Espere o inesperado: transformando problemas imprevistos em oportunidades 1
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Por Conrado Morlan

Espere o inesperado: transformando problemas imprevistos em oportunidades 2Quando se trata de gerenciamento de projetos, a Lei de Murphy geralmente soa verdadeira: tudo o que pode dar errado vai dar errado. Portanto, cabe aos líderes do projeto estar prontos e dispostos a girar a qualquer momento. E foi uma lição aprendida que tirei de vários projetos.

Nesta postagem, gostaria de compartilhar um exemplo. Durante a primeira onda de um projeto de implementação de cobrança regional nas Américas, minha equipe e eu estávamos aprendendo a substituir o aplicativo local por um aplicativo regional centralizado.

A primeira parada foi na América Central. Essa região foi a primeira escolha porque a Costa Rica estava centralizando suas operações de cobrança para a região. A Costa Rica já tinha uma equipe dedicada para gerenciar as funções de cobrança de cada país da América Central. Mas essa mudança significou configurar e treinar sete países em um único local.

O resultado foi bem-sucedido e minha equipe e eu identificamos áreas de oportunidade para aprimorar o processo de implementação para os próximos países da onda.

O próximo país a implementar o programa foi o Chile. Começamos a coletar dados do cliente, limpando os dados e configurando os processos de treinamento e produção.

O público do treinamento, que durou uma semana, incluiu pessoas de finanças, cobrança e TI. Após o treinamento, os participantes puderam praticar por uma semana no ambiente de treinamento, e minha equipe e eu resolvemos todas as perguntas que eles tivessem. A data planejada de entrada em operação estava prevista para duas semanas após o treinamento e a prática.

Durante o período de duas semanas no Chile, minha equipe e eu fomos ao Equador conforme programado para iniciar as atividades de implementação.

Uma semana antes da data de entrada em operação, o gerente do país no Chile me ligou e entregou a notícia: “Todas as pessoas do departamento de cobrança renunciaram”. O gerente do país queria jogar a toalha e adiar a data de lançamento da iniciativa. Seu primeiro comentário foi: “Não poderei contratar e preparar as novas contratações em uma semana”. Pedi que ele esperasse antes de tomar qualquer decisão e que queria discutir alternativas com minha equipe.

READ  Clarizen nomeia Matt Zilli como ex-executivo da Adobe

Compartilhei as notícias com minha equipe e pedi a eles que apresentassem idéias que mantivessem o programa dentro do cronograma ou ao menos minimizassem o impacto causado por um atraso inesperado. Nos reunimos no final do dia e discutimos algumas soluções em potencial:

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
  1. Contrate e treine novamente os membros da equipe. Isso adiaria a implementação do Chile por pelo menos um mês.
  2. Implementar o Equador e o Chile em paralelo.
  3. Divida a equipe de implementação. Metade apoiaria a operação de cobrança do Chile durante o processo de contratação, e a outra metade apoiaria a implementação do Equador.
  4. Peça à Costa Rica para apoiar temporariamente a operação de cobrança do Chile.

A opção um e dois eram semelhantes, assumindo que o processo de contratação seria concluído e as novas contratações estariam disponíveis para o treinamento / prática de duas semanas. Isso também dobraria a carga de trabalho da equipe de implementação no país e da equipe de suporte na Malásia.

A opção três era viável, mas sobrecarregaria a equipe de implementação do país e exigiria garantia de que o Chile aceleraria o processo de contratação e treinamento para liberar os membros da equipe de implementação do país.

A opção quatro era uma idéia bizarra, mas essa opção cobriria todas as bases, pois a equipe da Costa Rica já estava fornecendo suporte remoto para as operações de cobrança.

Minha equipe e eu decidimos pela opção quatro. Liguei para o chefe de cobrança e finanças da Costa Rica, expliquei a situação e perguntei se a idéia proposta seria viável. Eles responderam que precisariam conversar com seus colegas chilenos para verificar se sua equipe poderia suportar a carga de trabalho extra, mas, em geral, acharam a opção viável.

Também compartilhei as notícias e as alternativas com o CFO e o CIO regionais, e ambos concordaram em delegar a decisão final para mim.

READ  Nenhuma garantia de vacina contra o Covid-19, alerta o governo

Após a ligação entre os parceiros da Costa Rica e do Chile, foi acordado que a Costa Rica apoiaria temporariamente o Chile, e o Chile se comprometeu a iniciar o processo de contratação imediatamente.

Essa situação me lembrou de um jogador de basquete manipulando a bola de um lado da quadra para o outro e encontrando adversários ao longo do caminho: Às vezes, o jogador deve parar para verificar as condições e girar para a esquerda ou para a direita para continuar com o jogo e ser capaz de colocar a bola na rede.

Enquanto enfrentam problemas ou riscos, os profissionais de gerenciamento de projetos precisam ter confiança em tomar decisões informadas rapidamente e pensar em seus pés para manter os projetos avançando.

Como você se baseou em ocorrências imprevistas para fazer o progresso do projeto? Compartilhe sua história abaixo.

Publicado
                de Conrado Morlan
em: 21 de maio de 2020 às 21h55 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *