cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Lições aprendidas: não tenha medo de compartilhar responsabilidades 2

Por Yasmina Khelifi, PMI-ACP, PMP

Não há “eu” na equipe do projeto – ou voluntário.

Enquanto trabalhava como voluntário em um fórum de 2021 para uma associação, fui designado para trabalhar com um novo voluntário. No início, tive algumas reservas. Ao longo da experiência, entretanto, ganhei conhecimento que agora posso aplicar a colaborações com minhas outras equipes de projeto.

Descrevi algumas lições aprendidas que o ajudarão a se abrir para mais colaboração em seus esforços voluntários (e se tornar melhores líderes de projeto no processo):

Lição 1: Supere-se.

Quando o gerente do projeto me propôs pela primeira vez que eu procurasse outro voluntário para ajudar a gerenciar as comunicações do fórum, tive que confessar que não estava particularmente entusiasmado, apesar da grande carga de trabalho à minha frente.

Por quê? Eu gostava de monopolizar os holofotes, tinha mais orgulho em gerenciar sozinho e pensei que seria um trabalho extra sincronizar meus esforços com outra pessoa.

Mas depois de fazer um esforço para me conectar com um colega voluntário, cheguei a algumas conclusões que me mostraram o quão errado eu estava. Descobri que ela era especialista em comunicação e marketing, o que eu não sou. Por causa de sua formação, ela foi capaz de trazer novas perspectivas e desafiar meus pontos de vista. Ela também me impediu de ser um gargalo, compartilhando o trabalho e compensando conforme necessário. Finalmente, ela me forçou a olhar mais de perto para o meu estilo de delegação em um ambiente seguro e de baixo risco, o que me ajudou a crescer como um líder melhor em geral.

Essa colaboração revelou uma rica tapeçaria de lições aprendidas – aquelas que eu não teria experimentado se não tivesse me aberto para a ideia de trabalhar com outro voluntário.

READ  Mitie Deal Para Comprar Interserve Arm sob Microscópio pelo Watchdog da Competição

Lição 2: Adote uma mentalidade diferente.

Durante sua experiência como voluntário, aproveite a oportunidade para se desafiar:

  • Quanto você questiona projetos que são feitos de forma diferente?
  • Como você gerencia os erros cometidos por outras pessoas?
  • Como você colabora com um recém-chegado?
  • Como você delega aos membros da equipe?

Compartilhar responsabilidades não significa microgerenciamento. Significa aprender a confiar, aprender a dar autonomia e aprender a supervisionar.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Por outro lado, dar espaço aos membros da equipe não significa empurrá-los para o desconhecido sem uma rede de segurança. Esteja disponível e acessível para ajudar, encorajar e explicar, conforme necessário.

Lição 3: Pense no futuro.

Trabalhando com outras pessoas, você pode contribuir para o crescimento da próxima geração de líderes – e isso é gratificante. Você terá prazer em ajudá-los a demonstrar seu valor.

Certa vez, participei de uma pequena associação de idiomas em que o presidente administrava sozinho, reclamando que tinha muito o que fazer. Quando ele saiu, a associação morreu com ele. Você quer ser lembrado dessa forma?

De um lado pragmático, voluntários motivados com responsabilidades acrescidas melhoram a taxa de retenção, ajudam a associação a não cair na rotina e, mais importante, cimentam laços mais fortes, reforçando o sentimento de pertença e inclusão. Faça parte da formação desse futuro.

Lição 4: Trabalhe em direção à mudança em incrementos.

Você não pode remodelar a cultura organizacional da noite para o dia. Mas você pode dar pequenos passos para fazer a diferença:

  • Pare de reclamar da carga de trabalho se não estiver interessado em compartilhar.
  • Quando você tiver novos projetos, certifique-se de compartilhá-los amplamente na comunidade de voluntários e não apenas dentro de seu círculo de amigos.
  • Se você centralizar várias funções, pergunte-se regularmente se tem muito o que fazer.
  • Tenha uma estratégia de saída. Se você for embora, tudo entrará em colapso?
READ  Forjando Resiliência como Profissionais de Projeto

Compartilhar responsabilidades trará benefícios inesperados para você, seus co-voluntários e a associação.

Quais são algumas lições que você aprendeu com as experiências de voluntariado? Compartilhe nos comentários abaixo.

postado por Yasmina Khelifi
em: 04 de agosto de 2020 02:38 | Link permanente



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *