cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Lições de gerenciamento de projetos de equipes de futebol 1

Por Dave Wakeman

Vou para Londres daqui a algumas semanas e, enquanto estiver lá, vou assistir a vários jogos da Premier League. Minha equipe, Tottenham Hotspur, passou por uma temporada de altos e baixos – trocando de treinador em novembro e depois contratando um novo gerente, José Mourinho.

Enquanto pensava em meus planos de viagem, também comecei a pensar em como gerenciar um time de futebol é como gerenciar um projeto. E, para ir além, comecei a me perguntar o que podemos aprender com alguns dos melhores gerentes de futebol.

Contagens de flexibilidade

Como mencionei, o Tottenham teve que mudar de gerente nesta temporada. Ao mudar de Mauricio Pochettino para José Mourinho, a equipe se viu trabalhando sob um sistema totalmente novo. Pochettino era conhecido por velocidade, pressão e intensidade. Mourinho era conhecido por ser mais tático, controlar e jogar um estilo de futebol que muitos não acham bonito.

O desafio para Mourinho é que ele entrou no time no meio da temporada, então ele precisava se adaptar ao time que tinha – não construir o que queria. Isso significou que o time do Tottenham tem uma orientação muito menos defensiva e uma pontuação um pouco maior do que um time típico treinado por Mourinho.

Isso me lembra projetos em que nem sempre temos o tempo, recursos ou habilidades que esperamos ter. Nesses casos, precisamos ser flexíveis. Existe uma maneira de mudar o tempo de certas partes do projeto para se adequar ao seu cronograma? Você pode gerenciar todos os diferentes stakeholders com seus diferentes estilos de comunicação e seus diferentes objetivos?

No futebol, você lida com situações complexas que não se prestam a soluções simples ou rígidas. Ao gerenciar um projeto, vemos a mesma situação. Isso significa que precisamos entender para onde estamos indo e ser capazes de nos ajustar rapidamente quando a situação mudar, para que possamos chegar ao nosso destino.

READ  10 Considerações sobre proteção de dados antes de iniciar um novo projeto • Guia para meninas de gerenciamento de projetos

Assuntos de Comunicação

Eu acho que a comunicação é uma das principais habilidades que treinadores e gerentes de projeto compartilham. Eu sempre disse que 90% do trabalho de um gerente de projetos é comunicação e 10% é tudo o resto.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Ao assistir aos treinadores de futebol, desconfio de que a mesma proporção se aplica. Como os gerentes de projeto, eles precisam ter muita habilidade técnica, mas também precisam estar dispostos e capazes de delegar e permitir que outras pessoas apresentem sua visão.

Em outras palavras, é difícil fazer tudo sozinho. E ser a face pública do projeto ou equipe exige que o líder lide com as principais partes interessadas, como a mídia, o patrocinador e a equipe.

Nos dois cenários, a comunicação é mais do que apenas responder perguntas ou dar pedidos. Os dois gerentes passam muito tempo ouvindo outras pessoas, para que possam tomar decisões ou ajustes, e assim têm um dedo no pulso das equipes que estão liderando.

O sucesso não é garantido

Isso deve parecer óbvio, mas todo projeto traz um pouco de risco. O mesmo acontece com o gerenciamento de um time de futebol. Apenas dizer que o sucesso não é garantido não é o suficiente. Mas saber que o fracasso é uma possibilidade afeta a maneira como todos abordamos nossos trabalhos.

Os líderes do projeto passam muito tempo pensando em gerenciamento de riscos, mitigação de riscos e gerenciamento de mudanças. Da mesma forma, os gerentes de futebol estão pensando em como suas formações afetarão o jogo, lacunas no talento e uma infinidade de outros fatores que podem ser a diferença entre sucesso e fracasso.

Para mim, esse conceito fica interessante quando você pensa em sucesso. Isso exige que façamos as mesmas coisas, como entender os riscos, ser flexíveis e dispostos a mudar e nos comunicar com eficácia.

READ  Como transformar seu projeto Trello em um gráfico de Gantt

Essas são apenas as minhas três principais maneiras pelas quais um gerente de futebol é como um gerente de projetos. O que você adicionaria? Deixe-me saber abaixo!

Publicado
                por David Wakeman
em: 17 de fevereiro de 2020 10h35 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *