cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O risco está sempre presente. Isso é verdade tanto na vida quanto nos projetos. Se tentássemos evitar todos os riscos, seria paralisante – para não dizer impossível. Não podíamos sair de casa, muito menos embarcar em um projeto. Há coisas demais que podem dar errado!

Os gerentes de projeto não podem se dar ao luxo de trancar a porta, desligar as luzes e se esconder em um canto. Eles reconhecem que nada é garantido, mas sabem que você pode planejar com antecedência os problemas que possam surgir e ter contingências para quando isso acontecer.

Como você pode imaginar, existe um processo no gerenciamento de projetos que trata dos riscos e como lidar com eles. É chamado de mitigação de risco. Nenhum plano de projeto está completo sem um plano de mitigação de risco sólido. Mas primeiro, vamos descobrir o que é mitigação de risco e quais estratégias existem para controlar o risco em seu projeto.

O que é mitigação de risco?

A mitigação de riscos é uma estratégia que busca prever o risco de um projeto antes de sua execução. Ele usa dados históricos, experiência e outras lições aprendidas em projetos anteriores para manter o impacto do risco (quando realizado) ao mínimo.

Embora exista um risco bom, a mitigação de risco toma medidas para diminuir o risco de efeitos adversos em seu projeto. Mas, primeiro, você precisa entender os quatro tipos de risco que podem aparecer em um projeto.

Aceitar Risco

Esse tipo de risco é quando a cura é pior do que a doença. Ou seja, você aceita o risco e não faz nada para reduzir o impacto no projeto porque responder ao risco de qualquer outra forma seria mais custoso do que simplesmente lidar com ele. É um líder de perdas levar seu projeto à falência ou perder prazos importantes apenas para resolver um risco que seria melhor se deixado sozinho.

READ  5 lições de liderança da crise do COVID-19

Evite o risco

Outro tipo de risco é quando você evita qualquer exposição ao risco. É o curso de ação oposto à aceitação. No entanto, também é a alternativa mais cara. Geralmente, isso envolve tempo e recursos para evitar, o que afetará seus resultados financeiros.

Limite de risco

Esta é a resposta mais comum ao risco do projeto, limitando sua exposição. Envolve algum tipo de ação e é uma mistura dos exemplos acima. Ou seja, você não aceita nem evita totalmente o risco, mas elabora um meio-termo que seja financeiramente aceitável para sua empresa.

Risco de transferência

Como o nome sugere, a transferência de risco está passando o risco. Isso pode ser terceirizar um aspecto do projeto ou organização para um contratante ou fornecedor. Isso evita que você precise lidar com o risco e permite um foco maior em suas competências essenciais.

Por que se preocupar com a mitigação de riscos?

O principal motivo para se preocupar com a mitigação de riscos é que o processo foi projetado para remover ou reduzir o impacto negativo em seu projeto. A mitigação de riscos ajuda a fortalecer o projeto e aumentar suas chances de sucesso.

Isso fala diretamente para seus resultados, protegendo seu orçamento e ajudando seu projeto a cumprir o cronograma. Sem mitigar os riscos, você está abrindo seu projeto para problemas que podem custar dinheiro, tempo e até mesmo levar ao fracasso.

Os gerentes de projeto não são nada sem um plano. Por que você então negligenciaria o planejamento para a inevitabilidade de problemas que surgem em seu projeto? Usar a mitigação de riscos significa que você está assumindo o controle e ajudando a guiar seu projeto no caminho certo.

Isso não significa que a mitigação de riscos seja infalível. A própria definição de risco contém o desconhecido, mas é sempre aconselhável criar o máximo possível de salvaguardas para o seu projeto, incluindo tentar identificar o risco e quando ele aparecer em um projeto trabalhe rapidamente para resolver o problema.

Estratégias de mitigação de risco

Existem cinco estratégias básicas para a mitigação de riscos que se expandem nos quatro tipos de risco descritos acima.

Aceitando Risco

A estratégia de aceitar o risco é quando o gerente de projeto e a equipe identificam um risco e quais são as consequências. É então decidido que essas consequências são aceitáveis. O risco é levado ao conhecimento da organização, de forma que todos estejam na mesma página sobre o risco e como ele pode impactar o custo, o cronograma e o desempenho.

READ  Como encontrar seu público no Facebook

Evitando riscos

Essa estratégia é quando você identifica o risco e suas consequências e decide evitá-lo, no entanto, isso é feito no contexto do projeto. O gerente de projeto e a equipe procurarão maneiras de evitar o impacto do risco no desempenho, cronograma e custo.

Limitando o risco

Nessa estratégia, o risco é novamente identificado com quais são suas consequências e, em seguida, trabalha-se para controlá-lo por meio de ações que limitam ou mesmo removem o impacto do risco no custo, cronograma e desempenho.

Risco de transferência

Depois de identificar o risco e suas consequências, às vezes o melhor curso de ação é transferir esse risco para outra parte. No entanto, pode se tornar uma estratégia complexa, pois agora você está lidando com duas entidades em vez de uma, o que torna a coordenação mais difícil.

Monitorar risco

Ao contrário dos quatro tipos de risco, essa estratégia fala sobre uma atitude de esperar para ver. De certa forma, todas as estratégias começam desta forma: identificando o risco e suas consequências. Mas às vezes a ação não é imediatamente necessária, então, em vez de adotar uma estratégia específica, você monitora e analisa.

Modelos de mitigação de risco

Existem muitos aspectos para a mitigação de riscos. Você deve preparar, identificar, avaliar, coletar e acompanhar o andamento até que o problema seja resolvido. Uma boa maneira de mergulhar neste processo é por meio do uso de modelos que ajudam a gerenciar a mitigação de riscos. Temos dezenas de modelos gratuitos e selecionamos três relacionados diretamente à mitigação de riscos.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Avaliação de risco de TI

Os sistemas de TI devem ser monitorados constantemente para evitar falhas no sistema. Se sua TI cair, toda a organização ficará comprometida. Este modelo de avaliação de risco de TI numera seus itens descrevem o ambiente de risco e controle, para que você tenha um local central para reunir todos os dados de que precisa para tomar uma decisão melhor.

Registro de riscos

O planejamento do risco é fundamental para mitigá-lo quando e se ele surgir no projeto. Um modelo de registro de risco define o processo para responder de forma rápida e eficaz aos problemas à medida que aparecem. Este modelo ajuda a rastrear e avaliar seu plano de mitigação de risco. Agora você tem um local para coletar o que está acontecendo e ver se está funcionando.

Rastreamento de problemas

Depois de identificar um risco, ele se torna um problema. Agora você tem que designar alguém para assumir esse problema e assumir a responsabilidade de resolvê-lo. O modelo de rastreamento de problemas fornece um espaço onde, depois de identificar o problema, você e sua equipe podem fazer um brainstorm sobre como resolver e monitorar o progresso.

READ  Como ganhar 60 PDU PMP grátis

Como ProjectManager.com ajuda na mitigação de riscos

ProjectManager.com é um software premiado que organiza equipes e projetos para trabalhar de forma mais produtiva. A mitigação de riscos é como um projeto menor dentro de um projeto maior e temos os recursos para gerenciar esse processo de forma mais eficaz.

Você precisa encontrar o risco em seu projeto ativo antes que ele se torne um problema. Em seguida, você precisa acompanhar o processo para resolvê-lo. Como nosso software é baseado em nuvem, os dados coletados são em tempo real, o que significa que nosso painel de projeto está dando a você a visão de alto nível mais precisa de várias métricas de projeto.

Calculamos os dados automaticamente e depois os exibimos em gráficos e tabelas coloridas. Você consegue identificar os problemas com mais rapidez, respondê-los e resolvê-los rapidamente.

acompanhe as métricas do projeto com painel em tempo real

Crie um plano de mitigação de risco com gráficos de Gantt

Em termos de resolução de problemas, você precisa designar membros da equipe e ficar de olho em seu progresso, sem atrapalhar ou se afastar de outros aspectos importantes do projeto. Crie um plano e uma programação para atacar o risco em seu projeto com nosso gráfico de Gantt online. Você pode vincular tarefas dependentes e até mesmo definir marcos, medindo o progresso pelo grau de sombra da barra de duração entre as datas de início e término da tarefa.

Uma captura de tela de um gráfico de gantt em ProjectManager.com

Gerenciar riscos com Kanban para flexibilidade

Temos várias visualizações de projeto, portanto, uma vez que um membro da equipe é atribuído, ele pode criar um backlog em nosso quadro kanban. Os cartões representam tarefas que podem ser priorizadas, comentadas para colaboração e marcadas para localizar facilmente. O quadro visualiza o fluxo de trabalho, para que os gerentes tenham transparência no trabalho de sua equipe e possam embaralhar os recursos para não bloquear a equipe.

Uma captura de tela de um quadro kanban em ProjectManager.com

ProjectManager.com é um software baseado em nuvem que ajuda a identificar, rastrear e resolver rapidamente os riscos em seu projeto com gráficos de Gantt online para planejar e programar, quadros kanban para visualizar o fluxo de trabalho e painéis em tempo real para acompanhar o progresso. Veja por que empresas que não podem correr riscos, como o Bank of America e a NASA, escolhem nossa ferramenta. Faça seu teste gratuito de 30 dias hoje.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *