3 lições de liderança de uma pandemia global
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Forjando Resiliência como Profissionais de Projeto 1

Por Conrado Morlan

“Um homem pode ter sabedoria e discernimento, mas isso não é como abraçar uma oportunidade favorável. Um homem pode ter instrumentos de criação, mas isso não é como esperar as estações agrícolas. ” – Mengzi

Não conheço um profissional de gerenciamento de projetos que não tenha enfrentado situações desafiadoras durante sua carreira. A gama de desafios pode incluir riscos imprevistos que rapidamente se tornaram questões, como eventos geopolíticos, atos de Deus ou, mais recentemente, uma pandemia.

Esses tipos de situações estressantes ajudam a forjar as habilidades e traços de resiliência característicos do profissional moderno em gerenciamento de projetos. Resiliência não tem a ver com resistência; é sobre equanimidade. É sobre como você gerencia seu temperamento em situações desafiadoras e avança.

Durante esses períodos, as partes interessadas esperam que você, o profissional de gerenciamento de projetos, aja e aja rapidamente. Há um desejo de gratificação instantânea e, muitas vezes, uma interpretação errônea do conceito de “ser ágil” por partes interessadas e profissionais de gerenciamento de projetos.

Lembro-me de uma vez em que estava liderando o processo de negociação com uma perspectiva na América do Sul. Naquela manhã de sexta-feira, recomendei que meu gerente não compartilhasse a proposta final até encontrar pessoalmente o possível candidato na segunda-feira. Na manhã de sábado, recebi uma mensagem do meu gerente dizendo que ele estava prestes a partir para a América do Sul para a reunião de segunda-feira, que não estava no plano original. Devido a compromissos pessoais, eu estava voando no domingo à noite. Assim que cheguei, eu já tinha duas chamadas perdidas do cliente e alguns textos pedindo uma explicação sobre as mudanças drásticas na proposta e por que o departamento de compras foi copiado no e-mail.

READ  Como as empresas podem trabalhar a distância a longo prazo?

Minha abordagem, baseada na estratégia fabiana – uma estratégia militar em que batalhas campais e ataques frontais são evitados em favor de derrotar um oponente através de uma guerra de atrito e indireção – não foi bem-sucedida. Assim como quando Fabius lutou com Hannibal, um terceiro envolvido tomou uma ação sem o meu conhecimento.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Quando nos encontramos com o cliente, tentei recuperar o controle da situação, mas já era tarde demais. Agora, o diretor de compras estava na mesa de negociações, algo que não fazia parte da estratégia de negociação original. Após várias horas de renegociação, o contrato foi assinado, mas as duas partes deixaram dinheiro na mesa. O cliente viu uma redução no orçamento de TI, pois os gastos planejados foram reduzidos em 15%.

A história se repete

Semelhante ao que aconteceu com Fabius durante a Segunda Guerra Púnica, meu gerente foi aclamado como o principal negociador que fechou o acordo, e minha percepção de falta de ação foi registrada em minha análise anual de desempenho.

O desejo de gratificação instantânea foi saciado, mas fez a empresa perder de vista o futuro. Quando o contrato estava prestes a terminar, o cliente ligou para nos avisar que não renovaria o contrato para a segunda fase do projeto.

Minha estratégia para não compartilhar a proposta antecipadamente era focada no longo prazo e na construção de um forte relacionamento com o cliente – o que mais tarde se traduziria em mais negócios para a empresa. Após o término do contrato, meu gerente e seu chefe perceberam o motivo da minha “falta” de ação e mudaram de opinião.

Lições aprendidas

Este evento foi uma das melhores experiências de aprendizado da minha carreira profissional. Isso me deu o conhecimento de como me recuperar e a força para aprender as lições que eu precisava para passar para o próximo estágio da minha carreira.

READ  Ministros emitem orientações de segurança sobre a reabertura do transporte público

A consciência cultural não pode e não deve ser ignorada. As negociações dos contratos têm fortes laços com a cultura, e a etiqueta comercial local e nacional deve ser seguida para ser bem-sucedida.

O reconhecimento por seus esforços pode não acontecer a princípio. Pode levar algum tempo, mas ajudará a confirmar que suas decisões foram as melhores.

Foi um dos muitos contratempos na minha carreira, mas sou grato pela experiência.

Como profissional de gerenciamento de projetos, quais eventos ou situações forjaram sua resiliência?

Postou
                de Conrado Morlan
em: 14 de abril de 2020 23:10 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *