Lidar com um amigo ciumento
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


lidando com um amigo ciumentoO ciúme e a inveja podem ser complexos para entender e resolver, esteja você experimentando-os ou enfrentando-os de outra pessoa.

Essas emoções humanas normais podem ajudar as pessoas a saber quando agir para proteger as pessoas e as coisas importantes para elas. Experimentar ciúmes não faz de alguém uma pessoa ruim ou tóxica. Mas não abordá-lo (ou lidar com isso de maneira prejudicial) pode afetar o bem-estar emocional, levar ao ressentimento e fazer com que os relacionamentos se deteriorem.

Amizades caracterizadas por ciúme ou inveja podem se tornar tóxicas, por isso, oferecemos algumas orientações sobre como reconhecer o ciúme de uma maneira amigável e produtiva para lidar com isso.

Seis sinais de que seu amigo está com ciúmes

Não há nada errado em querer coisas boas, sejam bens, oportunidades promissoras ou bons relacionamentos. De fato, muitas pessoas geralmente sentem algum nível de inveja quando um amigo ou ente querido experimenta sucesso. Mas esses sentimentos geralmente passam em breve. Muitas vezes, eles são superados pelo apoio ou pela felicidade de um indivíduo por seus amigos, mesmo que ainda tenham um desejo persistente pelo que seus amigos têm.

No entanto, às vezes esses sentimentos não se esclarecem e você pode começar a perceber mudanças no comportamento de um amigo. Os seis sinais a seguir podem sugerir que um amigo pode estar lutando com inveja.

1. Eles cumprimentam suas boas novas com negatividade

Quando algo de bom acontece, você quer contar a seus amigos mais próximos. Mas, em vez de parabenizá-lo ou apoiá-lo, um amigo invejoso pode apontar as possíveis desvantagens ou ter apenas coisas negativas a dizer. Como alternativa, eles poderiam oferecer parabéns que parecem superficiais ou falsos.

2. Eles freqüentemente tentam superar ou elevar você

Se você compartilha algo positivo da sua vida, um amigo que lida com ciúmes pode responder compartilhando algo semelhante, apenas maior ou melhor. Em outras palavras, você pode perceber um padrão de comportamento em que eles não apenas o imitam, mas também tentam dar um passo adiante.

READ  Dor crônica e depressão - TherapyTribe

Por exemplo, digamos que você faça sua primeira grande compra: um carro novo. Poucos meses depois, eles compram exatamente o mesmo carro – mas o modelo mais novo. Obviamente, comprar o mesmo carro nem sempre indica ciúmes. Eles podem simplesmente gostar do carro. Esse comportamento provavelmente sugere ciúmes quando acontece junto com outros sinais.

Você também pode notar que eles tendem a mudar rapidamente a conversa para suas próprias realizações ou sucessos. Talvez você esteja conversando com um grupo de amigos sobre como levar a sério a pessoa que vê há um tempo. Mas esse amigo em particular recusa a conversa ao mencionar que planeja morar com o parceiro no próximo mês.

3. Eles fazem você se sentir mal consigo mesmo

Um amigo que sente ciúme pode rapidamente fazer você se sentir culpado ou mal por uma conquista ou sucesso, não importa o quão maravilhoso você tenha se sentido originalmente. Eles podem fazer isso intencionalmente ou não – nem sempre é fácil saber. Mas ainda pode te derrubar.

Um amigo ciumento também pode insistir que você teve sorte. Eles podem fazer você se sentir como se não merecesse seus sucessos ou que estava no lugar certo, na hora certa. Você pode ser instruído a “aproveitar a sorte enquanto pode”.

Algumas pessoas que tendem ao pessimismo frequentemente trazem à tona o que consideram possíveis desvantagens de uma situação. Isso nem sempre indica ciúmes. Na mente deles, eles podem simplesmente querer ajudá-lo a se preparar para um resultado negativo, porque eles se importam. Independentemente disso, se esse comportamento o incomoda, é importante salientar isso e conversar com seu amigo sobre como você se sente.

4. Eles lutam com insegurança e auto-estima

Pessoas que não possuem um senso bem desenvolvido de auto-estima, se sentem inferiores aos outros ou inseguras sobre suas próprias habilidades podem ser mais propensas ao ciúme. Eles também podem experimentar sentimentos mais fortes de ciúmes.

De acordo com um estudo de 2009 publicado no Jornal de Psicologia Infantil Anormal, pré-adolescentes e jovens adolescentes que sentiam que não podiam ter as amizades que desejavam ou que estavam inseguros sobre suas amizades pareciam ser mais vulneráveis ​​ao ciúme. O estudo também descobriu que o aumento do ciúme muitas vezes levava a problemas com os amigos e a turbulências emocionais.

Pesquisa realizada em 2005 também constatou que adolescentes com níveis mais baixos de autoestima também relataram mais ciúmes de amizade do que adolescentes com níveis mais altos de autoestima.

READ  Seja seu próprio brownie! - TherapyTribe

6. Eles não oferecem suporte

Alguém com ciúmes do que você conseguiu – uma promoção, um novo relacionamento ou até mesmo um apartamento melhor – provavelmente não oferecerá muito apoio. Eles podem até chegar ao ponto de dizer coisas prejudiciais, quer eles pretendam machucá-lo ou não. Eles também poderiam desencorajá-lo ativamente de perseguir seus objetivos ainda mais.

