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Nas últimas semanas, o mundo absorveu o choque do COVID-19 e aprendeu a administrar a vida à medida que as mudanças surgissem. Para aqueles de nós que fazem parte da comunidade muçulmana, isso também significa aprender a navegar celebrando o Ramadã enquanto vivemos através das restrições de pandemia do COVID-19 (ou seja, mesquitas sendo fechadas e pessoas que precisam ficar em casa). É uma perda que vamos sofrer enquanto tentamos manter vivo o espírito de Ramdan.

Reconheço que este Ramadã não será um Ramadã típico. Para muitos de nós, isso pode levar a sentimentos de frustração ou desesperança. Como resultado, compilei uma lista de lembretes e estratégias que as pessoas podem usar para garantir que continuemos a obter os benefícios espirituais do Ramadã e a ter uma mentalidade mais equilibrada. Ao propor essas estratégias, combinei aspectos de minha identidade como muçulmano praticante e minhas lentes como psicoterapeuta, tendo trabalhado com inúmeros clientes para apoiá-los no gerenciamento de muitos estressores da vida.

1) Gerencie suas expectativas:

Quando o Ramadã começar, não espere que você “sinta” o Ramadã da mesma forma que em anos anteriores ou que seja capaz de realizar quantidades semelhantes de atos espirituais como antes. É importante poder concluir as atividades em grupos e, muitas vezes, serve como um fator motivador para nos ajudar a trabalhar para alcançar nossos objetivos. Infelizmente, isso pessoalmente, o aspecto congregacional estará ausente durante o Ramadã. Isso significa ser intencional em estender a compaixão a nós mesmos e aos outros, em vez de críticas e julgamentos. Precisamos lembrar que o Ramadã é um mês de misericórdia. Gerenciar nossas expectativas também significa estabelecer metas realistas para nós mesmos, para não nos sentirmos sobrecarregados. Escolha fazer pequenos atos de forma consistente.

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2) Sinta os sentimentos

Para muitos de nós, ao entrar no Ramadã, já estamos lidando com o estresse de viver uma pandemia global. Além disso, estaremos de luto pelas perdas relacionadas ao Ramadã que acompanham as restrições à pandemia do COVID-19. São muitas emoções para sentir. Precisamos nos dar permissão para nos sentirmos tristes, frustrados ou com raiva, reconhecer as perdas e validar como estamos nos sentindo. Parte do processamento de emoções difíceis requer a capacidade de se sentar com esses sentimentos, em vez de nos pressionarmos para permanecermos positivos. Chore se você precisar.

3) Transforme sua dor em orações

Que melhor época para orar (ou seja, fazer dua) do que durante este mês abençoado do Ramadã. Se estiver sentindo falta de controle e impotência, reclame com Deus sobre como está se sentindo e peça força e satisfação. Converta suas emoções difíceis em orações genuínas e sinceras.

4) Gratidão

Não havia garantia de que chegássemos ao Ramadã e ainda estamos aqui. Que bênção pela qual vivemos e testemunhamos outro Ramadã. Essa é outra oportunidade que temos para orar, buscar perdão e fazer o bem. O Ramadã é uma época em que as recompensas do bem são multiplicadas numerosamente. Ao sofrer pelas perdas, não esqueça de contar suas bênçãos.

5) Saiba que você pode sofrer e agradecer ao mesmo tempo

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Como muçulmanos, muitas vezes nos encorajamos a ser gratos e a contar nossas bênçãos. Há muita beleza e sabedoria nesse conselho. Às vezes, isso pode levar a nos sentir culpados se nos sentimos tristes ou sofrendo. Podemos pensar que, porque estamos nos sentindo assim, estamos sendo ingratos e, portanto, somos maus muçulmanos. Saiba que a presença de pesar e tristeza não elimina a presença de gratidão.

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6) A intenção é o que importa

Islamicamente falando, as ações são julgadas por intenções. Saiba que mesmo fazer atividades como trabalhar, responder e-mails, cuidar de um ente querido, cozinhar, limpar etc., é considerado um ato de adoração, se realizado com a intenção de servir e agradar a Deus. Se a nossa intenção estiver no lugar certo, podemos estar em um ato de adoração continuamente, esteja na mesquita ou em casa. Isso é importante para aqueles que trabalham em período integral ou cuidam de filhos ou de outros membros da família. A adoração não se limita apenas a realizar atividades em congregação na mesquita.

7) Introspecção

Sim, estaremos perdendo uma parte significativa do aspecto comunitário do Ramadã este ano. Sofrer como você precisa. Lembre-se também de que a solidão é uma parte importante de nossa fé. Reserve um tempo para o Ramadã usar para introspecção e reflexão. Isso pode ser difícil para quem tem horários ocupados ou está cuidando de crianças / cuidadores. Estabeleça como objetivo fazer isso de forma consistente, mesmo que por alguns minutos por dia.

8) Distanciamento físico não significa desconectar socialmente

Embora não possamos ir fisicamente à mesquita ou estar com amigos e familiares, ainda podemos permanecer conectados socialmente. Podemos usar este mês para nos conectarmos virtualmente. Faça um jantar iftar sobre o Zoom. Organize palestras e palestras on-line regularmente com outras pessoas. Se você conhece pessoas que podem morar sozinhas, tome cuidado extra para se conectar com elas e fazer check-in delas.

9) Lembre-se do que você está consumindo

A comida e bebida que consumimos durante o Ramadã desempenhará um papel significativo no impacto no nosso nível de energia. Por sua vez, isso afetará nosso bem-estar emocional e como interagimos conosco e com os outros. Evite excessos durante suhoor e iftar. Minimize o consumo de alimentos gordurosos e processados. Garanta que os alimentos que você come são ricos em proteínas. Para evitar a desidratação, beba bastante água. Algumas pessoas cometem o erro de beber água apenas durante o banho. Para garantir que você permaneça hidratado durante o dia, beba água depois de Iftar. Mantenha uma garrafa de água perto de você depois de abrir o jejum.

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10) Atividade Física

Não posso mencionar que estamos conscientes do que consumimos durante o Ramadã sem também tocar nos exercícios. Não é segredo que o exercício regular desempenha um papel significativo na melhoria do nosso bem-estar físico e mental. Supõe-se que durante o Ramadã não seja possível ser fisicamente ativo. Isso é falso. Os especialistas recomendam participar de atividades de baixa intensidade antes do iftar (caminhada rápida, exercícios de esteira etc.). Para aqueles que preferem exercícios de alta intensidade, isso pode ser feito algumas horas após Iftar ou antes de Suhoor. Evite se exercitar no meio do dia, pois pode levar à perda de energia e desidratação. Descubra o que funciona para você e lembre-se de que a consistência é fundamental.

Espero que essas estratégias sejam úteis e desejo a todos um Ramadã equilibrado e frutífero.

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