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Há uma quantidade incrível de literatura sobre o local de trabalho pós-COVID. Algumas empresas já enviaram seus funcionários de volta ao escritório, onde permitido, e outras consideram não renovar os contratos de arrendamento, preferindo investir o dinheiro em locais externos e na felicidade dos funcionários.

Onde quer que sua empresa esteja, as Operações de TI mudarão inevitavelmente para o bem e para o melhor. Como isso pode ser e como você pode se preparar?

Reconhecer a criticidade

Muitas empresas aplicam uma abordagem de tamanho único para a TI quando a realidade é que existem vários processos de negócios e sistemas associados, que prejudicam os negócios se interrompidos.

Revise sua estratégia de continuidade de negócios e verifique se você reconhece os sistemas e processos mais críticos. Por exemplo, seu processo de despesas financeiras provavelmente pode esperar alguns dias, mas se a folha de pagamento não for executada, as pessoas ficam chateadas rapidamente.

Não dependa de acordos de nível de serviço

Vejo muitas grandes empresas que terceirizam o problema para terceiros. Aqui está a coisa: você pode terceirizar o trabalho, mas se algo der errado, sua única proteção é o contrato, e confie em mim: o contratante é especialista em contratação e é quase impossível obter qualquer remédio. Em uma situação que eu vi, o contratante reagiu por quebra de contrato e venceu.

Ao considerar a terceirização, você precisa assumir o controle de como o provedor presta serviços de manutenção ao contrato.

O mesmo se aplica se você usar o software como serviço (SaaS): você precisa entender como o fornecedor fornece suporte e mantê-los nos mesmos padrões que você faria se estivesse entregando você mesmo.

Várias localidades

Um problema que ocorreu com várias empresas durante o COVID-19 foi que eles tinham um grande número de funcionários em um único escritório. Concentrar as operações de TI em um único local é um risco inaceitável: se ocorrer um surto, pode ser impossível manter os processos críticos de negócios em execução.

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A abordagem sensata é espalhar o risco entre vários locais e até países. Com tecnologias modernas, isso nunca foi tão fácil.

Automatizar

Eu falo muito sobre isso, mas há várias tarefas de Operações de TI que são facilmente automatizadas, e as organizações devem analisar isso com urgência. É totalmente inaceitável que uma tarefa repetitiva possa ser automatizada, e não é.

Isso não apenas arrisca seus negócios, mas também é um terrível desperdício de capital humano, que pode se concentrar na inovação e na transformação dos negócios.

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Além disso, os robôs são excelentes em tarefas repetitivas e ficam felizes em executá-los o dia inteiro, executando milhares de vezes mais verificações do que um humano poderia fazer.

Insource

Acredito que haverá uma tendência de terceirizar as operações de processos críticos de negócios. Muitos terceirizados se viram incapazes de dar suporte às empresas durante o COVID-19 porque não tinham recursos de trabalho remoto.

Para processos não críticos, isso pode ser bom, mas se você não puder pagar fornecedores ou enviar produtos, convém pensar em assumir o controle.

Sextas-feiras de trabalho em casa

Você pode querer que sua força de trabalho volte ao escritório, mas há uma enorme vantagem em fazer um dia de trabalho em casa: garantirá que todos estejam fora do escritório e os negócios ainda possam funcionar.

Muitas empresas se viram lutando para implementar o trabalho remoto para milhares de funcionários. Algumas empresas amarram equipes de pessoas por semanas, garantindo que os funcionários possam trabalhar remotamente.

Escritório em casa

Um dos problemas que a maioria das empresas não resolveu é a questão do trabalho em escritório doméstico seguro. Uma empresa de TI bem conhecida foi alvo de uma ação judicial de ex-funcionários que se viram incapazes de trabalhar para a vida toda, devido a um ferimento crônico por esforço repetitivo.

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Um ambiente de trabalho de qualidade é fácil de garantir em um ambiente de escritório, mas quase impossível de policiar em casa.

Empregadores inteligentes criarão guias para o trabalho doméstico e garantirão que as pessoas tenham a altura, o teclado e a cadeira certos da tela. Eles usarão os recursos de RH para verificar os funcionários e garantir que eles tenham o que precisam para se manter saudáveis.

Ferramentas de colaboração

Empresas como o Zoom viram aumentos consideráveis ​​no uso, mas a maioria das empresas usa o Zoom como um band-aid e não como uma estratégia.

Não posso recomendar uma estratégia de implementar ferramentas de colaboração reais, como o Microsoft Teams ou o Slack, e implementá-las bem.

Por exemplo, em um caso de uso de Operações de TI, é possível integrar o Slack ao Freshdesk e Jira, para que um incidente que possa aparecer possa ser roteado para um canal de bate-papo e diretamente para o sistema de bugs.

Palavras Finais

Acredito que haverá benefícios COVID-19 significativos para o local de trabalho, muitos dos quais estão atrasados.

Podemos aumentar a eficiência nas operações de TI com automação, melhores ferramentas e oferecer às pessoas um trabalho mais emocionante, além de locais de trabalho flexíveis. Vamos aproveitar a oportunidade antes que a vida volte ao normal!

John Appleby, CEO da Avantra.

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