A armadilha da autodepreciação

Se você perceber que compartilhar certas coisas com seu amigo desencadeia uma reação negativa, pode optar por manter suas realizações para si mesmo. Você também pode criar o hábito de se colocar ao redor deles, mesmo quando sabe que fez algo bem.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Embora seu objetivo seja proteger seu amigo e proteger sua amizade, essa estratégia geralmente não ajuda. Se você declara um sucesso ou conquista, seu amigo pode simplesmente ver isso como não apreciando sua sorte ou vantagens. Isso não fará muito para diminuir o ciúme e eles também podem se ressentir de você.

Lembre-se de que inveja e ciúme são normais. Seu amigo pode até estar ciente de seu comportamento, mas não sabe como gerenciar seus sentimentos de maneira diferente. Falar sobre o problema geralmente funciona melhor do que fingir que não existe.

Falando sobre ciúmes com uma mente aberta

O ciúme persistente pode surgir entre amigos. Se você notou sinais de ciúme ou sentiu que sua amizade mudou, falar sobre isso pode ajudar.

A maneira como você inicia a conversa pode fazer uma grande diferença. Em vez de acusar seu amigo de ter ciúmes, concentre-se em alguns comportamentos – comentários negativos, por exemplo – que lhe interessam. Use as declarações “I” para dizer a seu amigo como você se sente.

A negatividade que acompanha a inveja do seu amigo pode ser alimentada pelo medo de que você ou a amizade mudem.Embora o comportamento de seu amigo possa frustrá-lo, tente se concentrar no que você valoriza sobre ele e na amizade que você compartilha. Considere as coisas do ponto de vista deles, especialmente se você sabe que eles lidaram com os desafios recentemente. Embora eles cuidem de você e se sintam felizes por você, ver o seu sucesso pode causar dor se eles tiverem sofrido recentemente um revés na mesma área.

Também pode ajudar a considerar seu próprio comportamento. Não há nada de errado em querer compartilhar suas boas notícias, e você não deve sentir que precisa manter as conquistas de seus entes queridos. Mas se você acabou de comprar um carro novo ou começou a namorar uma pessoa ótima, pergunte a si mesmo se você está discutindo isso ultimamente. Tente concentrar as conversas nas coisas que seus amigos valorizam. Saliente as coisas que você valoriza nelas ou parabenize suas conquistas – apenas faça com sinceridade.

READ  Terapia de blogs, Terapia, Terapia de blogs, Terapia de blogs, Terapia, ..

Quando sua amizade precisa de uma pausa

O ciúme pode acontecer por muitas razões, insegurança e insegurança entre elas. A resistência à mudança é outro fator subjacente que muitas vezes contribui para comportamentos desadaptativos. A negatividade que acompanha a inveja do seu amigo pode ser alimentada pelo medo de que você ou a amizade mudem.

Muitas vezes, conversar com seu amigo pode ajudá-lo a lidar com o ciúme juntos. Mas se você tentou conversar com seu amigo e o comportamento dele não muda, convém separar um pouco ou terminar a amizade.

Pode ser difícil saber quando essa é a melhor opção. Mas, em geral, se a amizade o esgotar ou esgotar emocionalmente, é aconselhável dar um passo atrás, pelo menos temporariamente. Você pode considerar um tempo se:

  • A maioria de suas conversas é caracterizada por observações mesquinhas ou outros comportamentos desagradáveis.
  • Eles constantemente fazem você se sentir mal consigo mesmo.
  • Eles costumam tentar brigar.

Terminar uma amizade pode ser um processo doloroso, mas a terapia pode ajudá-lo a superar a perda. Um terapeuta compassivo também pode oferecer orientação e apoio se você estiver tentando lidar com o ciúme com um amigo ou salvar uma amizade.

Referências:

  1. Gottlieb, L. (2018, 6 de agosto). Caro terapeuta: Meu amigo me trata de maneira diferente desde que perdi peso. O Atlantico. Obtido em https://www.theatlantic.com/family/archive/2018/08/dear-therapist/566753
  2. Lavallee, K.L. & Parker, J.G. (2009). O papel de crenças inflexíveis na amizade, ruminação e baixa autoestima no ciúme e no ajuste da amizade dos primeiros adolescentes. Jornal de Psicologia Infantil Anormal, 37(6), 873-885. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19337827
  3. Parker, J.G., Low, C.M., Walker, A.R., & Gamm, B.K. (2005). Ciúme da amizade em adolescentes: diferenças individuais e vínculos com sexo, auto-estima, agressão e ajuste social. Psicologia do Desenvolvimento, 41(1), 235-250. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15656752
  4. Ramachandran, V. S., & Jalal, B. (2017, 19 de setembro). A psicologia evolucionária da inveja e do ciúme. Fronteiras em Psicologia, 8(1) Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5609545






© Direitos autorais 2019 GoodTherapy.org. Todos os direitos reservados.

O artigo anterior foi escrito exclusivamente pelo autor mencionado acima. Quaisquer opiniões e opiniões expressas não são necessariamente compartilhadas pelo GoodTherapy.org. Perguntas ou preocupações sobre o artigo anterior podem ser direcionadas ao autor ou postadas como um comentário abaixo.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *