cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


A mudança é inevitável e está acelerando no mundo de hoje. Precisamos nos adaptar à nova progressão para sustentar e ter sucesso em um ambiente competitivo.

Como o processo de mudança consome tempo e custo, uma abordagem de gerenciamento de mudança tem sido seguida pelas organizações para uma abordagem estruturada para a iniciativa de mudança.

Nas últimas duas décadas, apenas 30% das iniciativas de mudança foram consideradas bem-sucedidas. Todos nós sabemos que a resistência é o principal motivo do fracasso de um projeto. Além disso, como os projetos são tratados também é igualmente importante para o sucesso de um projeto.

Portanto, a análise da resistência à mudança durante as decisões de início do projeto é importante para entender a situação mais claramente e a implementação das estratégias necessárias em um estágio anterior é útil. A gestão das partes interessadas e a avaliação de riscos podem ser preparadas com mais precisão com base na análise de resistência.

Além disso, é importante saber nosso estado atual, o estado de transição e o estado futuro para implementar a mudança com sucesso.

Por que a implementação da mudança falha?

Hoje em dia, muitas abordagens e métodos são adotados, mas a resposta dos indivíduos e sua resistência não são analisadas adequadamente. Esta é a razão pela qual novas iniciativas falham em muitos projetos.

Isso leva à necessidade de identificar o fator comum pelo qual os funcionários resistem à mudança e uma visão comum para a implementação da mudança deve ser desenvolvida com base nisso.

Principalmente, em muitos projetos, a resistência se deve ao medo e às emoções de um indivíduo sobre o processo de mudança. Mesmo que existam resistências altas em um projeto, é significativo receber o apoio dos funcionários no processo de mudança.

Como você sabe a menos que olhe?

Este é um assunto complexo de se lidar, mas com um plano de comunicação eficaz e programas de engajamento, a resistência poderia ser reduzida em grande medida. O envolvimento dos colaboradores ajudará a fornecer uma visão clara sobre o propósito da mudança e também gerará motivação para apoiar o processo.

Além disso, todo processo requer medição contínua para verificar sua eficácia. Os critérios de medição usados ​​para avaliar a implementação bem-sucedida da mudança são a participação e a taxa de adoção. Este critério pode ser adotado por gerentes de projeto para monitorar continuamente o processo em direção ao resultado desejado.

“Eu não concordo, mas eu apoio”

A chave para o sucesso

Como sabemos, o comportamento individual e os fenômenos organizacionais podem ser melhor compreendidos pela combinação de fatores individuais e contextuais. Portanto, essa complexidade pode ser gerenciada considerando a resistência como um todo para entender melhor as causas raízes do problema, em vez de focar em um ou dois elementos.

Uma abordagem de sistemas é mais adequada e eficaz para lidar com a resistência à mudança em um ambiente dinâmico e também fornece soluções analíticas.

READ  O impacto do Covid-19 e a mudança para o comércio eletrônico no gerenciamento de retornos

Um modelo System Dynamics (SD) é desenvolvido incorporando todos os fatores que afetam a aceitação dos funcionários do processo de mudança e ajuda a fornecer uma abordagem holística em relação à resistência.

Para implementar a mudança, em primeiro lugar, precisamos saber o propósito da mudança, resposta à mudança, estratégias estabelecidas e implicações de custo. O modelo é construído ligando esses quatro fatores principais, servindo como subsistemas, conforme mostrado na Figura 1.

Implementação bem-sucedida de mudança - PM hoje 2

Figura 1: Visão geral dos componentes do modelo

Sub-sistema 1: Necessidade de Mudança

A mudança é saudável para um projeto em um ambiente em rápida mudança. É necessário tratar a mudança positivamente com um plano definido e uma boa liderança é necessária para o sucesso da mudança.

Os fatores que impulsionam a mudança são melhorias tecnológicas, desenvolvimento de negócios competitivos e condições de mercado. Além disso, a mudança poderia ser iniciada por esses avanços no meio ambiente e também pelo boca a boca de outras partes interessadas.

Sub-sistema 2: Resposta à Mudança

Como afirmado anteriormente, a resistência a uma mudança aumenta e o principal fator que impulsiona a resistência é o medo. Os funcionários estão mais preocupados com a segurança no trabalho, mudança na rotina de trabalho, capacidade de adaptação e falta de confiança e, portanto, isso se desenvolve como medo dentro dos funcionários.

