cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Por que a ética é tão importante quando se trata de gerenciamento de projetos?

Se você Google gerenciamento de projetos ou participa de um seminário sobre o assunto, você encontrará os centros de tópicos em torno do desempenho do projeto, equipes, partes interessadas, fluxo de trabalho, colaboração, comunicação, monitoramento e metodologias. Na verdade, a internet está repleta de conteúdos relacionados às metodologias de projeto.

Sempre ouvimos os termos: termo de abertura, roteiro do projeto e estratégia do projeto. Muito poucos (ou quase nenhum) enfocam a confiança, a ética, o comportamento adequado e a dimensão moral no processo de tomada de decisão para o sucesso de qualquer projeto.- apesar do grande número de artigos que enfocam a liderança.

A ética do gerenciamento de projetos é um ingrediente essencial durante o gerenciamento de projetos. De acordo com o PMI (Project Management Institute), “Ética é tomar as melhores decisões possíveis em relação a pessoas, recursos e meio ambiente. As escolhas éticas diminuem o risco, promovem resultados positivos, aumentam a confiança, determinam o sucesso a longo prazo e constroem reputações. A liderança é absolutamente dependente de escolhas éticas ”.

Na edição de janeiro da PM Network, Michel O’Brochta (PMP e presidente do PMI Ethics Member Advisory Group) afirma que “A ética leva à confiança, que leva à liderança, que por sua vez leva ao sucesso do projeto”.

5 etapas para o processo de decisão ética

(As 4 etapas para o processo de decisão ética)

Como a ética é fundamental para a execução bem-sucedida de projetos, o PMI lançou um documento de Código de Ética e Conduta Profissional para ajudar os profissionais de gerenciamento de projetos a fazer o que é certo e honrado. O documento articula os ideais aos quais um gerente de projeto deve aspirar e define os comportamentos que ele deve adotar para ter sucesso.

READ  15 maneiras de comemorar o sucesso no trabalho • Guia das meninas para gerenciamento de projetos

O objetivo do código é inspirar confiança na profissão de gerenciamento de projetos e ajudar um indivíduo a se tornar um profissional melhor. Mais importante ainda, ajuda os gerentes de projeto a tomar decisões sábias. O código de Ética e Conduta Profissional destaca valores éticos como confiança, honestidade, responsabilidade, respeito e justiça.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Confiança, honestidade, responsabilidade, respeito e justiça são valores críticos que criam harmonia e profissionalismo nas equipes, que por sua vez levam ao sucesso do projeto. Em um mundo em constante mudança, especialmente no gerenciamento de projetos, onde há uma nova metodologia ou processo lançado na profissão a cada ano, esses valores essenciais são algo a que as pessoas podem se agarrar.

Na verdade, a confiança é uma moeda internacional mais poderosa e valiosa do que o euro ou o dólar, e seu valor é constante em todo o mundo. Construir relacionamentos de confiança em diferentes culturas, fusos horários, equipes e departamentos ajuda no bom andamento dos projetos.

A confiança é o único fio condutor que une diferentes diferenças culturais, culturas de trabalho díspares que abrangem vários fusos horários, membros da equipe com comportamentos diferentes e departamentos com objetivos únicos, portanto, é imperativo para um líder de projeto compreender isso e desenvolver relacionamentos de confiança.

Uma vez que a base de confiança é construída, o caminho à frente não é fácil para um gerente de projeto. Haverá muitas situações difíceis em que sua bússola moral será testada. Haverá momentos em que ele ou ela enfrentará dilemas éticos para desafios ao gerenciar projetos.

Tomar decisões éticas não é fácil porque nem todo dilema ético tem uma resposta clara e correta – é isso que o torna tão complicado. Nessas situações, eles precisam ter o cuidado de manter seu status de líder confiável, pois, uma vez que haja um lapso da ética e a confiança seja destruída, é extremamente difícil reconquistar a confiança e acertar as coisas.

READ  Fuller está 'no início do retorno à normalidade' após a reabertura da grande maioria dos pubs

Atalhos e comportamento dissimulado às vezes compensam no curto prazo, mas causam muitos danos no longo prazo. Lembra do escândalo do Grupo Volkswagen no ano passado em 2015? A empresa trapaceou os sistemas de controle de emissão instalando um software especial que deturpou os dados.

Desde então, a empresa sofreu uma grande perda de confiança, levando a uma queda drástica nas vendas e nos preços das ações. Infelizmente, essas violações de ética são bastante comuns no local de trabalho.

Para evitar esse tipo de incidente, o PMI produziu uma Estrutura de Decisão Ética. Este documento (que complementa o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI) descreve as etapas que podem ser usadas para orientar um indivíduo na profissão de gerenciamento de projetos por meio de um processo de tomada de decisão quando confrontado com um dilema ético. Pretende ser um guia para o pensamento crítico em todo o processo de tomada de decisão ética.

Um bom gerente de projeto deve adotar o código de Ética e Conduta Profissional do PMI e fazer bom uso da Estrutura de Tomada de Decisões Éticas – enquanto os gerentes seniores ou líderes devem garantir que a ética permeie todos os aspectos das operações organizacionais para ter sucesso a longo prazo.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *