos precisar de algum apoio. E podemos precisar limpar aqueles gatilhos automáticos antigos do cérebro que nos puxam de volta para lugares negativos.

Então, como tornar isso mais fácil para nós mesmos? Como podemos religar nosso cérebro e mudar essa reatividade?
Aqui estão algumas sugestões:

  • Você realmente lata gatilhos claros e criar novas redes neurais trabalhando em um subcortical nível, corpo e sistema nervoso. Tendo sido treinado em vários métodos que funcionam subcorticalmente (abaixo da mente consciente), incluindo EMDR, hipnoterapia e Brainspotting, Eu achei a abordagem mais eficaz para o Brainspotting. Na minha experiência, é a terapia mais profunda e rápida para limpar nossos padrões reativos.
  • Eu também amo que é muito gentil. O processamento pode ser feito de forma titulada, para que você se sinta muito apoiado e calmo. O Brainspotting coloca você em um estado relaxado através de música bilateral suave e técnicas especiais de recursos. Aqui estão alguns links, para mais informações:
  • http://www.therapistboulder.net/boulder-co-therapeutic-tools/
  • https://www.rockymountainbrainspottinginstitute.com/about
  • Além de aliviar as reações do “velho cérebro”, Também ajudo pessoas com ferramentas meditativas específicas, orientadas espiritualmente que apoiam nosso corpo / mentes e acalmam nossa resposta de ansiedade e estresse. Naturalmente, podemos criar um novo padrão de relaxamento em um lugar de autocompaixão e paz.
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Ficarei feliz em explorar isso ainda mais com você ou ouvir quaisquer pensamentos ou perguntas que você possa ter 😊

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