Os funcionários que resistem precisam de tempo para aceitar a mudança e isso é possível desenvolvendo e executando programas estratégicos. Além disso, o tempo consumido pode ser diferente com base na experiência dos funcionários. Portanto, isso ajudará a analisar o pensamento dos funcionários.

Sub-sistema 3: Implementação de Estratégias

O gerenciamento bem-sucedido da resistência à mudança deve incluir o desenvolvimento de uma visão comum, plano de comunicação, plano de treinamento e alinhamento da mudança com a estrutura da organização.

O gerente de projeto que lidera a equipe precisa ter boas qualidades de liderança e de tomada de decisão. Essas qualidades ajudarão a conduzir a equipe ao longo do caminho alinhado e criarão uma atmosfera positiva para mudanças.

Além disso, um foco principal é dado para implementar as estratégias com sucesso, como treinamento contínuo e eficaz fornecido aos funcionários e um a um engajamento onde as informações são compartilhadas e os problemas são resolvidos.

É importante fornecer um plano de mudança com riscos e benefícios associados aos funcionários para criar transparência no processo e também fornecer aos funcionários um escopo claro de mudança.

O mais importante é criar transparência entre as partes interessadas e funcionários sobre o processo, mas a transparência total pode afetar o processo negativamente. Por esse motivo, 50% de transparência ajudará a implementar com sucesso a mudança e evitar possíveis riscos no processo.

Portanto, todas essas práticas acabarão por ajudar os funcionários a responder positivamente à mudança e, assim, aumentar o índice de aceitação e produtividade.

READ  Lista de verificação de iniciação do projeto [Free Download] • Guia para meninas em gerenciamento de projetos

Sub-sistema 4: implicações de custo

Iniciar um novo desenvolvimento aumentará o custo e a revisão do plano de custos é necessária para que um projeto tenha uma imagem clara do estado futuro.

O custo será aumentado devido a vários fatores como a contratação de novos especialistas, novos programas de treinamento e, às vezes, depende do nível de conhecimento de um indivíduo. A formulação de um novo plano de custos é significativa no início de uma nova mudança e é elaborada com base nas novas estratégias desenvolvidas.

Dinâmica de Sistemas: Resistindo à Mudança

Um modelo SD (ver Figura 2) é desenvolvido para a duração de 1 ano (12 meses). Os parâmetros de entrada incluídos no modelo variam de acordo com o tamanho da empresa e o projeto realizado.

Assim, para o sucesso da implementação da mudança, é importante ter objetivos claros de mudança, a aceitação dos funcionários e partes interessadas, sua produtividade em relação ao processo e um plano de custos relacionado.

Compreender os quatro subsistemas e suas interdependências no sistema ajudará a gerenciar a resistência à mudança de forma eficaz e implementar o processo de mudança com sucesso.

O modelo proposto envolve a análise das pessoas envolvidas no processo e as estratégias de gerenciamento, o que o diferencia dos demais modelos.

Isso ajuda a quebrar a estrutura de trabalho de gerenciamento e quantificar o risco de um projeto o mais cedo possível e como o percentual de risco pode ser reduzido. Também ajuda a descrever o cenário futuro do nível do projeto.

Este modelo ajudará a analisar a resistência à mudança durante a fase de iniciação de qualquer projeto e fornece um plano de gerenciamento detalhado para lidar com a resistência em maior medida.

Essa análise pode formar uma base para a formulação do gerenciamento das partes interessadas e do gerenciamento de riscos durante a fase de iniciação do projeto. Este modelo é flexível e os parâmetros de entrada podem ser alterados dependendo do tamanho e complexidade do projeto.

O modelo pode ser adaptado para qualquer projeto composto por incógnitas e projetos com grandes incertezas.

Modelo de dinâmica do sistema para resistência à mudança

Modelo de dinâmica do sistema para resistência à mudança

Dinâmica de sistemas: modelagem de comportamento

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Valores hipotéticos são usados ​​para simulação e o modelo é construído para produzir informações para um ano. Este é obviamente um modelo de protótipo, mas o objetivo aqui é mostrar a aplicação do SD para resolver problemas complexos. Os seguintes resultados foram encontrados.

Necessidade de mudança

A Figura 3 (Necessidade de Mudança) mostra a porcentagem de necessidade de mudança em relação à duração.

É evidente que inicialmente o percentual de necessidade de mudança aumenta em um projeto, mas depois mantém o mesmo nível, pois se a necessidade de mudança em um projeto aumentar continuamente o projeto continuará sem ter uma data de conclusão.

necessidade de mudança

Resposta à Mudança

A Figura 4 (Resistência dos Funcionários) mostra a porcentagem de resistência dos funcionários em um projeto em relação à duração e percebe-se que a resistência é reduzida em certa medida devido à implementação bem-sucedida das estratégias desenvolvidas por um gerente de projeto.

READ  Mundo vê movimento crescente em direção a metas líquidas de emissões zero - Análise

Os resistores não podem ser eliminados completamente e estratégias desenvolvidas precisam ser seguidas constantemente para prosseguir com a nova iniciação para alcançar os resultados desejados.

Implementação bem-sucedida de mudança - PM hoje 3

Implementação de Estratégias

A Figura 5 (Gerente de Projeto) mostra a produtividade de um gerente de projeto em relação à duração.

gestor de projeto

A Figura 6 (Implementação de Estratégias) mostra o desempenho das estratégias desenvolvidas em relação ao tempo.

Implementação bem-sucedida de mudança - PM hoje 4

No ambiente atual, é necessário ser mais produtivo para atingir os objetivos preferidos. Portanto, fica evidente na Figura 5 que para lidar com a resistência e implementar a mudança, a produtividade do gerente de projetos está aumentando drasticamente.

A partir da Figura 6, o desempenho das estratégias desenvolvidas, incluindo programas de engajamento e sessão de treinamento, duplica, porque é muito importante ter um desempenho maior para superar a resistência, e o processo de engajar as pessoas por meio dessas atividades deve ser contínuo para fornecer suporte constante para a implementação da mudança.

Aceitação e produtividade dos funcionários são fatores importantes no processo de mudança positiva e precisam ser bem gerenciados para garantir a implementação bem-sucedida das estratégias.

A Figura 7 (Aceitação) ilustra a porcentagem de funcionários que aceitam o processo de mudança em relação ao tempo.

Implementação bem-sucedida de mudança - PM hoje 5

A Figura 8 (Produtividade) mostra o quão produtivo os funcionários precisam ser na execução do processo.

produtividade

A aceitação e a produtividade dos colaboradores vão aumentando gradativamente, gerando um impacto positivo, que fica evidente nos dois gráficos.

Também é verificado a partir da simulação que a produtividade dos funcionários é o dobro da taxa de aceitação, portanto, os funcionários devem ser mais produtivos em seu trabalho do que o normal para implementar a mudança com sucesso. Isso, é claro, sugere que outros fatores podem estar em jogo (como estresse e horas extras).

Implicações de custo

A Figura 9 (Plano de Custo) descreve o plano de custo para o início da mudança em relação à duração e precisa ser adicionado ao custo geral do projeto, e o custo está aumentando devido ao funcionamento contínuo dos programas para os funcionários.

Implementação bem-sucedida de mudança - PM hoje 6

A Figura 10 (Mudança bem-sucedida) mostra a eficácia da mudança bem-sucedida em relação ao tempo e aumenta gradualmente, criando um impacto positivo no projeto para atingir os resultados desejados.

mudança de sucesso

A aplicação dessa abordagem também produz outros benefícios influentes: ela cria confiança e respeito entre os funcionários, desenvolve uma atmosfera positiva e ajuda a direcionar continuamente o processo que é mais importante para a implementação da mudança.

__________

A adoção deste modelo de SD proposto ajudará a gerenciar a resistência à mudança de forma eficaz e a aprimorar a prática de gerenciamento de projetos no mundo em rápida mudança.

Saia da caixa! Se você deseja uma cópia do modelo SD, envie um e-mail para o autor.

Anushya Ravi Estudante de Mestrado em Gerenciamento de Projetos (Profissional), Bond University, Austrália.
Email: [email protected]

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *