O que o futuro reserva para os líderes de projeto?
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Gerenciamento de riscos corporativos na era do coronavírus 1

Por Conrado Morlan

Em um post anterior, “O impacto de riscos imprevistos”, descrevi como dois grandes eventos impactaram projetos que liderei no passado: as erupções de Eyjafjallajökull na Islândia em 2010 e a morte de Fidel Castro em 2016.

Muitos profissionais do projeto não incluem circunstâncias imprevisíveis em seu registro de riscos, a menos que seus projetos estejam sendo executados em uma área em que se sabe que ocorrem catástrofes naturais e inevitáveis. Devido à dinâmica dos eventos geopolíticos, eles não podem ser incluídos durante o processo inicial de identificação de riscos. À medida que o projeto avança, no entanto, o registro de riscos deve ser atualizado para identificar o impacto desses riscos no progresso do projeto e na empresa como um todo.

As estratégias de gerenciamento de riscos ajudam os profissionais de gerenciamento de projetos a prever e avaliar riscos, além de identificar maneiras de evitar ou minimizar seu impacto nos resultados desejados do projeto.

Realização de SWOT no COVID-19

No final do ano passado, as notícias de uma nova doença que afeta uma cidade da China falharam em atrair a atenção da maioria das pessoas e empresas do mundo; muitos pensaram que o impacto seria semelhante ao da SARS ou da gripe suína – um pontinho no radar das notícias de última hora e nenhuma ameaça real à economia global. Eles estavam errados.

Muitas organizações falharam em considerar o surto de COVID-19 um risco empresarial e continuaram suas operações comerciais como de costume. Por volta de meados de fevereiro, encontrei-me com colegas e amigos que trabalham no setor de telecomunicações e eles expressaram suas preocupações sobre como seus projetos seriam impactados se as fábricas na China que produzem os eletrônicos necessários para o seu trabalho fossem fechadas. Eles se perguntaram se isso quebraria um elo importante em sua cadeia de suprimentos e se isso prejudicaria a entrega final de seus projetos.

READ  Como são as regras de bloqueio do Coronavirus?
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Os do setor de telecomunicações não estavam sozinhos. As cadeias de suprimentos em vários setores têm fortes laços com a China. Quando estavam prontos para reagir, o risco já era um problema e sem os procedimentos para evitar ou minimizar o impacto, as indústrias e os países estavam enfrentando uma pandemia sem nenhum plano em vigor.

Compartilhar riscos corporativos identificados durante as fases estratégicas e de planejamento de um projeto nem sempre é uma prática comum nas organizações. Mas não estar ciente desses riscos tem um impacto direto no sucesso do projeto, e suposições importantes podem não ser consideradas para os projetos e programas que estão por vir.

Os responsáveis ​​pelo desenvolvimento da estratégia plurianual em uma empresa podem usar a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para identificar riscos potenciais. Essa análise utiliza uma matriz, na qual os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças são listados e priorizados.

A matriz SWOT pode ser avaliada e atualizada à medida que a estratégia da empresa é revisada ou ad hoc. Além disso, as ameaças identificadas durante a análise SWOT podem ter uma oportunidade associada. Por exemplo, no caso em que a planta que produz eletrônicos vitais na China for desligada, ela impactará a cadeia de suprimentos. Uma oportunidade para evitar essa ameaça seria identificar outro país em que os eletrônicos vitais pudessem ser produzidos para reduzir as interrupções na cadeia de suprimentos.

Como aprendemos, a importância de comunicar o risco identificado pelo processo de gerenciamento de riscos da empresa precisa ser compartilhada com as unidades de negócios para alcançar o alinhamento estratégico e capacitar as equipes para atingir os objetivos estratégicos.

Como profissional de projeto, como você interage com a equipe estratégica da sua organização para aprender sobre os riscos da empresa?

READ  Próximo chefe pede ação do governo sobre salários e empregos

Publicado
                por Conrado Morlan
em: 24 de março de 2020 23:19 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *