Ian Clarkson: Mudança é o resultado final de todo aprendizado
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Enquanto escrevo sobre gerenciamento de projetos, e minha experiência de trabalho é principalmente de gerenciamento de projetos, na verdade, penso em mim como alguém do setor de educação / aprendizagem. É aí que reside minha paixão – aprendizado / educação – e não consigo me ver fazendo outra coisa.

Então, em preparação para este artigo, comecei a analisar citações sobre aprendizado e educação e existem muitas palavras inspiradoras por aí (tente pesquisar “citações sobre educação e aprendizado” no Google) de algumas figuras verdadeiramente inspiradoras: Nelson Mandela, Malcolm X, Albert Einstein, Benjamin Franklin, Aristóteles e Leo Buscaglia. Desculpe? Quem é Leo Buscaglia?

De acordo com minha pesquisa (ou seja, Wikipedia), Felice Leonardo “Leo” Buscaglia (31 de março de 1924 a 12 de junho de 1998) era um autor americano, palestrante motivacional e professor do Departamento de Educação Especial da Universidade do Sul da Califórnia.

Ele também era conhecido como “Dr. Love” (acho que após seu primeiro livro em 1972, intitulado “Love”, e Love sendo um tema comum em publicações subseqüentes), e foi enquanto procurava citações sobre aprendizado e educação que me deparei com o seguinte citação dele: Mudança é o resultado final de todo aprendizado

Sabe, eu meio que gostei! E isso me fez pensar no aprendizado de gerenciamento de projetos e em como isso é duplo:

  • Como as organizações aprendem e compartilham seu conhecimento em gerenciamento de projetos
  • Treinamento / educação em gerenciamento de projetos

Tomando a primeira delas, através do meu trabalho com muitas organizações diferentes, parece haver um verdadeiro desafio em compartilhar boas práticas de gerenciamento de projetos nos departamentos – e muito menos em toda a empresa.

As comunidades de prática são ótimas maneiras de construir conhecimento, compartilhar experiências e aprender umas com as outras – ainda assim, após uma série inicial de atividades quando alguém é configurado, elas geralmente perdem impulso e acabam sendo abandonadas.

READ  AstraZeneca corre através de teste de drogas para tratamento Covid-19

O que é uma verdadeira vergonha, pois eles são um ótimo veículo para aprendizado e aprimoramento contínuo e ajudam a fornecer mudanças nos processos e na maturidade de uma organização.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Vi alguns ótimos exemplos de comunidades de prática que têm muitos membros ativos e são quase auto-sustentáveis ​​(em que os membros iniciam e mantêm as discussões vivas, em vez de um facilitador), e essa é a chave: participação ativa.

Quantos de vocês estão lendo isso sabem se sua organização possui uma comunidade de prática de gerenciamento de projetos? Se sim, você é um ativo membro? Se não, por que não? Você é membro de outras plataformas de mídia social como o LinkedIn? E você é ativo aqui?

Confesso que, se alguém contribui para as discussões de gerenciamento de projetos do LinkedIn e ainda não contribui para a comunidade de prática de sua própria organização, luto para entender o porquê: publicar artigos interessantes, dicas, publicações de pesquisa etc. no LinkedIn quase certamente será útil e interessante para sua própria comunidade de prática.

Uma oportunidade de aprender e mudar está perdida!

Sobre o segundo ponto sobre treinamento / educação em gerenciamento de projetos. Por que fazemos treinamento / educação em gerenciamento de projetos (ou qualquer outra formação / educação para esse assunto)? Aprender. Para melhorar a nós mesmos. Efetuar mudanças em nós mesmos e em nossa organização.

Mudança é o resultado final de todo aprendizado. Se a mudança não é o resultado final de todo o aprendizado, por que se preocupar em aprender?

Projetos entregam mudanças. Ao realizar um treinamento / educação em gerenciamento de projetos, você deseja aprender a fornecer mudanças de maneira melhor e mais eficiente – e pode ser necessário alterar seus processos para garantir que isso aconteça (o que acontece com alguém que está lá apenas para obter uma aprovação no exame? equipando-se com o aprendizado de fazer mudanças melhores).

READ  3 lições de liderança de uma pandemia global

Portanto, paradoxalmente, você está aprendendo a fazer melhores projetos, o que pode exigir atualizações no seu modelo operacional de gerenciamento de projetos, o que exigirá um projeto para fazer isso, o que você está aprendendo sobre como mudar em primeiro lugar! Veja o paradoxo?

Isso não quer dizer que não devemos começar e tentar mudar. O que me leva à minha citação final …

Se você não mergulhar o remo na água, nunca remará rio acima

Quem disse isso?

Fui eu!

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *